Arquitectura funerária, simbolismo e relação com o lugar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11067/2636 |
Resumo: | Dissertação de mestrado integrado em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2016 |
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Arquitectura funerária, simbolismo e relação com o lugarCemitériosMonumentos funerários - HistóriaArquitectura e religiãoDissertação de mestrado integrado em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2016Exame público realizado em 18 de Novembro de 2016A presente dissertação tem como finalidade o estudo da arquitectura do espaço funerário, da sua relação com a cidade e do simbolismo destes espaços, tanto a nível social, como religioso e arquitectónico. Este estudo tem então a necessidade de compreender a origem do espaço funerário e como este evoluiu no tempo, no espaço e simbolicamente nas sociedades. Assim, o presente estudo abarca um alargado período temporal, iniciado nas primeiras civilizações e terminando com dois casos de estudo actuais de ideologias religiosas divergentes. Pretende-se, deste modo, a desmistificação de práticas irrefutavelmente atribuídas às crenças da entidade religiosa (e respectivas sociedades), que causa o desaparecimento do tema no debate da arquitectura moderna e condiciona as potencialidades e correlações destes lugares com as envolventes. Dada a sensibilidade da temática e a ambição de melhor compreendermos as opções tipológicas e as práticas do ritual fúnebre, sentimo-nos forçados a estudar, por vezes, não só as ideologias religiosas, mas também o comportamento e o pensamento individual e colectivo do ser humano. Com isto a presente dissertação divida em três capítulos diferentes, aborda no primeiro capítulo a evolução temporal e espacial da arquitectura funerária e a origem de diversos comportamentos humanos perante este tema. No segundo capítulo, sendo o projecto a reprodução das crenças, do meio de maturação, da sociedade e das referências do arquitecto, cingimo-nos ao estudo dos responsáveis pelos projectos subsequentemente em estudo. Por fim, no terceiro e último capítulo estudar-se-ão duas abordagens contemporâneas divergentes – uma da cultura mediterrânea e outra da cultura nórdica -, contudo eficazes e válidas na adequabilidade às três temáticas – espaço funerário, simbolismo e relação com o lugar -, constituindo-se como possíveis referências a futuras intervenções.2017-01-09T17:10:12Z2017-01-092017-01-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesistext/plain; charset=utf-8application/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/2636http://hdl.handle.net/11067/2636TID:201542935porFranco, Renato Miguel Vicente, 1991-info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:43:43Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/2636Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:24:56.651099Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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