Funções executivas na infância: Avaliação e dados normativos preliminares para crianças portuguesas em idade pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ana Paula Prust
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Dias, Natália Martins, Araújo, Alexandra M., Seabra, Alessandra Gotuzo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/2547
Resumo: O presente estudo investigou evidências de validade do Teste de Atenção por Cancelamento (TAC) e Teste de Trilhas para pré-escolares (TT-PE) e disponibilizou normas preliminares para pré-escolares portugueses. Participaram 105 crianças, com 5 e 6 anos, avaliadas no TAC (atenção) e TT-PE (flexibilidade cognitiva). Houve efeito da idade para o TAC, com melhor desempenho das crianças de 6 anos, sugerindo trajetórias de desenvolvimento distintas para as habilidades avaliadas. Relações baixas a altas foram observadas entre índices de um mesmo instrumento, e baixas a moderadas entre desempenhos nos dois testes. Houve diferença significativa entre desempenhos da amostra portuguesa e a normatização brasileira na maioria das medidas. Pontuações-padrão foram calculadas. São fornecidas evidências de validade e normalização preliminar para instrumentos de avaliação de crianças portuguesas em idade pré-escolar.
id RCAP_90d6db571ff0e87cd857d2a9fd9fe038
oai_identifier_str oai:repositorio.uportu.pt:11328/2547
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Funções executivas na infância: Avaliação e dados normativos preliminares para crianças portuguesas em idade pré-escolarNeuropsicologiaEducação infantilPré-escolarPadronização do testeFunções executivasNeuropsychologyEarly childhood educationPreschool childrenTest standardizationExecutive functionsO presente estudo investigou evidências de validade do Teste de Atenção por Cancelamento (TAC) e Teste de Trilhas para pré-escolares (TT-PE) e disponibilizou normas preliminares para pré-escolares portugueses. Participaram 105 crianças, com 5 e 6 anos, avaliadas no TAC (atenção) e TT-PE (flexibilidade cognitiva). Houve efeito da idade para o TAC, com melhor desempenho das crianças de 6 anos, sugerindo trajetórias de desenvolvimento distintas para as habilidades avaliadas. Relações baixas a altas foram observadas entre índices de um mesmo instrumento, e baixas a moderadas entre desempenhos nos dois testes. Houve diferença significativa entre desempenhos da amostra portuguesa e a normatização brasileira na maioria das medidas. Pontuações-padrão foram calculadas. São fornecidas evidências de validade e normalização preliminar para instrumentos de avaliação de crianças portuguesas em idade pré-escolar.The present study investigated validity evidence of the Cancellation Attention Test (CAT) and Trail Making Test for Preschoolers (TMT-P) and provided preliminary standards for Portuguese preschoolers. A total of 105 five and six year-old children were evaluated with the CAT (attention) and the TMT-P (cognitive flexibility). There was an age effect for TAC, with better performance of 6-years-old, suggesting different developmental trajectories for the assessed skills. Low to high relationships were observed between indices of the same instrument, and low to moderate between performances in both tests. There was a significant difference between the Portuguese sample performance and the Brazilian standards in most of the measures. Standard scores were calculated. Validity evidence and preliminary standards for assessment instruments in Portuguese preschoolers are provided.2019-01-18T17:11:17Z2018-01-01T00:00:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/2547porhttp://dx.doi.org/10.21865/RIDEP49.4.14Pereira, Ana Paula PrustDias, Natália MartinsAraújo, Alexandra M.Seabra, Alessandra Gotuzoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:10:54ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Funções executivas na infância: Avaliação e dados normativos preliminares para crianças portuguesas em idade pré-escolar
title Funções executivas na infância: Avaliação e dados normativos preliminares para crianças portuguesas em idade pré-escolar
spellingShingle Funções executivas na infância: Avaliação e dados normativos preliminares para crianças portuguesas em idade pré-escolar
Pereira, Ana Paula Prust
Neuropsicologia
Educação infantil
Pré-escolar
Padronização do teste
Funções executivas
Neuropsychology
Early childhood education
Preschool children
Test standardization
Executive functions
title_short Funções executivas na infância: Avaliação e dados normativos preliminares para crianças portuguesas em idade pré-escolar
title_full Funções executivas na infância: Avaliação e dados normativos preliminares para crianças portuguesas em idade pré-escolar
title_fullStr Funções executivas na infância: Avaliação e dados normativos preliminares para crianças portuguesas em idade pré-escolar
title_full_unstemmed Funções executivas na infância: Avaliação e dados normativos preliminares para crianças portuguesas em idade pré-escolar
title_sort Funções executivas na infância: Avaliação e dados normativos preliminares para crianças portuguesas em idade pré-escolar
author Pereira, Ana Paula Prust
author_facet Pereira, Ana Paula Prust
Dias, Natália Martins
Araújo, Alexandra M.
Seabra, Alessandra Gotuzo
author_role author
author2 Dias, Natália Martins
Araújo, Alexandra M.
Seabra, Alessandra Gotuzo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Ana Paula Prust
Dias, Natália Martins
Araújo, Alexandra M.
Seabra, Alessandra Gotuzo
dc.subject.por.fl_str_mv Neuropsicologia
Educação infantil
Pré-escolar
Padronização do teste
Funções executivas
Neuropsychology
Early childhood education
Preschool children
Test standardization
Executive functions
topic Neuropsicologia
Educação infantil
Pré-escolar
Padronização do teste
Funções executivas
Neuropsychology
Early childhood education
Preschool children
Test standardization
Executive functions
description O presente estudo investigou evidências de validade do Teste de Atenção por Cancelamento (TAC) e Teste de Trilhas para pré-escolares (TT-PE) e disponibilizou normas preliminares para pré-escolares portugueses. Participaram 105 crianças, com 5 e 6 anos, avaliadas no TAC (atenção) e TT-PE (flexibilidade cognitiva). Houve efeito da idade para o TAC, com melhor desempenho das crianças de 6 anos, sugerindo trajetórias de desenvolvimento distintas para as habilidades avaliadas. Relações baixas a altas foram observadas entre índices de um mesmo instrumento, e baixas a moderadas entre desempenhos nos dois testes. Houve diferença significativa entre desempenhos da amostra portuguesa e a normatização brasileira na maioria das medidas. Pontuações-padrão foram calculadas. São fornecidas evidências de validade e normalização preliminar para instrumentos de avaliação de crianças portuguesas em idade pré-escolar.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01T00:00:00Z
2018
2019-01-18T17:11:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/2547
url http://hdl.handle.net/11328/2547
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.21865/RIDEP49.4.14
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302553059393536