Um programa de intervenção pré-escolar centrado na comunidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1995 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.17575/rpsicol.v10i3.664 |
Resumo: | This research evaluates a program of home-visit nursery education designed to cater for children living in a rural region of the Algarve, too sparsely populated for the provision of formal nursery schooling. The program was evaluated over the academic year 1991-92. The evaluation instrument used at the start and finish of the program was the Keele Pre-School Assessment Guide (1980). The participating children, together with a control group of children from a rural area where no program was operating, were also tested on the entry into infant school using Infant Rating Scale Level 1 (Lindsay, 1981). Results on the measures showed very significant gain by participating children. The research thus appears to demonstrate the great effectiveness of the program. |
id |
RCAP_90d8acb89baf4a22952399786f20399a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:oai.appsicologia.org:article/664 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Um programa de intervenção pré-escolar centrado na comunidade-This research evaluates a program of home-visit nursery education designed to cater for children living in a rural region of the Algarve, too sparsely populated for the provision of formal nursery schooling. The program was evaluated over the academic year 1991-92. The evaluation instrument used at the start and finish of the program was the Keele Pre-School Assessment Guide (1980). The participating children, together with a control group of children from a rural area where no program was operating, were also tested on the entry into infant school using Infant Rating Scale Level 1 (Lindsay, 1981). Results on the measures showed very significant gain by participating children. The research thus appears to demonstrate the great effectiveness of the program.Esta investigação avalia um programa de educação de infância na família, concebido para abranger crianças que vivem em zonas rurais de população dispersa no Algarve, sem possibilidades de acesso ao jardim de infância normal. O programa foi avaliado no ano lectivo de 1991-92.As crianças foram avaliadas no início e no final do programa, através do Guia de Avaliação Pré-Escolar (Keele, 1980). As competências académicas do grupo de crianças residentes numa zona rural com as mesmas características e que não se encontravam abrangidos por qualquer tipo de Programa de Educação Pré-Escolar. A avaliação foi realizada aquando da entrada das crianças na escolaridade obrigatória, através da Escala de Avaliação da Criança, Nível 1 (Lindsay, 1981). Os resultados apresentaram ganhos muito significativos para aquelas crianças que participaram no programa.Associação Portuguesa de Psicologia1995-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.17575/rpsicol.v10i3.664https://doi.org/10.17575/rpsicol.v10i3.664PSICOLOGIA; Vol. 10 No. 3 (1995); 91-106PSICOLOGIA; Vol. 10 N.º 3 (1995); 91-1062183-24710874-2049reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/664https://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/664/387Cruz, Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-09T12:50:50Zoai:oai.appsicologia.org:article/664Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:10:24.684445Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um programa de intervenção pré-escolar centrado na comunidade |
title |
Um programa de intervenção pré-escolar centrado na comunidade |
spellingShingle |
Um programa de intervenção pré-escolar centrado na comunidade Cruz, Isabel - |
title_short |
Um programa de intervenção pré-escolar centrado na comunidade |
title_full |
Um programa de intervenção pré-escolar centrado na comunidade |
title_fullStr |
Um programa de intervenção pré-escolar centrado na comunidade |
title_full_unstemmed |
Um programa de intervenção pré-escolar centrado na comunidade |
title_sort |
Um programa de intervenção pré-escolar centrado na comunidade |
author |
Cruz, Isabel |
author_facet |
Cruz, Isabel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Isabel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
- |
topic |
- |
description |
This research evaluates a program of home-visit nursery education designed to cater for children living in a rural region of the Algarve, too sparsely populated for the provision of formal nursery schooling. The program was evaluated over the academic year 1991-92. The evaluation instrument used at the start and finish of the program was the Keele Pre-School Assessment Guide (1980). The participating children, together with a control group of children from a rural area where no program was operating, were also tested on the entry into infant school using Infant Rating Scale Level 1 (Lindsay, 1981). Results on the measures showed very significant gain by participating children. The research thus appears to demonstrate the great effectiveness of the program. |
publishDate |
1995 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1995-12-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.17575/rpsicol.v10i3.664 https://doi.org/10.17575/rpsicol.v10i3.664 |
url |
https://doi.org/10.17575/rpsicol.v10i3.664 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/664 https://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/664/387 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Portuguesa de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Portuguesa de Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
PSICOLOGIA; Vol. 10 No. 3 (1995); 91-106 PSICOLOGIA; Vol. 10 N.º 3 (1995); 91-106 2183-2471 0874-2049 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134657878425600 |