A criatividade na educação : enquadramento curricular e estratégias de facilitação na educação pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mouzon, Cecília Maria Ázera Ribeiro
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/3191
Resumo: Mestrado (PES II), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_913fb3ee235973a9028b8d649be0b15c
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/3191
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A criatividade na educação : enquadramento curricular e estratégias de facilitação na educação pré-escolar e 1º ciclo do Ensino BásicoEducação Pré-EscolarEnsino Básico (1º Ciclo)CriatividadeCurrículoPre-SchoolPrimary SchoolCreativityCurriculumMestrado (PES II), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoO presente Relatório de Estágio partiu de uma questão sobre uma temática que tem muita importância na minha vida, a criatividade. Neste sentido, procuro neste relato escrito apresentar os resultados obtidos a partir de um estudo desenvolvido em planos distintos: a pesquisa documental a nível teórico e a nível dos documentos orientadores das práticas educativas, a pesquisa sobre as atribuições conceptuais e operacionais com os docentes e a organização da intervenção pedagógica, nas atividades experimentais desenvolvidas no âmbito das disciplinas de Prática Educativa Supervisionada I (Educação Pré-Escolar) e II (1.º Ciclo) que integram o Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, ministrado na Universidade dos Açores, mais concretamente no Departamento de Ciências da Educação (campus de Angra do Heroísmo). Tendo em conta a realidade social e educacional atual, pretende-se neste relatório analisar e fundamentar a mais-valia da criatividade como estratégia facilitadora das aprendizagens através de uma prática que interrelacione os conteúdos curriculares com a diversidade cultural e social, assim como justificar a necessidade de promover a criatividade como uma competência essencial ao desenvolvimento do pensamento divergente, que capacita as crianças com mais “ferramentas” para enfrentarem o futuro. Para que tais factos se tornem num cenário real, este relatório chama a atenção para a importância de outro componente influenciador em todo o processo ensino-aprendizagem, o papel do docente, que consoante o perfil profissional adotado pelo mesmo, pode determinar o sucesso das mudanças esperadas a nível da reforma do currículo e das práticas educativas, para bem das crianças hoje e da sociedade futura.ABSTRACT: This Internship Report was based on an issue that is very important to me in my life, the creativity. In this regard, I want in this report to present the results of a study carried out at different levels: document research at the theoretical level and in policy documents of educational practices, research on the conceptual and operational assignments with teachers and the organization of pedagogical intervention, the experimental activities within the supervised educational practice in a pre-school and in a primary school in the Master of Education in Pre-School and Primary School , taught at the University of the Azores, specifically in the departament of educational science (campus of Angra do Heroísmo). Given the current social and educational reality, this report seeks to analyze and explain the added value of creativity as a facilitator of learning strategy through a practice that inter-relate the curriculum topics with cultural and social diversity, and justify the need to promote creativity as a fundamental competence to the development of divergent thinking, which empowers children with more "tools" to face the future. For such facts become a real scenario, this report draws attention to the importance of another influential component in the whole teaching-learning process, the teacher's role, according to the professional profile adopted by it, may determine the success of the changes expected in the reform of the curriculum and educational practices for the good of children today and of the future society.Arroz, Ana Margarida MouraSousa, Francisco José RodriguesRepositório da Universidade dos AçoresMouzon, Cecília Maria Ázera Ribeiro2014-10-24T13:08:26Z2014-09-302014-09-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/3191201507986porMouzon, Cecília Maria Ázera Ribeiro. "A criatividade na educação: enquadramento curricular e estratégias de facilitação na educação pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico". 2014. x, 187 p.. (Dissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico). Angra do Heroísmo: Universidade dos Açores, 2014.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:31:08Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/3191Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:25:46.995491Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A criatividade na educação : enquadramento curricular e estratégias de facilitação na educação pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico
title A criatividade na educação : enquadramento curricular e estratégias de facilitação na educação pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico
spellingShingle A criatividade na educação : enquadramento curricular e estratégias de facilitação na educação pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico
Mouzon, Cecília Maria Ázera Ribeiro
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Criatividade
Currículo
Pre-School
Primary School
Creativity
Curriculum
title_short A criatividade na educação : enquadramento curricular e estratégias de facilitação na educação pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico
title_full A criatividade na educação : enquadramento curricular e estratégias de facilitação na educação pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico
title_fullStr A criatividade na educação : enquadramento curricular e estratégias de facilitação na educação pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed A criatividade na educação : enquadramento curricular e estratégias de facilitação na educação pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico
title_sort A criatividade na educação : enquadramento curricular e estratégias de facilitação na educação pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico
author Mouzon, Cecília Maria Ázera Ribeiro
author_facet Mouzon, Cecília Maria Ázera Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Arroz, Ana Margarida Moura
Sousa, Francisco José Rodrigues
Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Mouzon, Cecília Maria Ázera Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Criatividade
Currículo
Pre-School
Primary School
Creativity
Curriculum
topic Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Criatividade
Currículo
Pre-School
Primary School
Creativity
Curriculum
description Mestrado (PES II), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-24T13:08:26Z
2014-09-30
2014-09-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/3191
201507986
url http://hdl.handle.net/10400.3/3191
identifier_str_mv 201507986
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mouzon, Cecília Maria Ázera Ribeiro. "A criatividade na educação: enquadramento curricular e estratégias de facilitação na educação pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico". 2014. x, 187 p.. (Dissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico). Angra do Heroísmo: Universidade dos Açores, 2014.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130708552187904