Um programa de intervenção pré-escolar centrado na comunidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Isabel
Data de Publicação: 1995
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.17575/rpsicol.v10i3.664
Resumo: This research evaluates a program of home-visit nursery education designed to cater for children living in a rural region of the Algarve, too sparsely populated for the provision of formal nursery schooling. The program was evaluated over the academic year 1991-92. The evaluation instrument used at the start and finish of the program was the Keele Pre-School Assessment Guide (1980). The participating children, together with a control group of children from a rural area where no program was operating, were also tested on the entry into infant school using Infant Rating Scale Level 1 (Lindsay, 1981). Results on the measures showed very significant gain by participating children. The research thus appears to demonstrate the great effectiveness of the program.
id RCAP_90d8acb89baf4a22952399786f20399a
oai_identifier_str oai:oai.appsicologia.org:article/664
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Um programa de intervenção pré-escolar centrado na comunidade-This research evaluates a program of home-visit nursery education designed to cater for children living in a rural region of the Algarve, too sparsely populated for the provision of formal nursery schooling. The program was evaluated over the academic year 1991-92. The evaluation instrument used at the start and finish of the program was the Keele Pre-School Assessment Guide (1980). The participating children, together with a control group of children from a rural area where no program was operating, were also tested on the entry into infant school using Infant Rating Scale Level 1 (Lindsay, 1981). Results on the measures showed very significant gain by participating children. The research thus appears to demonstrate the great effectiveness of the program.Esta investigação avalia um programa de educação de infância na família, concebido para abranger crianças que vivem em zonas rurais de população dispersa no Algarve, sem possibilidades de acesso ao jardim de infância normal. O programa foi avaliado no ano lectivo de 1991-92.As crianças foram avaliadas no início e no final do programa, através do Guia de Avaliação Pré-Escolar (Keele, 1980). As competências académicas do grupo de crianças residentes numa zona rural com as mesmas características e que não se encontravam abrangidos por qualquer tipo de Programa de Educação Pré-Escolar. A avaliação foi realizada aquando da entrada das crianças na escolaridade obrigatória, através da Escala de Avaliação da Criança, Nível 1 (Lindsay, 1981). Os resultados apresentaram ganhos muito significativos para aquelas crianças que participaram no programa.Associação Portuguesa de Psicologia1995-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.17575/rpsicol.v10i3.664https://doi.org/10.17575/rpsicol.v10i3.664PSICOLOGIA; Vol. 10 No. 3 (1995); 91-106PSICOLOGIA; Vol. 10 N.º 3 (1995); 91-1062183-24710874-2049reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/664https://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/664/387Cruz, Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-09T12:50:50Zoai:oai.appsicologia.org:article/664Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:10:24.684445Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Um programa de intervenção pré-escolar centrado na comunidade
title Um programa de intervenção pré-escolar centrado na comunidade
spellingShingle Um programa de intervenção pré-escolar centrado na comunidade
Cruz, Isabel
-
title_short Um programa de intervenção pré-escolar centrado na comunidade
title_full Um programa de intervenção pré-escolar centrado na comunidade
title_fullStr Um programa de intervenção pré-escolar centrado na comunidade
title_full_unstemmed Um programa de intervenção pré-escolar centrado na comunidade
title_sort Um programa de intervenção pré-escolar centrado na comunidade
author Cruz, Isabel
author_facet Cruz, Isabel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv -
topic -
description This research evaluates a program of home-visit nursery education designed to cater for children living in a rural region of the Algarve, too sparsely populated for the provision of formal nursery schooling. The program was evaluated over the academic year 1991-92. The evaluation instrument used at the start and finish of the program was the Keele Pre-School Assessment Guide (1980). The participating children, together with a control group of children from a rural area where no program was operating, were also tested on the entry into infant school using Infant Rating Scale Level 1 (Lindsay, 1981). Results on the measures showed very significant gain by participating children. The research thus appears to demonstrate the great effectiveness of the program.
publishDate 1995
dc.date.none.fl_str_mv 1995-12-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.17575/rpsicol.v10i3.664
https://doi.org/10.17575/rpsicol.v10i3.664
url https://doi.org/10.17575/rpsicol.v10i3.664
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/664
https://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/664/387
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv PSICOLOGIA; Vol. 10 No. 3 (1995); 91-106
PSICOLOGIA; Vol. 10 N.º 3 (1995); 91-106
2183-2471
0874-2049
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134657878425600