A visão dos alunos sobre o currículo prescrito da disciplina de TIC no Ensino Profissional : um estudo de caso nos Açores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Jorge Manuel Ferreira da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/20811
Resumo: O presente trabalho alicerça-se no instrumento teórico e analítico com o intuito de contribuir para a caracterização da disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no ensino profissional com base em dados obtidos através da aplicação de inquéritos aos alunos em três escolas profissionais da ilha de São Miguel, concelho de Ponta Delgada – Açores. A abordagem deste tema surge no seguimento da minha experiência profissional como formador da disciplina de TIC no ensino profissional nos Açores há mais de cinco anos. Novos desafios têm-se colocado à escola e aos professores no ensino das TIC. De há alguns anos a esta parte temos vindo a fazer uma reflexão sobre os objetivos e o modo como as TIC no ensino profissional podem ser integradas no currículo escolar de forma a proporcionar um maior interesse e novas valências para uma aprendizagem ao longo da vida (condição necessária para o desenvolvimento e acompanhamento de uma sociedade da informação e do conhecimento). Com este estudo consideramos que estaremos a criar espaço, meios e estratégias para melhorarmos ou consolidarmos a organização e concretização das atividades futuras nesta área. A análise crítica que o leitor possa realizar das metas de aprendizagem divulgadas oficialmente pelo Ministério da Educação através do site da ANQEP - Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, em particular a análise cuidada das metas de aprendizagem da área das TIC, será o complemento natural necessário para compreensão e discussão que se pretende estimular em torno da proposta a que se chegou. Com o presente trabalho pretendemos, apresentar uma reflexão, sobre as potencialidades da disciplina de TIC no contexto do ensino profissional sob a perspetivados alunos que no presente ano letivo frequentam a disciplina.
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