Monitorização com base no currículo: um estudo sobre dificuldades de aprendizagem específicas em matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anfilóquio, Ângela Cristina Marques
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/15893
Resumo: Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas)
id RCAP_12f7500af7f0a32506b4cfc19f3f3dcf
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/15893
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Monitorização com base no currículo: um estudo sobre dificuldades de aprendizagem específicas em matemáticaDificuldades de aprendizagem específicasDificuldades de aprendizagem específicas em matemáticaMonitorização com base no currículoSpecific learning disabilitiesSpecific learning disabilities in mathematicsCurriculum-based measurement51:372.851372.851:51376Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas)Esta investigação tem por finalidade analisar a utilização de uma prova de monitorização com base no currículo na área da Matemática como meio de identificar alunos em risco de desenvolverem dificuldades de aprendizagem específicas em Matemática. Para isso, e tendo como referência a investigação quantitativa, foram administradas provas da monitorização com base no currículo, ao longo de cinco semanas, a 367 crianças que frequentavam o segundo ano do Ensino Básico. Foi avaliado o impacto das variáveis independentes, género e número, sobre os resultados através da análise descritiva e inferencial. Os resultados deste estudo revelaram que as provas de monitorização com base no currículo na área da Matemática são económicas, rápidas e fáceis de aplicar. A fidelidade dos resultados, analisada através do coeficiente de correlação r de Pearson indicou uma forte correlação entre eles (r =0,828). As pontuações obtidas pelas raparigas e pelos rapazes, nas provas referidas, não apresentaram diferenças estatisticamente significativas, enquanto os resultados obtidos nos diferentes agrupamentos de escolas revelaram. O percentil 20 situou-se no valor 19 ou abaixo dele, o que neste estudo significa que 80 alunos estão em risco de desenvolver dificuldades de aprendizagem específicas em Matemática. Uma análise comparativa com outros estudos revelou que existem diferenças, relativamente à pontuação utilizada para a definição do risco.This research aims to examine the use of curriculum-based measurement as a way to identify students at risk for the development of specific learning disabilities in Mathematics. Using a quantitative research method, data were gathered from a sample of 367 students enrolled in second grade of Basic Education. A curriculum-based measurement prove was used to collect data. Data were analyzed using descriptive and inferential statistics. The results of this study revealed that the curriculum-based measurement probes that were used were economical, quick and easy to apply. The reliability of results was strong (r de Pearson=0,828). The scores obtained by girls and boys do not reveal statistical significant differences between them, while the results in different school clusters show differences. The 20th percentile value stood at 19 or below, which means that within these results, 80 students are at risk for developing specific learning disabilities in Mathematics. A comparative analysis with other studies showed differences in relation to the scores used to define the risk.Martins, Ana Paula LouçãoBoavida, Ana Maria Dias Roque de LemosUniversidade do MinhoAnfilóquio, Ângela Cristina Marques20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/15893porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:57:14Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/15893Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:46:52.662135Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Monitorização com base no currículo: um estudo sobre dificuldades de aprendizagem específicas em matemática
title Monitorização com base no currículo: um estudo sobre dificuldades de aprendizagem específicas em matemática
spellingShingle Monitorização com base no currículo: um estudo sobre dificuldades de aprendizagem específicas em matemática
Anfilóquio, Ângela Cristina Marques
Dificuldades de aprendizagem específicas
Dificuldades de aprendizagem específicas em matemática
Monitorização com base no currículo
Specific learning disabilities
Specific learning disabilities in mathematics
Curriculum-based measurement
51:372.851
372.851:51
376
title_short Monitorização com base no currículo: um estudo sobre dificuldades de aprendizagem específicas em matemática
title_full Monitorização com base no currículo: um estudo sobre dificuldades de aprendizagem específicas em matemática
title_fullStr Monitorização com base no currículo: um estudo sobre dificuldades de aprendizagem específicas em matemática
title_full_unstemmed Monitorização com base no currículo: um estudo sobre dificuldades de aprendizagem específicas em matemática
title_sort Monitorização com base no currículo: um estudo sobre dificuldades de aprendizagem específicas em matemática
author Anfilóquio, Ângela Cristina Marques
author_facet Anfilóquio, Ângela Cristina Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Ana Paula Loução
Boavida, Ana Maria Dias Roque de Lemos
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Anfilóquio, Ângela Cristina Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Dificuldades de aprendizagem específicas
Dificuldades de aprendizagem específicas em matemática
Monitorização com base no currículo
Specific learning disabilities
Specific learning disabilities in mathematics
Curriculum-based measurement
51:372.851
372.851:51
376
topic Dificuldades de aprendizagem específicas
Dificuldades de aprendizagem específicas em matemática
Monitorização com base no currículo
Specific learning disabilities
Specific learning disabilities in mathematics
Curriculum-based measurement
51:372.851
372.851:51
376
description Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas)
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/15893
url http://hdl.handle.net/1822/15893
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132225565884416