Relatório de estágio pedagógico: Agrupamento de Escolas do Fundão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/3488 |
Resumo: | Capítulo 1. O relatório final de Estágio insere-se no âmbito da unidade curricular Estágio Pedagógico do 2º ano de Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade da Beira Interior. O presente relatório tem como principal objectivo descrever e reflectir acerca de todo o meu trabalho de Estágio, no Agrupamento de Escolas do Fundão no ano lectivo 2012/2013. O Estágio Pedagógico representa a primeira etapa da minha formação pessoal e profissional onde todas as experiências vivenciadas permitem, actualmente, apresentar as competências necessárias para o desenvolvimento de uma prática docente na área da Educação Física. Inicialmente, neste relatório, serão apresentados os meus objectivos para o estágio, as minhas expectativas e a realidade encontrada na escola. De seguida serão caracterizadas as turmas que eu acompanhei e o planeamento realizado para as mesmas, durante todo o ano lectivo. Na etapa seguinte serão descritas todas as actividades executadas pelo Núcleo de Estágio e de departamento. Por fim, são apresentadas algumas dificuldades observadas ao longo do meu percurso como docente, bem como, os pontos fortes e fracos evidenciados. Toda a prática do Estágio Pedagógico, incluindo a construção deste documento, caracteriza-se pela transição entre o período de formação e o início da profissionalização, podendo afirmar assim, que aqui ficam descritas todas as aprendizagens adquiridas em todo o processo de formação. Capítulo 2. Conhecer a ocupação do tempo livre dos jovens é de extrema importância a fim de perceber as suas actividades de lazer e qual a preponderância que o desporto ocupa nas mesmas. O objectivo do presente estudo é identificar os hábitos desportivos dos jovens em diferentes idades, género e ciclos de escolaridade. Foi seleccionada uma amostra de 379 alunos, de ambos os sexos, com idades compreendidas dos 10 aos 18 anos, a frequentar entre o 5º e o 12º ano do Agrupamento de Escolas do Fundão. O instrumento utilizado foi o questionário do programa COMPASS adaptado que pretendeu avaliar os hábitos desportivos e de lazer dos alunos. Para o presente estudo utilizamos a estatística descritiva, o teste-t para a análise de variáveis dicotómicas, o “p” de Person na correlação de variáveis e o teste Anova para mais do que 2 categorias. Da análise efectuada destacamos a diminuição dos índices de prática desportiva com o aumento da idade/ciclo de escolaridade e os níveis de prática mais baixos no género feminino. A actividade física não ocupa um papel primordial na ocupação dos tempos livres dos jovens. As conclusões obtidas salientam a necessidade da adopção de programas de promoção de actividade física desde a infância, possibilitando a predisposição para a prática de desporto na idade adulta. |
id |
RCAP_90e7aeb734db3db1ecf1ed4538bac70e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3488 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio pedagógico: Agrupamento de Escolas do FundãoEducação física - Estágio pedagógicoEducação física - Lecionação - PlaneamentoDesporto escolar - Actividade físicaDesporto escolar - Hábitos do desportoEscola - Jovens - Actividade de lazerCapítulo 1. O relatório final de Estágio insere-se no âmbito da unidade curricular Estágio Pedagógico do 2º ano de Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade da Beira Interior. O presente relatório tem como principal objectivo descrever e reflectir acerca de todo o meu trabalho de Estágio, no Agrupamento de Escolas do Fundão no ano lectivo 2012/2013. O Estágio Pedagógico representa a primeira etapa da minha formação pessoal e profissional onde todas as experiências vivenciadas permitem, actualmente, apresentar as competências necessárias para o desenvolvimento de uma prática docente na área da Educação Física. Inicialmente, neste relatório, serão apresentados os meus objectivos para o estágio, as minhas expectativas e a realidade encontrada na escola. De seguida serão caracterizadas as turmas que eu acompanhei e o planeamento realizado para as mesmas, durante todo o ano lectivo. Na etapa seguinte serão descritas todas as actividades executadas pelo Núcleo de Estágio e de departamento. Por fim, são apresentadas algumas dificuldades observadas ao longo do meu percurso como docente, bem como, os pontos fortes e fracos evidenciados. Toda a prática do Estágio Pedagógico, incluindo a construção deste documento, caracteriza-se pela