Inovação e mudança na formação de professores : reflexões sobre o processo de autonomia e flexibilização curricular em duas escolas da região de Lisboa
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/11787 |
Resumo: | Num contexto de uma sociedade individualizada e tecnológica, com novos e contraditórios mandatos dirigidos à escola, assistimos a uma tendência universal de introdução de sistemas de inovação curricular, com claras consequências para o sentido e o exercício da profissão docente. Inscritos no conceito de Ciência Pública, que assume o conhecimento socialmente enraizado e compartilhado como aquele que pode permitir o desenvolvimento, individual e coletivo, o estudo e a reflexão apresentada recaem sobre os resultados recolhidos junto dos docentes de dois agrupamentos escolares que aderiram ao Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC). No quadro de uma investigação qualitativa, foram utilizados três instrumentos para a recolha de dados – documentos, questionários e observação participante – com o objetivo de identificar o processo de inovação definido em cada agrupamento escolar, bem como as conceções que subjazem à prática docente dos formandos, nomeadamente aquelas que estão no centro do processo de inovação e mudança em que participavam: currículo, professor e aluno. Os resultados apontam para a manutenção de conceções tradicionais de currículo, professor e aluno, assumindo em relação aos últimos uma representação pouco positiva, o que parece limitar e dificultar os processos de inovação a que as suas escolas aderiram. Simultaneamente, também não existe o desenvolvimento de políticas educativas integradas potenciadoras de transformação na sala de aula. |
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Inovação e mudança na formação de professores : reflexões sobre o processo de autonomia e flexibilização curricular em duas escolas da região de LisboaEDUCAÇÃOCURRÍCULOS ESCOLARESINOVAÇÃO CURRICULARFORMAÇÃO DE PROFESSORESFORMAÇÃO CONTÍNUAEDUCATIONSCHOOL CURRICULACURRICULAR INNOVATIONTEACHERS EDUCATIONCONTINUING EDUCATIONNum contexto de uma sociedade individualizada e tecnológica, com novos e contraditórios mandatos dirigidos à escola, assistimos a uma tendência universal de introdução de sistemas de inovação curricular, com claras consequências para o sentido e o exercício da profissão docente. Inscritos no conceito de Ciência Pública, que assume o conhecimento socialmente enraizado e compartilhado como aquele que pode permitir o desenvolvimento, individual e coletivo, o estudo e a reflexão apresentada recaem sobre os resultados recolhidos junto dos docentes de dois agrupamentos escolares que aderiram ao Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC). No quadro de uma investigação qualitativa, foram utilizados três instrumentos para a recolha de dados – documentos, questionários e observação participante – com o objetivo de identificar o processo de inovação definido em cada agrupamento escolar, bem como as conceções que subjazem à prática docente dos formandos, nomeadamente aquelas que estão no centro do processo de inovação e mudança em que participavam: currículo, professor e aluno. Os resultados apontam para a manutenção de conceções tradicionais de currículo, professor e aluno, assumindo em relação aos últimos uma representação pouco positiva, o que parece limitar e dificultar os processos de inovação a que as suas escolas aderiram. Simultaneamente, também não existe o desenvolvimento de políticas educativas integradas potenciadoras de transformação na sala de aula.In a context of an individualized and technological society, with contradictory new mandates directed at school, we are witnessing a universal tendency to introduce systems of curricular innovation, with clear consequences for the meaning and exercise of the teaching profession.Inscribed in the concept of Public Science, which assumes socially rooted and shared knowledge as one that can allow individual and collective development, the study and reflection presented fall on the results collected from the teachers of two school clusters that joined the Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC). In the framework of a qualitative research, three instruments were used for data collection – documents, questionnaires and participant observation – in order to identify the innovation process defined in each school cluster, as well as the conceptions that underlie the teaching practice of the students, namely those that are at the center of the innovation and change process in which they participated : curriculum, teacher and student. The results point to the maintenance of traditional conceptions of curriculum, teacher and student, assuming in relation to the latter a little positive representation, which seems to limit and hinder the innovation processes to which their schools have adhered. At the same time, there is also no development of integrated educational policies that enhance transformation in the classroom. Keywords : innovation ; change ; curricular flexibility ; autonomyEdições Universitárias Lusófonas2021-04-07T14:58:53Z2020-01-01T00:00:00Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/11787por1646-401XEstrela, ElsaRicardo, Maria Manuel Calvetinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-08T01:32:14Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/11787Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:13:29.212975Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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