As práticas de marketing nas organizações non-profits: o caso do Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/16752 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Marketing e Gestão Estratégica |
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As práticas de marketing nas organizações non-profits: o caso do BrasilMarketingPráticas de marketingMarketing nas non-profitsPráticas de marketing non-profitsMarketing na área socialMarketing practicesMarketing in non-profitsMarketing practices of non-profitsMarketing in the social658.8658.0(81)Dissertação de mestrado em Marketing e Gestão EstratégicaDiante da crescente atuação das organizações Non-Profits, no Brasil e no mundo, somada a constante evolução e transformação do marketing, dentro do ambiente contemporâneo, é que determinamos, como principal objetivo para este estudo, identificar e codificar, como é visto e executado o marketing nas organizações Non-Profits, do Brasil. Apresentando assim, um contributo às práticas de marketing, no âmbito teórico e prático à gestão em referência as organizações Non-Profits. Toda essa dissertação está dividida em cinco capítulos: introdução; fundamentação teórica do estudo; desenho da pesquisa; resultados e discussão da pesquisa; e a conclusão. Por isto, para desenvolvermos este estudo de natureza exploratória, optamos por utilizar uma metodologia de caráter descritivo – qualitativo, onde utilizamos para analisar e discutir os resultados, uma abordagem de análise de conteúdo, seguindo o seguinte processo: transcrição na íntegra das entrevistas; leitura profunda dos resultados das entrevistas por duas pessoas, onde buscou-se identificar e codificar as palavras-chave (indutoras) dentro dos discursos dos entrevistados que representem da melhor forma o senso comum dos gestores entrevistados; e por fim, criamos um banco de dados com o auxílio do SPSS 16 e desenvolvemos algumas análises de freqüência e de correlação, entre algumas variáveis, na busca de identificar possíveis contributos à pesquisa desenvolvida. Somente assim, podemos chegar há uma aproximação da resposta da problemática deste referido estudo, “Quais as práticas de marketing nas organizações Non-Profits do Brasil?”. Neste sentido, percebemos através dos resultados obtidos, com o desenvolvimento da pesquisa que o marketing, começa a ser aceito por grande parte dos gestores das organizações pesquisadas, mesmo sem ter uma grande conhecimento sobre a disciplina de marketing, algo que pode ter dado um grande contributo para os resultados que observamos referente à prática do marketing. Portanto, os resultados demonstraram que em grande parte das organizações pesquisadas, ainda não é desenvolvido um planejamento das ações de marketing, ao mesmo tempo, que muitas das organizações pesquisadas não desenvolvem as etapas do processo de marketing, analisar, determinar, implantar e controlar. Os resultados também demonstraram a falta de um mecanismo, para gerenciar o relacionamento da organização com o seu ambiente de atuação.Given the increasing role of Non-Profits organizations in Brazil and abroad, coupled with the constant evolution and transformation of marketing within the contemporary environment, which is determined as the main goal for this research is to identify and code, as seen and executed marketing organizations in Non-Profits, Brazil. Introducing thereby contribute to the marketing practices in the theoretical and practical reference to management in organizations Non-Profits. The whole dissertation is divided into five chapters: introduction, theoretical study, research design, results and discussion of research and the conclusion. Therefore, to develop this exploratory study, we chose to use a methodology was a descriptive - qualitative, where we used to analyze and discuss the results, an approach to content analysis, following the following process: full transcript of the interviews, reading deep results of interviews by two people, where we sought to identify and codify the key words (inducing) within the interviews that represent the best common sense of the managers interviewed, and eventually created a database with the aid of SPSS 16 and developed some analysis of frequency and the correlation between variables, in order to identify possible contributions to the research developed. Only then, we can get there an approximation of the response of the problem of the study, "What are the marketing practices in organizations Non-Profits in Brazil?” In this sense, we see by the results obtained with the development of marketing research that begins to be accepted by most of the managers of the organizations surveyed, even without a great knowledge of the discipline of marketing, something that may have given a great contribution to the results that we see on the practice of marketing. Therefore, the results showed that in most of the organizations surveyed, is not yet developed a plan of marketing actions, while many of the organizations surveyed do not develop the steps of the marketing process, analyze, determine, implement and manage. The results also demonstrated the lack of a mechanism to manage the organization's relationship with its environment of operation.Simões, CláudiaUniversidade do MinhoBulhões, Charles Bruno Mendes20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/16752porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:08:21Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/16752Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:59:34.882702Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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