Professores do 3.' Ciclo e Ensino Secundário: A sua representação do aluno
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1997 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/5752 |
Resumo: | Dá-se conta de uma investigação centrada na exploração da representação de professores de terceiro ciclo de escolaridade, em início e meio de carreira, sobre cis alunos desse ciclo. A pesquisa insere-se no quadro da Teoria das Rcpresentações Sociais e foi conduzida com base na recolha dos discursos dos professores, através de eritrevista semi-estruturada. Recorreu-se quer a diversos contextos de produção dos discursos (alunos em geral, bom aluno, mau aluno, aluno ideal), quer, posteriormente, a diversas modalidades de análise dos mesmos (temática e categoria], avaliativa e estrutural). Salienta-se que a análise dos dados revela a existência de uma forte estabilidade e coerência interna da representação em estudo, especialmente assente na mobilização escolar do aluno e na relação que estabelece com o seu professor. A força destas dimensões da representação encontra confirmação em pesquisas anteriores e justifica as leituras que sublinham a relevância de uma apreensão do aluno muito marcada por uma pedagogia sobretudo tradicional. Salienta-se também o forte impacte das avaliações negativas - possíveis indicadores de uma atitude desfavorável em relação ao aluno -, apesar da ligeira prevalência das avaliações positivas. É particularmente este último dado, mas também o peso avassalador das questões instrucionais que nos Icvam a questionar em que medida a relação pedagógica se oferece como um bom contexto de desenvolvimento pessoal e social dos alunos. |
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Professores do 3.' Ciclo e Ensino Secundário: A sua representação do alunoRepresentação do professor sobre o alunoTerceiro cicloMobilização escolarRelação professor-alunoAtitude negativaAcademic dedicationStudents’ representation by teachers high schoolNegative attitudesTeacher-student relationshipsDá-se conta de uma investigação centrada na exploração da representação de professores de terceiro ciclo de escolaridade, em início e meio de carreira, sobre cis alunos desse ciclo. A pesquisa insere-se no quadro da Teoria das Rcpresentações Sociais e foi conduzida com base na recolha dos discursos dos professores, através de eritrevista semi-estruturada. Recorreu-se quer a diversos contextos de produção dos discursos (alunos em geral, bom aluno, mau aluno, aluno ideal), quer, posteriormente, a diversas modalidades de análise dos mesmos (temática e categoria], avaliativa e estrutural). Salienta-se que a análise dos dados revela a existência de uma forte estabilidade e coerência interna da representação em estudo, especialmente assente na mobilização escolar do aluno e na relação que estabelece com o seu professor. A força destas dimensões da representação encontra confirmação em pesquisas anteriores e justifica as leituras que sublinham a relevância de uma apreensão do aluno muito marcada por uma pedagogia sobretudo tradicional. Salienta-se também o forte impacte das avaliações negativas - possíveis indicadores de uma atitude desfavorável em relação ao aluno -, apesar da ligeira prevalência das avaliações positivas. É particularmente este último dado, mas também o peso avassalador das questões instrucionais que nos Icvam a questionar em que medida a relação pedagógica se oferece como um bom contexto de desenvolvimento pessoal e social dos alunos.ABSTRACT:This article reports on a study of high school teachers’ representations of their pupils, considering teachers in early and middle phases of their careers. This research was made in the framework of the Theory of Social Representation, and it was conducted by the analysis of the teachers’ speech during semistructured interviews. Various speech contexts were studied (discussing the students in general, a good student, a bad student, an ideal student), and different speech analysis approaches were used (themes, categories, evaluation and structural). The analysis reveals a high degree of stability and interna1 coherence in the representations under study, strongly based on the academic dedication of the student and on the relationship with the teacher. The power of these dimensions on the teachers‘ representations is confirmed by previous research and supports the views that the studens’ images are highly influenced by the more traditional aspects of pedagogy. Negative evaluations of students have a strong impact - possibily even on the teachers’ attitude towards the studens, even though positive evaluations were slightly more prevalent. This last result, and also the strong dominance of the more instructional aspects of the teachers’ experience, raise the question whether the pedagogical relationship is a good context for the personal and social development of the studentsInstituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPACarita, Ana2017-09-11T18:22:20Z1997-01-01T00:00:00Z1997-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/5752porAnalise Psicológica XV(4), 541-5620870-8231info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:41:28Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/5752Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:23:35.756180Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Dá-se conta de uma investigação centrada na exploração da representação de professores de terceiro ciclo de escolaridade, em início e meio de carreira, sobre cis alunos desse ciclo. A pesquisa insere-se no quadro da Teoria das Rcpresentações Sociais e foi conduzida com base na recolha dos discursos dos professores, através de eritrevista semi-estruturada. Recorreu-se quer a diversos contextos de produção dos discursos (alunos em geral, bom aluno, mau aluno, aluno ideal), quer, posteriormente, a diversas modalidades de análise dos mesmos (temática e categoria], avaliativa e estrutural). Salienta-se que a análise dos dados revela a existência de uma forte estabilidade e coerência interna da representação em estudo, especialmente assente na mobilização escolar do aluno e na relação que estabelece com o seu professor. A força destas dimensões da representação encontra confirmação em pesquisas anteriores e justifica as leituras que sublinham a relevância de uma apreensão do aluno muito marcada por uma pedagogia sobretudo tradicional. Salienta-se também o forte impacte das avaliações negativas - possíveis indicadores de uma atitude desfavorável em relação ao aluno -, apesar da ligeira prevalência das avaliações positivas. É particularmente este último dado, mas também o peso avassalador das questões instrucionais que nos Icvam a questionar em que medida a relação pedagógica se oferece como um bom contexto de desenvolvimento pessoal e social dos alunos. |
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