Arquitectura funerária : conceitos e lógicas propositivas no cemitério do século XX
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11067/1360 |
Resumo: | Dissertação de mestrado integrado em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2014 |
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Arquitectura funerária : conceitos e lógicas propositivas no cemitério do século XXCemitérios - Século 20Espaço (Arquitectura)Arquitectura e religiãoDissertação de mestrado integrado em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2014Exame público realizado em 14 de Janeiro de 2015A presente dissertação tem como objecto de estudo a arquitectura dos espaços funerários. Para tal, foram eleitas três tipologias de cemitérios construídas na segunda metade do século XX e que se constituem como casos de estudo: o cemitério da tradição de Carlo Scarpa; o cemitério cidade de Aldo Rossi e o cemitério paisagem de Enric Miralles. A investigação procura enquadrar os fundamentos da arquitectura que os três arquitectos revelam ao pensar e construir três espaços de ausência (física) e da memória (culto religioso). Os cemitérios, percorridos pelos vivos, são ocupados pelos mortos. Estes são espaços com um carácter específico da relação entre a vida e a morte nos quais se condensa parte da história humana. Neste sentido é possível afirmar que estes espaços constituem, nas suas diversas dimensões, cidades cujo objectivo é o de perpetuar a memória. Representam, desde sempre, um facto arquitectónico singular, suportados nas suas próprias lógicas de organização e planeamento que revelam os diversos níveis de estratificação das sociedades onde são construídos. Abordar a arquitectura funerária, pressupõe investigar as questões matriciais que estiveram e estão na génese desta tipologia, da ideia generativa até ao momento da sua construção. Nesta investigação considera-se relevante proceder à leitura crítica de um conjunto de projectos que estruturam uma configuração específica, materializada desde a ideia até à formalização/construção dos mesmos. São propostas que se constroem em territórios singulares e configuram objectos arquitectónicos distintos nos seus fundamentos propositivos.2015-01-19T11:58:54Z2015-01-192015-01-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/11067/1360http://hdl.handle.net/11067/1360TID:201168006porMartins, Florbela Gomes, 1986-info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:49:40Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/1360Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:27:47.334984Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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