transição entre o período de formação e o início da profissionalização, podendo afirmar assim, que aqui ficam descritas todas as aprendizagens adquiridas em todo o processo de formação. Capítulo 2. Conhecer a ocupação do tempo livre dos jovens é de extrema importância a fim de perceber as suas actividades de lazer e qual a preponderância que o desporto ocupa nas mesmas. O objectivo do presente estudo é identificar os hábitos desportivos dos jovens em diferentes idades, género e ciclos de escolaridade. Foi seleccionada uma amostra de 379 alunos, de ambos os sexos, com idades compreendidas dos 10 aos 18 anos, a frequentar entre o 5º e o 12º ano do Agrupamento de Escolas do Fundão. O instrumento utilizado foi o questionário do programa COMPASS adaptado que pretendeu avaliar os hábitos desportivos e de lazer dos alunos. Para o presente estudo utilizamos a estatística descritiva, o teste-t para a análise de variáveis dicotómicas, o “p” de Person na correlação de variáveis e o teste Anova para mais do que 2 categorias. Da análise efectuada destacamos a diminuição dos índices de prática desportiva com o aumento da idade/ciclo de escolaridade e os níveis de prática mais baixos no género feminino. A actividade física não ocupa um papel primordial na ocupação dos tempos livres dos jovens. As conclusões obtidas salientam a necessidade da adopção de programas de promoção de actividade física desde a infância, possibilitando a predisposição para a prática de desporto na idade adulta.Chapter 1. The final intership Report takes place within the Teacher Training Course of the 2nd year Master of Teaching Physical Education of basic and Secondary Education, in the University of Beira Interior. This work has as main objective describe and reflect about all of my internship work in Schools Group from Fundão in the academic year 2012/2013. This stage of Teacher Training represents the first step of my personal and professional education in which all experiences allow, corrently, provide the necessary skills for the development of a teaching practice in the area of physical education. At the beginning of this report will be presented my objectives for the stage, my expectations and conclutions in school. Then will be characterized classes that I followed and the planning for them, during the school year. In the next step will be described all activities performed by the intership Center and department. Finally, I will present some difficulties observed along my journey as a teacher, as well as the strengths and weaknesses highlighted. All the practice of Teaching stage, including the preparation of this document, are characterized by the transition between the training period and the beginning of professional fase, and can thus affirm, that are described in this report all learning acquired during the training process. Chapter 2. Knowing the free time occupation of young people is very important in order to realize their leisure activities and what the preponderance that sport occupies. The objective of this study is to identify which are the sporting habits of young people at different ages, gender and cycles. It was selected a sample of 379 students, of both genders, aged from 10 to 18 years, attending between the 5th and the 12th year of the Agrupamento de Escolas do Fundão. The instrument used was an adapted questionnaire of COMPASS program that sought to evaluate the sporting and leisure habits of students. For the present study we used descriptive statistics, t-test for analysis of dichotomous variables, the "p" Person in the correlation of variables and ANOVA for more than two categories. In the analysis we detach a decrease in the levels of sporting activity, an increase of age / schooling cycle and lower practice levels in females. Physical activity does not occupy a central role in the leisure time of young people. The obtained conclusions accentuate the need of adopt programs to promote physical activity since childhood, allowing the predisposition to practice sport in adulthood.Martins, Júlio Manuel CardosouBibliorumDias, Hugo Manuel Mateus2015-06-05T14:14:39Z2013-062013-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10400.6/3488porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:54Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3488Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:53.844994Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio pedagógico: Agrupamento de Escolas do Fundão |
title |
Relatório de estágio pedagógico: Agrupamento de Escolas do Fundão |
