A educação em tempos de mudança: os contributos do projeto laboratório dos novos tempos (PLNT)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Gilvando Inácio de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Brazão, José Paulo Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/4465
Resumo: This article aims to report the possibilities of change in school practices of the Project Laboratory of New Times - (PLNT), linked to the formative actions of the NGO - CEAP (Centre for Studies and Pedagogical Advice), based in Salvador da Bahia. The Laboratory is dedicated to the construction of innovative methodologies, appropriating itself to a pedagogical practice centred on creativity, protagonism, self-didacticism, problem-solving capacity and autonomy in students' learning. We used a qualitative methodology. It was found that the project's formative actions broke the traditional practices and played an active role in the socio-political reality of the students, connecting all pedagogical actions with global events. The pedagogical action of learning with technological mediation, valued the students' socio-educational context and their possibilities of emancipation.
id RCAP_913de9fd294d3ca47c392c0ed86c315a
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/4465
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A educação em tempos de mudança: os contributos do projeto laboratório dos novos tempos (PLNT)Education in times of change: the contributions of the laboratory project for the new times (PLNT)Educación en tiempos de cambio: los aportes del proyecto de laboratorio para los nuevos tiempos (PLNT)LearningTechnological mediationEmpowermentPedagogical practicesPedagogical innovationAprendizagemMediação tecnológicaEmpoderamentoPráticas pedagógicasInovação pedagógica.Faculdade de Ciências SociaisThis article aims to report the possibilities of change in school practices of the Project Laboratory of New Times - (PLNT), linked to the formative actions of the NGO - CEAP (Centre for Studies and Pedagogical Advice), based in Salvador da Bahia. The Laboratory is dedicated to the construction of innovative methodologies, appropriating itself to a pedagogical practice centred on creativity, protagonism, self-didacticism, problem-solving capacity and autonomy in students' learning. We used a qualitative methodology. It was found that the project's formative actions broke the traditional practices and played an active role in the socio-political reality of the students, connecting all pedagogical actions with global events. The pedagogical action of learning with technological mediation, valued the students' socio-educational context and their possibilities of emancipation.Este artigo pretende relatar as possibilidades de mudança das práticas escolares do Projeto Laboratório dos Novos Tempos – (PLNT), vinculado às ações formativas da ONG - CEAP (Centro de Estudos e Assessoria Pedagógica), sediado em Salvador da Bahia. O Laboratório se dedica à construção de metodologias inovadoras, se apropria de uma prática pedagógica centrada na criatividade, no protagonismo, no autodidatismo, na capacidade de resolução de problemas e na autonomia da aprendizagem dos alunos. Esta pesquisa utilizou uma metodologia qualitativa. Constatou-se que a ações formativas do projeto quebraram as práticas tradicionais e protagonizaram a realidade sociopolítica dos alunos, conectando todo fazer pedagógico com os acontecimentos globais. A ação pedagógica da aprendizagem com a mediação tecnológica, valorizou o contexto socioeducacional dos alunos e as suas possibilidades de emancipação.Universidade Federal de SergipeDigitUMaOliveira, Gilvando Inácio deBrazão, José Paulo Gomes2022-07-26T09:39:16Z2022-01-01T00:00:00Z2022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/4465porOliveira, G. I., & Brazão, J. P. G. A educação em tempos de mudança: os contributos do projeto laboratório dos novos tempos (PLNT). Revista Tempos e Espaços em Educação, 15(34), e17503-e17503. https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.1750310.20952/revtee.v15i34.17503info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:57:47Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/4465Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:08:35.368113Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A educação em tempos de mudança: os contributos do projeto laboratório dos novos tempos (PLNT)
Education in times of change: the contributions of the laboratory project for the new times (PLNT)
Educación en tiempos de cambio: los aportes del proyecto de laboratorio para los nuevos tiempos (PLNT)
title A educação em tempos de mudança: os contributos do projeto laboratório dos novos tempos (PLNT)
spellingShingle A educação em tempos de mudança: os contributos do projeto laboratório dos novos tempos (PLNT)
Oliveira, Gilvando Inácio de
Learning
Technological mediation
Empowerment
Pedagogical practices
Pedagogical innovation
Aprendizagem
Mediação tecnológica
Empoderamento
Práticas pedagógicas
Inovação pedagógica
.
Faculdade de Ciências Sociais
title_short A educação em tempos de mudança: os contributos do projeto laboratório dos novos tempos (PLNT)
title_full A educação em tempos de mudança: os contributos do projeto laboratório dos novos tempos (PLNT)
title_fullStr A educação em tempos de mudança: os contributos do projeto laboratório dos novos tempos (PLNT)
title_full_unstemmed A educação em tempos de mudança: os contributos do projeto laboratório dos novos tempos (PLNT)
title_sort A educação em tempos de mudança: os contributos do projeto laboratório dos novos tempos (PLNT)
author Oliveira, Gilvando Inácio de
author_facet Oliveira, Gilvando Inácio de
Brazão, José Paulo Gomes
author_role author
author2 Brazão, José Paulo Gomes
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Gilvando Inácio de
Brazão, José Paulo Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Learning
Technological mediation
Empowerment
Pedagogical practices
Pedagogical innovation
Aprendizagem
Mediação tecnológica
Empoderamento
Práticas pedagógicas
Inovação pedagógica
.
Faculdade de Ciências Sociais
topic Learning
Technological mediation
Empowerment
Pedagogical practices
Pedagogical innovation
Aprendizagem
Mediação tecnológica
Empoderamento
Práticas pedagógicas
Inovação pedagógica
.
Faculdade de Ciências Sociais
description This article aims to report the possibilities of change in school practices of the Project Laboratory of New Times - (PLNT), linked to the formative actions of the NGO - CEAP (Centre for Studies and Pedagogical Advice), based in Salvador da Bahia. The Laboratory is dedicated to the construction of innovative methodologies, appropriating itself to a pedagogical practice centred on creativity, protagonism, self-didacticism, problem-solving capacity and autonomy in students' learning. We used a qualitative methodology. It was found that the project's formative actions broke the traditional practices and played an active role in the socio-political reality of the students, connecting all pedagogical actions with global events. The pedagogical action of learning with technological mediation, valued the students' socio-educational context and their possibilities of emancipation.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-26T09:39:16Z
2022-01-01T00:00:00Z
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/4465
url http://hdl.handle.net/10400.13/4465
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Oliveira, G. I., & Brazão, J. P. G. A educação em tempos de mudança: os contributos do projeto laboratório dos novos tempos (PLNT). Revista Tempos e Espaços em Educação, 15(34), e17503-e17503. https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17503
10.20952/revtee.v15i34.17503
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129953792425984