Registros de representação semiótica e geometria dinâmica para o ensino de congruência de figuras geométricas planas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leivas, José Carlos Pinto
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Fogaça, Letícia dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3999
Resumo: Este artigo é um recorte de uma dissertação realizada pela primeira autora, orientada pelo segundo. Teve como objetivo analisar como alunos de uma turma de Geometria I, de um curso de Licenciatura em Matemática, constroem o conceito de congruência de figuras geométricas planas, por meio de registros de representação semiótica e geometria dinâmica. A metodologia foi a qualitativa, na forma de um estudo de caso, em que os métodos de coleta de dados forneceram a análise das produções dos estudantes. Foram elaboradas quatro unidades didáticas que conduziram à construção do conceito de congruência e dos casos clássicos de congruência de triângulos através de diferentes registros de representação. Os resultados mostraram que os estudantes conseguiram transitar dentro de um único registro e que as atividades oportunizaram a construção e compreensão desse conceito por meio dos registros de representação semiótica e do uso do software GeoGebra.
id UTFPR-7_277273c0bc3b42b10ea3c1fbb7773ee3
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/3999
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Registros de representação semiótica e geometria dinâmica para o ensino de congruência de figuras geométricas planasMatemática - Topologia e Geometriacongruência de figuras geométricas planas; registros de representação semiótica; geometria dinâmica; unidades didáticas.Este artigo é um recorte de uma dissertação realizada pela primeira autora, orientada pelo segundo. Teve como objetivo analisar como alunos de uma turma de Geometria I, de um curso de Licenciatura em Matemática, constroem o conceito de congruência de figuras geométricas planas, por meio de registros de representação semiótica e geometria dinâmica. A metodologia foi a qualitativa, na forma de um estudo de caso, em que os métodos de coleta de dados forneceram a análise das produções dos estudantes. Foram elaboradas quatro unidades didáticas que conduziram à construção do conceito de congruência e dos casos clássicos de congruência de triângulos através de diferentes registros de representação. Os resultados mostraram que os estudantes conseguiram transitar dentro de um único registro e que as atividades oportunizaram a construção e compreensão desse conceito por meio dos registros de representação semiótica e do uso do software GeoGebra.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Leivas, José Carlos PintoFogaça, Letícia dos Santos2017-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/399910.3895/rbect.v10n3.3999Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 3 (2017)1982-873X10.3895/rbect.v10n3reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3999/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/3999/458Direitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-14T22:11:55Zoai:periodicos.utfpr:article/3999Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2020-07-14T22:11:55Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Registros de representação semiótica e geometria dinâmica para o ensino de congruência de figuras geométricas planas
title Registros de representação semiótica e geometria dinâmica para o ensino de congruência de figuras geométricas planas
spellingShingle Registros de representação semiótica e geometria dinâmica para o ensino de congruência de figuras geométricas planas
Leivas, José Carlos Pinto
Matemática - Topologia e Geometria
congruência de figuras geométricas planas; registros de representação semiótica; geometria dinâmica; unidades didáticas.
title_short Registros de representação semiótica e geometria dinâmica para o ensino de congruência de figuras geométricas planas
title_full Registros de representação semiótica e geometria dinâmica para o ensino de congruência de figuras geométricas planas
title_fullStr Registros de representação semiótica e geometria dinâmica para o ensino de congruência de figuras geométricas planas
title_full_unstemmed Registros de representação semiótica e geometria dinâmica para o ensino de congruência de figuras geométricas planas
title_sort Registros de representação semiótica e geometria dinâmica para o ensino de congruência de figuras geométricas planas
author Leivas, José Carlos Pinto
author_facet Leivas, José Carlos Pinto
Fogaça, Letícia dos Santos
author_role author
author2 Fogaça, Letícia dos Santos
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Leivas, José Carlos Pinto
Fogaça, Letícia dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Topologia e Geometria
congruência de figuras geométricas planas; registros de representação semiótica; geometria dinâmica; unidades didáticas.
topic Matemática - Topologia e Geometria
congruência de figuras geométricas planas; registros de representação semiótica; geometria dinâmica; unidades didáticas.
description Este artigo é um recorte de uma dissertação realizada pela primeira autora, orientada pelo segundo. Teve como objetivo analisar como alunos de uma turma de Geometria I, de um curso de Licenciatura em Matemática, constroem o conceito de congruência de figuras geométricas planas, por meio de registros de representação semiótica e geometria dinâmica. A metodologia foi a qualitativa, na forma de um estudo de caso, em que os métodos de coleta de dados forneceram a análise das produções dos estudantes. Foram elaboradas quatro unidades didáticas que conduziram à construção do conceito de congruência e dos casos clássicos de congruência de triângulos através de diferentes registros de representação. Os resultados mostraram que os estudantes conseguiram transitar dentro de um único registro e que as atividades oportunizaram a construção e compreensão desse conceito por meio dos registros de representação semiótica e do uso do software GeoGebra.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-31
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3999
10.3895/rbect.v10n3.3999
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3999
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v10n3.3999
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3999/pdf
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/3999/458
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 3 (2017)
1982-873X
10.3895/rbect.v10n3
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1816701813533966336