A competência intercultural no ensino : propostas para formação contínua de professores dos 2º e 3º ciclos do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/2074 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Português Língua Não Materna apresentada à Universidade Aberta |
id |
RCAP_915b83b11a404b8056773828acc639f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2074 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A competência intercultural no ensino : propostas para formação contínua de professores dos 2º e 3º ciclos do ensino básicoFormação de professoresFormação contínuaCompetênciaEducação interculturalTeachers educationContinuous professional developmentIntercultural competenceIntercultural communicative competenceInteractionCritical awarenessIntercultural speakerIntercultural citizenshipDissertação de Mestrado em Português Língua Não Materna apresentada à Universidade AbertaEsta investigação incide na formação contínua de docentes no que respeita à competência intercultural. Assim, pretende lançar um olhar sobre as concepções pedagógicas dos docentes das várias áreas disciplinares face à competência intercultural bem como sobre as necessidades de formação contínua por eles sentidas e possíveis caminhos a percorrer na programação de acções de formação a promover dentro da temática em questão. Tendo em conta a problemática em estudo e o universo em análise, a saber, docentes dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico que leccionaram em escolas da Região Autónoma da Madeira durante o ano lectivo de 2010/2011, recorremos ao inquérito por questionário como técnica dominante. Os professores revelam alguma preocupação com a educação intercultural e demonstram interesse em frequentar formação na referida área, no entanto, admitem não implementar regularmente práticas pedagógicas interculturais nem abordar conteúdos culturais mais profundos, que propiciam uma melhor percepção da individualidade, da alteridade e das relações entre o Eu/Outro. Considera-se, então, indispensável consciencializar os docentes face à importância do ensino da competência intercultural em todas as aulas do currículo do ensino básico, e promover momentos de investigação, reflexão sobre a temática para que desenvolvam um profissionalismo intercultural e ajam no terreno, implementando projectos e práticas pedagógicas interculturais junto dos discentes com quem trabalham e junto de toda a comunidade de aprendizagem que é a escola. Por estarmos convictos de que é fundamental a aposta em acções de formação contínua para docentes dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico no âmbito da competência intercultural no ensino, alicerçaram-se duas propostas de linhas orientadoras para uma futura programação devidamente definida e fundamentada de acções de formação contínua de professores, uma para a área das línguas e outra para as restantes áreas disciplinares.Sequeira, Rosa MariaRepositório AbertoBranco, Diana Manuel Sousa2012-03-13T13:40:23Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/2074porBranco, Diana Manuel Sousa - A competência intercultural no ensino [Em linha] : propostas para formação contínua de professores dos 2º e 3º ciclos do ensino básico. [S.l. : s.n.], 2011. VIII, 132 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:15:25Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2074Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:43:40.779171Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A competência intercultural no ensino : propostas para formação contínua de professores dos 2º e 3º ciclos do ensino básico |
title |
A competência intercultural no ensino : propostas para formação contínua de professores dos 2º e 3º ciclos do ensino básico |
spellingShingle |
A competência intercultural no ensino : propostas para formação contínua de professores dos 2º e 3º ciclos do ensino básico Branco, Diana Manuel Sousa Formação de professores Formação contínua Competência Educação intercultural Teachers education Continuous professional development Intercultural competence Intercultural communicative competence Interaction Critical awareness Intercultural speaker Intercultural citizenship |
title_short |
A competência intercultural no ensino : propostas para formação contínua de professores dos 2º e 3º ciclos do ensino básico |
title_full |
A competência intercultural no ensino : propostas para formação contínua de professores dos 2º e 3º ciclos do ensino básico |
title_fullStr |
A competência intercultural no ensino : propostas para formação contínua de professores dos 2º e 3º ciclos do ensino básico |
title_full_unstemmed |
A competência intercultural no ensino : propostas para formação contínua de professores dos 2º e 3º ciclos do ensino básico |
title_sort |
A competência intercultural no ensino : propostas para formação contínua de professores dos 2º e 3º ciclos do ensino básico |
author |
Branco, Diana Manuel Sousa |
author_facet |
Branco, Diana Manuel Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sequeira, Rosa Maria Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Branco, Diana Manuel Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Formação contínua Competência Educação intercultural Teachers education Continuous professional development Intercultural competence Intercultural communicative competence Interaction Critical awareness Intercultural speaker Intercultural citizenship |
topic |
Formação de professores Formação contínua Competência Educação intercultural Teachers education Continuous professional development Intercultural competence Intercultural communicative competence Interaction Critical awareness Intercultural speaker Intercultural citizenship |
description |
Dissertação de Mestrado em Português Língua Não Materna apresentada à Universidade Aberta |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2011-01-01T00:00:00Z 2012-03-13T13:40:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/2074 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/2074 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Branco, Diana Manuel Sousa - A competência intercultural no ensino [Em linha] : propostas para formação contínua de professores dos 2º e 3º ciclos do ensino básico. [S.l. : s.n.], 2011. VIII, 132 p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135004710666240 |