The impact of Youtube brand’s channels on brand related attitudes: Affective commitment, affective brand loyalty and purchase intention

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Mário Guilherme Santos da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/7086
Resumo: Hoje em dia, os sites de social media marcam presença no dia-a-dia das pessoas. O Facebook, Twitter e YouTube representam as plataformas mais globalizadas de social media, atingindo acessos mensais na ordem das centenas de milhões. Diversas marcas tentam utilizar estas plataformas, mas em muitos casos não o estão a fazer da forma mais correcta, não utilizando muitas vezes a rede social mais adequada para o objectivo comunicacional que estão a tentar atingir. Tendo isto em conta esta tese pretende contribuir para uma maior investigação desta plataformas de social media. Deste modo o principal objectivo desta tese consiste em verificar se a plataforma social, YouTube, pode ser utilizada de forma eficiente como uma ferramenta de marketing. Mais especificamente esta investigação estuda se as marcas através dos seus canais de marca no YouTube conseguem influenciar atitudes referentes a essas mesmas marcas. As atitudes estudadas foram: relacionamento afectivo com a marca, lealdade afectiva e intenção de compra. Foi também estudado se o YouTube consegue agir como uma forte experiência de marca. Esta investigação foi realizada através de um estudo descritivo, utilizando um questionário online como instrumento de medição. Como resultado foi verificado que de facto o YouTube consegue influenciar algumas das atitudes estudadas. Desta forma pôde ser afirmado que o YouTube pode ser utilizado como uma ferramenta eficiente de marketing, onde é mais adequado para a fomentação e suporte do relacionamento marca-consumidor.
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