spellingShingle |
Relatório de estágio pedagógico: Agrupamento de Escolas do Fundão Dias, Hugo Manuel Mateus Educação física - Estágio pedagógico Educação física - Lecionação - Planeamento Desporto escolar - Actividade física Desporto escolar - Hábitos do desporto Escola - Jovens - Actividade de lazer |
title_short |
Relatório de estágio pedagógico: Agrupamento de Escolas do Fundão |
title_full |
Relatório de estágio pedagógico: Agrupamento de Escolas do Fundão |
title_fullStr |
Relatório de estágio pedagógico: Agrupamento de Escolas do Fundão |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio pedagógico: Agrupamento de Escolas do Fundão |
title_sort |
Relatório de estágio pedagógico: Agrupamento de Escolas do Fundão |
author |
Dias, Hugo Manuel Mateus |
author_facet |
Dias, Hugo Manuel Mateus |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Júlio Manuel Cardoso uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Hugo Manuel Mateus |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física - Estágio pedagógico Educação física - Lecionação - Planeamento Desporto escolar - Actividade física Desporto escolar - Hábitos do desporto Escola - Jovens - Actividade de lazer |
topic |
Educação física - Estágio pedagógico Educação física - Lecionação - Planeamento Desporto escolar - Actividade física Desporto escolar - Hábitos do desporto Escola - Jovens - Actividade de lazer |
description |
Capítulo 1. O relatório final de Estágio insere-se no âmbito da unidade curricular Estágio Pedagógico do 2º ano de Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade da Beira Interior. O presente relatório tem como principal objectivo descrever e reflectir acerca de todo o meu trabalho de Estágio, no Agrupamento de Escolas do Fundão no ano lectivo 2012/2013. O Estágio Pedagógico representa a primeira etapa da minha formação pessoal e profissional onde todas as experiências vivenciadas permitem, actualmente, apresentar as competências necessárias para o desenvolvimento de uma prática docente na área da Educação Física. Inicialmente, neste relatório, serão apresentados os meus objectivos para o estágio, as minhas expectativas e a realidade encontrada na escola. De seguida serão caracterizadas as turmas que eu acompanhei e o planeamento realizado para as mesmas, durante todo o ano lectivo. Na etapa seguinte serão descritas todas as actividades executadas pelo Núcleo de Estágio e de departamento. Por fim, são apresentadas algumas dificuldades observadas ao longo do meu percurso como docente, bem como, os pontos fortes e fracos evidenciados. Toda a prática do Estágio Pedagógico, incluindo a construção deste documento, caracteriza-se pela transição entre o período de formação e o início da profissionalização, podendo afirmar assim, que aqui ficam descritas todas as aprendizagens adquiridas em todo o processo de formação. Capítulo 2. Conhecer a ocupação do tempo livre dos jovens é de extrema importância a fim de perceber as suas actividades de lazer e qual a preponderância que o desporto ocupa nas mesmas. O objectivo do presente estudo é identificar os hábitos desportivos dos jovens em diferentes idades, género e ciclos de escolaridade. Foi seleccionada uma amostra de 379 alunos, de ambos os sexos, com idades compreendidas dos 10 aos 18 anos, a frequentar entre o 5º e o 12º ano do Agrupamento de Escolas do Fundão. O instrumento utilizado foi o questionário do programa COMPASS adaptado que pretendeu avaliar os hábitos desportivos e de lazer dos alunos. Para o presente estudo utilizamos a estatística descritiva, o teste-t para a análise de variáveis dicotómicas, o “p” de Person na correlação de variáveis e o teste Anova para mais do que 2 categorias. Da análise efectuada destacamos a diminuição dos índices de prática desportiva com o aumento da idade/ciclo de escolaridade e os níveis de prática mais baixos no género feminino. A actividade física não ocupa um papel primordial na ocupação dos tempos livres dos jovens. As conclusões obtidas salientam a necessidade da adopção de programas de promoção de actividade física desde a infância, possibilitando a predisposição para a prática de desporto na idade adulta. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06 2013-06-01T00:00:00Z 2015-06-05T14:14:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/3488 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/3488 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/octet-stream |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136345683132416 |