Funções executivas na infância: Avaliação e dados normativos preliminares para crianças portuguesas em idade pré-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/2547 |
Resumo: | O presente estudo investigou evidências de validade do Teste de Atenção por Cancelamento (TAC) e Teste de Trilhas para pré-escolares (TT-PE) e disponibilizou normas preliminares para pré-escolares portugueses. Participaram 105 crianças, com 5 e 6 anos, avaliadas no TAC (atenção) e TT-PE (flexibilidade cognitiva). Houve efeito da idade para o TAC, com melhor desempenho das crianças de 6 anos, sugerindo trajetórias de desenvolvimento distintas para as habilidades avaliadas. Relações baixas a altas foram observadas entre índices de um mesmo instrumento, e baixas a moderadas entre desempenhos nos dois testes. Houve diferença significativa entre desempenhos da amostra portuguesa e a normatização brasileira na maioria das medidas. Pontuações-padrão foram calculadas. São fornecidas evidências de validade e normalização preliminar para instrumentos de avaliação de crianças portuguesas em idade pré-escolar. |
id |
RCAP_90d6db571ff0e87cd857d2a9fd9fe038 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uportu.pt:11328/2547 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
Funções executivas na infância: Avaliação e dados normativos preliminares para crianças portuguesas em idade pré-escolarNeuropsicologiaEducação infantilPré-escolarPadronização do testeFunções executivasNeuropsychologyEarly childhood educationPreschool childrenTest standardizationExecutive functionsO presente estudo investigou evidências de validade do Teste de Atenção por Cancelamento (TAC) e Teste de Trilhas para pré-escolares (TT-PE) e disponibilizou normas preliminares para pré-escolares portugueses. Participaram 105 crianças, com 5 e 6 anos, avaliadas no TAC (atenção) e TT-PE (flexibilidade cognitiva). Houve efeito da idade para o TAC, com melhor desempenho das crianças de 6 anos, sugerindo trajetórias de desenvolvimento distintas para as habilidades avaliadas. Relações baixas a altas foram observadas entre índices de um mesmo instrumento, e baixas a moderadas entre desempenhos nos dois testes. Houve diferença significativa entre desempenhos da amostra portuguesa e a normatização brasileira na maioria das medidas. Pontuações-padrão foram calculadas. São fornecidas evidências de validade e normalização preliminar para instrumentos de avaliação de crianças portuguesas em idade pré-escolar.The present study investigated validity evidence of the Cancellation Attention Test (CAT) and Trail Making Test for Preschoolers (TMT-P) and provided preliminary standards for Portuguese preschoolers. A total of 105 five and six year-old children were evaluated with the CAT (attention) and the TMT-P (cognitive flexibility). There was an age effect for TAC, with better performance of 6-years-old, suggesting different developmental trajectories for the assessed skills. Low to high relationships were observed between indices of the same instrument, and low to moderate between performances in both tests. There was a significant difference between the Portuguese sample performance and the Brazilian standards in most of the measures. Standard scores were calculated. Validity evidence and preliminary standards for assessment instruments in Portuguese preschoolers are provided.2019-01-18T17:11:17Z2018-01-01T00:00:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/2547porhttp://dx.doi.org/10.21865/RIDEP49.4.14Pereira, Ana Paula PrustDias, Natália MartinsAraújo, Alexandra M.Seabra, Alessandra Gotuzoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:10:54ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Funções executivas na infância: Avaliação e dados normativos preliminares para crianças portuguesas em idade pré-escolar |
title |
Funções executivas na infância: Avaliação e dados normativos preliminares para crianças portuguesas em idade pré-escolar |
spellingShingle |
Funções executivas na infância: Avaliação e dados normativos preliminares para crianças portuguesas em idade pré-escolar Pereira, Ana Paula Prust Neuropsicologia Educação infantil Pré-escolar Padronização do teste Funções executivas Neuropsychology Early childhood education Preschool children Test standardization Executive functions |
title_short |
Funções executivas na infância: Avaliação e dados normativos preliminares para crianças portuguesas em idade pré-escolar |
title_full |
Funções executivas na infância: Avaliação e dados normativos preliminares para crianças portuguesas em idade pré-escolar |
title_fullStr |
Funções executivas na infância: Avaliação e dados normativos preliminares para crianças portuguesas em idade pré-escolar |
title_full_unstemmed |
Funções executivas na infância: Avaliação e dados normativos preliminares para crianças portuguesas em idade pré-escolar |
title_sort |
Funções executivas na infância: Avaliação e dados normativos preliminares para crianças portuguesas em idade pré-escolar |
author |
Pereira, Ana Paula Prust |
author_facet |
Pereira, Ana Paula Prust Dias, Natália Martins Araújo, Alexandra M. Seabra, Alessandra Gotuzo |
author_role |
author |
author2 |
Dias, Natália Martins Araújo, Alexandra M. Seabra, Alessandra Gotuzo |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Ana Paula Prust Dias, Natália Martins Araújo, Alexandra M. Seabra, Alessandra Gotuzo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Neuropsicologia Educação infantil Pré-escolar Padronização do teste Funções executivas Neuropsychology Early childhood education Preschool children Test standardization Executive functions |
topic |
Neuropsicologia Educação infantil Pré-escolar Padronização do teste Funções executivas Neuropsychology Early childhood education Preschool children Test standardization Executive functions |
description |
O presente estudo investigou evidências de validade do Teste de Atenção por Cancelamento (TAC) e Teste de Trilhas para pré-escolares (TT-PE) e disponibilizou normas preliminares para pré-escolares portugueses. Participaram 105 crianças, com 5 e 6 anos, avaliadas no TAC (atenção) e TT-PE (flexibilidade cognitiva). Houve efeito da idade para o TAC, com melhor desempenho das crianças de 6 anos, sugerindo trajetórias de desenvolvimento distintas para as habilidades avaliadas. Relações baixas a altas foram observadas entre índices de um mesmo instrumento, e baixas a moderadas entre desempenhos nos dois testes. Houve diferença significativa entre desempenhos da amostra portuguesa e a normatização brasileira na maioria das medidas. Pontuações-padrão foram calculadas. São fornecidas evidências de validade e normalização preliminar para instrumentos de avaliação de crianças portuguesas em idade pré-escolar. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-01T00:00:00Z 2018 2019-01-18T17:11:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11328/2547 |
url |
http://hdl.handle.net/11328/2547 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.21865/RIDEP49.4.14 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777302553059393536 |