Relatório de estágio pedagógico : Agrupamento de Escolas do Fundão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Isabel Inês de Oliveira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/3480
Resumo: Capítulo 1 Neste capítulo, está presente o relatório de estágio do ano letivo 2012/2013, realizado no Agrupamento de Escolas do Fundão, com orientação do Prof. Luís Moreira. Inicialmente é apresentada uma introdução a todos os aspetos importantes abordados durante este ano letivo e os objetivos, da escola em que realizei o estágio, os do grupo de Educação Física em que estive inserida e os meus, como estagiária. Posteriormente serão abordadas as atividades desenvolvidas na escola como a lecionação da disciplina de Educação Física, primeiramente à turma 12ºLH e posteriormente ao 5ºC, 5ºD, 9ºG e 11ºGPI. O acompanhamento do Desporto Escolar quer na equipa de Futsal Feminino – Iniciadas, quer nos deslocamentos às finais distritais de outras modalidades. A participação nas atividades desenvolvidas pelo grupo de Educação Física e na atividade desenvolvida pelo grupo de estágio. Finalizando este capítulo, são apresentados os aspetos positivos e negativos deste estágio e as consequentes reflexões e considerações finais do contributo do estágio para a minha formação profissional e académica. Capítulo 2 O objetivo do presente estudo é perceber qual a influência da avaliação na motivação dos alunos do ensino secundário nas aulas de Educação Física, relativamente ao género e à área científica dos mesmos. Participaram no estudo 185 alunos, de 10º e 12º ano de escolaridade, pertencentes ao Agrupamento de Escolas do Fundão. Para a recolha de dados foi utilizado um questionário de questões fechadas, de escala de Likert, adaptado de Kobal (1996). Na análise descritiva dos dados foram utilizados a frequência, os valores médios, os valores de desvio padrão e aplicou-se o teste t de student e o teste Alpha de Cronbach. Os resultados não apresentaram associação significativa relativamente ao ano de escolaridade, género e área científica. Conclui-se que os alunos, apesar da nova legislação, continuam a estar motivados nas aulas de Educação Física.
id RCAP_9c5277d50cf607770fbd628f2eb69eac
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3480
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico : Agrupamento de Escolas do FundãoEducação física - Estágio pedagógicoEducação física - Lecionação - PlaneamentoDesporto escolar - Alunos - Motivação - AvaliaçãoCapítulo 1 Neste capítulo, está presente o relatório de estágio do ano letivo 2012/2013, realizado no Agrupamento de Escolas do Fundão, com orientação do Prof. Luís Moreira. Inicialmente é apresentada uma introdução a todos os aspetos importantes abordados durante este ano letivo e os objetivos, da escola em que realizei o estágio, os do grupo de Educação Física em que estive inserida e os meus, como estagiária. Posteriormente serão abordadas as atividades desenvolvidas na escola como a lecionação da disciplina de Educação Física, primeiramente à turma 12ºLH e posteriormente ao 5ºC, 5ºD, 9ºG e 11ºGPI. O acompanhamento do Desporto Escolar quer na equipa de Futsal Feminino – Iniciadas, quer nos deslocamentos às finais distritais de outras modalidades. A participação nas atividades desenvolvidas pelo grupo de Educação Física e na atividade desenvolvida pelo grupo de estágio. Finalizando este capítulo, são apresentados os aspetos positivos e negativos deste estágio e as consequentes reflexões e considerações finais do contributo do estágio para a minha formação profissional e académica. Capítulo 2 O objetivo do presente estudo é perceber qual a influência da avaliação na motivação dos alunos do ensino secundário nas aulas de Educação Física, relativamente ao género e à área científica dos mesmos. Participaram no estudo 185 alunos, de 10º e 12º ano de escolaridade, pertencentes ao Agrupamento de Escolas do Fundão. Para a recolha de dados foi utilizado um questionário de questões fechadas, de escala de Likert, adaptado de Kobal (1996). Na análise descritiva dos dados foram utilizados a frequência, os valores médios, os valores de desvio padrão e aplicou-se o teste t de student e o teste