Dificuldades de aprendizagem específicas centradas na leitura e práticas eficazes de intervenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Maria Conceição Pacheco Sampaio
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/10976
Resumo: Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas)
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spelling Dificuldades de aprendizagem específicas centradas na leitura e práticas eficazes de intervençãoLeituraDificuldades de aprendizagem específicasConsciência fonológicaEstratégia do PALS: Ler com um ParLectureSpecific learning disabilitiesPhonologic consciencePALS strategy: Reading with a Peer376372.41Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas)Este estudo tem por finalidade uma investigação que permita a implementação de práticas eficazes com estratégias devidamente fundamentadas. O que se propõe é olhar sobre os resultados práticos da investigação nas Dificuldades de Aprendizagem Específicas quando aplicados em tempo oportuno, revelando porventura parâmetros excelentes na sua objectividade. A amostra é constituída por quatro alunos sujeitos a uma retenção e com um Plano de Acompanhamento ao abrigo do Despacho Normativo nº50/2005, de 20 de Outubro. Inicialmente foram avaliados em termos educativos com a Escala de Comportamento Escolar, de Correia (1983), e a aplicação da Avaliação Informal da Pragmática adaptada e traduzida por Santos (2007) de Delmar Learning (2004). Para a intervenção apliquei uma estratégia do PALS adaptada por Linan-Thomson e Vaughn (2007) (citados por Martins, 2008): Ler com um par. Esta aplicação produz ganhos a nível da leitura (Martins, 2008). Dois alunos sofreram intervenção especializada ao nível do desenvolvimento da consciência fonológica, leitura de palavras com casos de leitura, os outros dois apenas serviram de controlo. Após a análise e interpretação dos resultados, com base na aplicação da estratégia do PALS: Ler com um Par, verifiquei que os alunos experimentaram sucesso na leitura de palavras polissílabas com encontros consonânticos. Este estudo culminou com a análise comparativa registada graficamente entre os dois grupos de alunos: os que foram expostos à intervenção especializada com a implementação da estratégia e os que não tiveram este tipo de intervenção (grupo de controlo). A forma como esta investigação foi desenvolvida em dois dos alunos com dificuldades de aprendizagem específicas centradas na leitura, é um contributo na comprovação de que as decisões para a intervenção educativa de sucesso devem ser tomadas com rigor e profissionalismo, sempre levando em consideração o que a investigação põe ao nosso alcance. Assim, este estudo tem como conclusão que a implementação de estratégias, comprovadas pela investigação científica, contribui para melhorar significativamente a fluência na leitura de pequenas frases, que estava altamente comprometida e que levou os alunos à retenção.The goal of this study is a investigation that allows the implementation of effective practices with fundamented strategies. A look over practical results of investigation in specific learning disabilities is proposed, when applied in a timely manner, revealing excellent objective parameters. The sample is of four students subjected to a retention with a follow-up plan as Dispatch Number 50/2005, of October 20. Initially, they were evaluated in educative terms with the School Behaviour Scale (Correia, 1983) and the Pragmatic Informal Evaluation was applied by Santos (2007) of Delmar Learning (2004). For intervention the PALS strategy, adapted by Linan-Thomson and Vaughn (2007) in Martins (2008), was applied: Read with a Pair. This application produces gains in a lecture level (Martins 2008). Two students were specially intervened at a phonologic conscience development, word reading with lecture cases, the other two students were only for control. After the interpretation and analysis of results, based in PALS strategy application: Read with a Pair, I could see that students were successful in reading of polysyllable words with consonantal meetings. This study ended by comparing analysis between this two students group: the ones exposed to specialized intervention, with strategy implementation, and the ones that did not had this intervention (control group). The development of this investigation was in two students with specific learning disabilities in reading and is a proved contribution that successful educative intervention should be taken in a professional and rigorous manner, always considering what investigation lets us reach. The conclusion of this study is that the strategy implementation, proved by scientific investigation, contributes and improves very much the reading fluency of short phrases, that were highly compromised and that took students to retention.Correia, Luís de MirandaUniversidade do MinhoMartins, Maria Conceição Pacheco Sampaio2010-02-222010-02-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/10976porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:48:47Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/10976Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:47:07.906910Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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