Registros de representação semiótica e geometria dinâmica para o ensino de congruência de figuras geométricas planas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3999 |
Resumo: | Este artigo é um recorte de uma dissertação realizada pela primeira autora, orientada pelo segundo. Teve como objetivo analisar como alunos de uma turma de Geometria I, de um curso de Licenciatura em Matemática, constroem o conceito de congruência de figuras geométricas planas, por meio de registros de representação semiótica e geometria dinâmica. A metodologia foi a qualitativa, na forma de um estudo de caso, em que os métodos de coleta de dados forneceram a análise das produções dos estudantes. Foram elaboradas quatro unidades didáticas que conduziram à construção do conceito de congruência e dos casos clássicos de congruência de triângulos através de diferentes registros de representação. Os resultados mostraram que os estudantes conseguiram transitar dentro de um único registro e que as atividades oportunizaram a construção e compreensão desse conceito por meio dos registros de representação semiótica e do uso do software GeoGebra. |
id |
UTFPR-7_277273c0bc3b42b10ea3c1fbb7773ee3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/3999 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Registros de representação semiótica e geometria dinâmica para o ensino de congruência de figuras geométricas planasMatemática - Topologia e Geometriacongruência de figuras geométricas planas; registros de representação semiótica; geometria dinâmica; unidades didáticas.Este artigo é um recorte de uma dissertação realizada pela primeira autora, orientada pelo segundo. Teve como objetivo analisar como alunos de uma turma de Geometria I, de um curso de Licenciatura em Matemática, constroem o conceito de congruência de figuras geométricas planas, por meio de registros de representação semiótica e geometria dinâmica. A metodologia foi a qualitativa, na forma de um estudo de caso, em que os métodos de coleta de dados forneceram a análise das produções dos estudantes. Foram elaboradas quatro unidades didáticas que conduziram à construção do conceito de congruência e dos casos clássicos de congruência de triângulos através de diferentes registros de representação. Os resultados mostraram que os estudantes conseguiram transitar dentro de um único registro e que as atividades oportunizaram a construção e compreensão desse conceito por meio dos registros de representação semiótica e do uso do software GeoGebra.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Leivas, José Carlos PintoFogaça, Letícia dos Santos2017-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/399910.3895/rbect.v10n3.3999Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 3 (2017)1982-873X10.3895/rbect.v10n3reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3999/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/3999/458Direitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-14T22:11:55Zoai:periodicos.utfpr:article/3999Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2020-07-14T22:11:55Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Registros de representação semiótica e geometria dinâmica para o ensino de congruência de figuras geométricas planas |
title |
Registros de representação semiótica e geometria dinâmica para o ensino de congruência de figuras geométricas planas |
spellingShingle |
Registros de representação semiótica e geometria dinâmica para o ensino de congruência de figuras geométricas planas Leivas, José Carlos Pinto Matemática - Topologia e Geometria congruência de figuras geométricas planas; registros de representação semiótica; geometria dinâmica; unidades didáticas. |
title_short |
Registros de representação semiótica e geometria dinâmica para o ensino de congruência de figuras geométricas planas |
title_full |
Registros de representação semiótica e geometria dinâmica para o ensino de congruência de figuras geométricas planas |
title_fullStr |
Registros de representação semiótica e geometria dinâmica para o ensino de congruência de figuras geométricas planas |
title_full_unstemmed |
Registros de representação semiótica e geometria dinâmica para o ensino de congruência de figuras geométricas planas |
title_sort |
Registros de representação semiótica e geometria dinâmica para o ensino de congruência de figuras geométricas planas |
author |
Leivas, José Carlos Pinto |
author_facet |
Leivas, José Carlos Pinto Fogaça, Letícia dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Fogaça, Letícia dos Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leivas, José Carlos Pinto Fogaça, Letícia dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática - Topologia e Geometria congruência de figuras geométricas planas; registros de representação semiótica; geometria dinâmica; unidades didáticas. |
topic |
Matemática - Topologia e Geometria congruência de figuras geométricas planas; registros de representação semiótica; geometria dinâmica; unidades didáticas. |
description |
Este artigo é um recorte de uma dissertação realizada pela primeira autora, orientada pelo segundo. Teve como objetivo analisar como alunos de uma turma de Geometria I, de um curso de Licenciatura em Matemática, constroem o conceito de congruência de figuras geométricas planas, por meio de registros de representação semiótica e geometria dinâmica. A metodologia foi a qualitativa, na forma de um estudo de caso, em que os métodos de coleta de dados forneceram a análise das produções dos estudantes. Foram elaboradas quatro unidades didáticas que conduziram à construção do conceito de congruência e dos casos clássicos de congruência de triângulos através de diferentes registros de representação. Os resultados mostraram que os estudantes conseguiram transitar dentro de um único registro e que as atividades oportunizaram a construção e compreensão desse conceito por meio dos registros de representação semiótica e do uso do software GeoGebra. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3999 10.3895/rbect.v10n3.3999 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3999 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbect.v10n3.3999 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3999/pdf https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/3999/458 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 3 (2017) 1982-873X 10.3895/rbect.v10n3 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713871439462400 |