A competência intercultural no ensino : propostas para formação contínua de professores dos 2º e 3º ciclos do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Branco, Diana Manuel Sousa
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/2074
Resumo: Dissertação de Mestrado em Português Língua Não Materna apresentada à Universidade Aberta
id RCAP_915b83b11a404b8056773828acc639f1
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2074
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A competência intercultural no ensino : propostas para formação contínua de professores dos 2º e 3º ciclos do ensino básicoFormação de professoresFormação contínuaCompetênciaEducação interculturalTeachers educationContinuous professional developmentIntercultural competenceIntercultural communicative competenceInteractionCritical awarenessIntercultural speakerIntercultural citizenshipDissertação de Mestrado em Português Língua Não Materna apresentada à Universidade AbertaEsta investigação incide na formação contínua de docentes no que respeita à competência intercultural. Assim, pretende lançar um olhar sobre as concepções pedagógicas dos docentes das várias áreas disciplinares face à competência intercultural bem como sobre as necessidades de formação contínua por eles sentidas e possíveis caminhos a percorrer na programação de acções de formação a promover dentro da temática em questão. Tendo em conta a problemática em estudo e o universo em análise, a saber, docentes dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico que leccionaram em escolas da Região Autónoma da Madeira durante o ano lectivo de 2010/2011, recorremos ao inquérito por questionário como técnica dominante. Os professores revelam alguma preocupação com a educação intercultural e demonstram interesse em frequentar formação na referida área, no entanto, admitem não implementar regularmente práticas pedagógicas interculturais nem abordar conteúdos culturais mais profundos, que propiciam uma melhor percepção da individualidade, da alteridade e das relações entre o Eu/Outro. Considera-se, então, indispensável consciencializar os docentes face à importância do ensino da competência intercultural em todas as aulas do currículo do ensino básico, e promover momentos de investigação, reflexão sobre a temática para que desenvolvam um profissionalismo intercultural e ajam no terreno, implementando projectos e práticas pedagógicas interculturais junto dos discentes com quem trabalham e junto de toda a comunidade de aprendizagem que é a escola. Por estarmos convictos de que é fundamental a aposta em acções de formação contínua para docentes dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico no âmbito da competência intercultural no ensino, alicerçaram-se duas propostas de linhas orientadoras para uma futura programação devidamente definida e fundamentada de acções de formação contínua de professores, uma para a área das línguas e outra para as restantes áreas disciplinares.Sequeira, Rosa MariaRepositório AbertoBranco, Diana Manuel Sousa2012-03-13T13:40:23Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/2074porBranco, Diana Manuel Sousa - A competência intercultural no ensino [Em linha] : propostas para formação contínua de professores dos 2º e 3º ciclos do ensino básico. [S.l. : s.n.], 2011. VIII, 132 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:15:25Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2074Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:43:40.779171Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A competência intercultural no ensino : propostas para formação contínua de professores dos 2º e 3º ciclos do ensino básico
title A competência intercultural no ensino : propostas para formação contínua de professores dos 2º e 3º ciclos do ensino básico
spellingShingle A competência intercultural no ensino : propostas para formação contínua de professores dos 2º e 3º ciclos do ensino básico
Branco, Diana Manuel Sousa
Formação de professores
Formação contínua
Competência
Educação intercultural
Teachers education
Continuous professional development
Intercultural competence
Intercultural communicative competence
Interaction
Critical awareness
Intercultural speaker
Intercultural citizenship
title_short A competência intercultural no ensino : propostas para formação contínua de professores dos 2º e 3º ciclos do ensino básico
title_full A competência intercultural no ensino : propostas para formação contínua de professores dos 2º e 3º ciclos do ensino básico
title_fullStr A competência intercultural no ensino : propostas para formação contínua de professores dos 2º e 3º ciclos do ensino básico
title_full_unstemmed A competência intercultural no ensino : propostas para formação contínua de professores dos 2º e 3º ciclos do ensino básico
title_sort A competência intercultural no ensino : propostas para formação contínua de professores dos 2º e 3º ciclos do ensino básico
author Branco, Diana Manuel Sousa
author_facet Branco, Diana Manuel Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sequeira, Rosa Maria
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Branco, Diana Manuel Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Formação contínua
Competência
Educação intercultural
Teachers education
Continuous professional development
Intercultural competence
Intercultural communicative competence
Interaction
Critical awareness
Intercultural speaker
Intercultural citizenship
topic Formação de professores
Formação contínua
Competência
Educação intercultural
Teachers education
Continuous professional development
Intercultural competence
Intercultural communicative competence
Interaction
Critical awareness
Intercultural speaker
Intercultural citizenship
description Dissertação de Mestrado em Português Língua Não Materna apresentada à Universidade Aberta
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2012-03-13T13:40:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/2074
url http://hdl.handle.net/10400.2/2074
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Branco, Diana Manuel Sousa - A competência intercultural no ensino [Em linha] : propostas para formação contínua de professores dos 2º e 3º ciclos do ensino básico. [S.l. : s.n.], 2011. VIII, 132 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135004710666240