Alpha de Cronbach. Os resultados não apresentaram associação significativa relativamente ao ano de escolaridade, género e área científica. Conclui-se que os alunos, apesar da nova legislação, continuam a estar motivados nas aulas de Educação Física.Martins, Júlio Manuel CardosouBibliorumFernandes, Isabel Inês de Oliveira2015-06-05T11:00:01Z2013-062013-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3480porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:53Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3480Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:53.479715Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico : Agrupamento de Escolas do Fundão
title Relatório de estágio pedagógico : Agrupamento de Escolas do Fundão
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico : Agrupamento de Escolas do Fundão
Fernandes, Isabel Inês de Oliveira
Educação física - Estágio pedagógico
Educação física - Lecionação - Planeamento
Desporto escolar - Alunos - Motivação - Avaliação
title_short Relatório de estágio pedagógico : Agrupamento de Escolas do Fundão
title_full Relatório de estágio pedagógico : Agrupamento de Escolas do Fundão
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico : Agrupamento de Escolas do Fundão
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico : Agrupamento de Escolas do Fundão
title_sort Relatório de estágio pedagógico : Agrupamento de Escolas do Fundão
author Fernandes, Isabel Inês de Oliveira
author_facet Fernandes, Isabel Inês de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Júlio Manuel Cardoso
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Isabel Inês de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física - Estágio pedagógico
Educação física - Lecionação - Planeamento
Desporto escolar - Alunos - Motivação - Avaliação
topic Educação física - Estágio pedagógico
Educação física - Lecionação - Planeamento
Desporto escolar - Alunos - Motivação - Avaliação
description Capítulo 1 Neste capítulo, está presente o relatório de estágio do ano letivo 2012/2013, realizado no Agrupamento de Escolas do Fundão, com orientação do Prof. Luís Moreira. Inicialmente é apresentada uma introdução a todos os aspetos importantes abordados durante este ano letivo e os objetivos, da escola em que realizei o estágio, os do grupo de Educação Física em que estive inserida e os meus, como estagiária. Posteriormente serão abordadas as atividades desenvolvidas na escola como a lecionação da disciplina de Educação Física, primeiramente à turma 12ºLH e posteriormente ao 5ºC, 5ºD, 9ºG e 11ºGPI. O acompanhamento do Desporto Escolar quer na equipa de Futsal Feminino – Iniciadas, quer nos deslocamentos às finais distritais de outras modalidades. A participação nas atividades desenvolvidas pelo grupo de Educação Física e na atividade desenvolvida pelo grupo de estágio. Finalizando este capítulo, são apresentados os aspetos positivos e negativos deste estágio e as consequentes reflexões e considerações finais do contributo do estágio para a minha formação profissional e académica. Capítulo 2 O objetivo do presente estudo é perceber qual a influência da avaliação na motivação dos alunos do ensino secundário nas aulas de Educação Física, relativamente ao género e à área científica dos mesmos. Participaram no estudo 185 alunos, de 10º e 12º ano de escolaridade, pertencentes ao Agrupamento de Escolas do Fundão. Para a recolha de dados foi utilizado um questionário de questões fechadas, de escala de Likert, adaptado de Kobal (1996). Na análise descritiva dos dados foram utilizados a frequência, os valores médios, os valores de desvio padrão e aplicou-se o teste t de student e o teste Alpha de Cronbach. Os resultados não apresentaram associação significativa relativamente ao ano de escolaridade, género e área científica. Conclui-se que os alunos, apesar da nova legislação, continuam a estar motivados nas aulas de Educação Física.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06
2013-06-01T00:00:00Z
2015-06-05T11:00:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/3480
url http://hdl.handle.net/10400.6/3480
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136345660063744