O futuro dos programas de fidelização na hotelaria em Portugal: Um estudo preliminar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/8030 |
Resumo: | Objetivo: Com este trabalho tentou perceber-se a utilidade e pertinência da existência dos programas de fidelização (PF / PF’s) na hotelaria e os desafios que os mesmos enfrentam, nomeadamente a forma como deverão ser revistos e adaptados à nova geração Millennials. Metodologia: Do ponto de vista metodológico, o presente trabalho tem caráter exploratório; foi elaborada uma revisão da literatura baseada numa análise documental, obras escritas, artigos científicos e web-sites direcionados à hotelaria que permitiram uma comparação dos PF´s de 5 cadeias hoteleiras existente em Portugal. Limitações: A pesquisa efetuada trata-se de uma pesquisa preliminar de caráter exploratório que, no futuro, poderá ser desenvolvida. Originalidade: Vários autores comentam a utilidade e pertinência dos programas de fidelização na hotelaria, no entanto, são fundamentais para aumentar a receita dos hotéis e estimular o retorno dos clientes. O seu surgimento provocou uma transformação no mercado do turismo e a ideia inicial era a de presentear hóspedes fiéis com vantagens através da acumulação de pontos. Contudo, os mesmos enfrentam desafios constantes, sendo que o principal, de acordo com a pesquisa, é saber até que ponto os programas existentes terão de ser revistos na sua estrutura mais tradicional, de forma a que se possam adaptar à geração Millennials (Pinto,2018; Teixeira, 2018). Resultados: Da comparação feita aos programas de fidelização das 5 maiores cadeias hoteleiras a operar em Portugal, concluiu-se que se começa a assistir a uma readaptação dos benefícios que estes PF’s oferecem aos seus clientes, de modo a conseguir alcançar a geração Millennials. |
id |
RCAP_915f8053f869395437f443248381306a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/8030 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O futuro dos programas de fidelização na hotelaria em Portugal: Um estudo preliminarThe future of hotel loyalty programs in Portugal: A preliminary studyFidelizarGeração MillennialsHóspedesHotelariaMarketing relacionalProgramas de fidelizaçãoObjetivo: Com este trabalho tentou perceber-se a utilidade e pertinência da existência dos programas de fidelização (PF / PF’s) na hotelaria e os desafios que os mesmos enfrentam, nomeadamente a forma como deverão ser revistos e adaptados à nova geração Millennials. Metodologia: Do ponto de vista metodológico, o presente trabalho tem caráter exploratório; foi elaborada uma revisão da literatura baseada numa análise documental, obras escritas, artigos científicos e web-sites direcionados à hotelaria que permitiram uma comparação dos PF´s de 5 cadeias hoteleiras existente em Portugal. Limitações: A pesquisa efetuada trata-se de uma pesquisa preliminar de caráter exploratório que, no futuro, poderá ser desenvolvida. Originalidade: Vários autores comentam a utilidade e pertinência dos programas de fidelização na hotelaria, no entanto, são fundamentais para aumentar a receita dos hotéis e estimular o retorno dos clientes. O seu surgimento provocou uma transformação no mercado do turismo e a ideia inicial era a de presentear hóspedes fiéis com vantagens através da acumulação de pontos. Contudo, os mesmos enfrentam desafios constantes, sendo que o principal, de acordo com a pesquisa, é saber até que ponto os programas existentes terão de ser revistos na sua estrutura mais tradicional, de forma a que se possam adaptar à geração Millennials (Pinto,2018; Teixeira, 2018). Resultados: Da comparação feita aos programas de fidelização das 5 maiores cadeias hoteleiras a operar em Portugal, concluiu-se que se começa a assistir a uma readaptação dos benefícios que estes PF’s oferecem aos seus clientes, de modo a conseguir alcançar a geração Millennials.ISAG - European Business SchoolIC-OnlineLaia, AnaCampos, FilipaFonseca, Júlia2023-01-18T12:56:02Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/8030porLaia, A., Campos, F., & Fonseca, J. (2020). O futuro dos programas de fidelização na hotelaria em Portugal: Um estudo preliminar. European Journal of Applied Business Management, 6(1), 90-104.2183-5594info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:56:26Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/8030Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:50:50.784268Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O futuro dos programas de fidelização na hotelaria em Portugal: Um estudo preliminar The future of hotel loyalty programs in Portugal: A preliminary study |
title |
O futuro dos programas de fidelização na hotelaria em Portugal: Um estudo preliminar |
spellingShingle |
O futuro dos programas de fidelização na hotelaria em Portugal: Um estudo preliminar Laia, Ana Fidelizar Geração Millennials Hóspedes Hotelaria Marketing relacional Programas de fidelização |
title_short |
O futuro dos programas de fidelização na hotelaria em Portugal: Um estudo preliminar |
title_full |
O futuro dos programas de fidelização na hotelaria em Portugal: Um estudo preliminar |
title_fullStr |
O futuro dos programas de fidelização na hotelaria em Portugal: Um estudo preliminar |
title_full_unstemmed |
O futuro dos programas de fidelização na hotelaria em Portugal: Um estudo preliminar |
title_sort |
O futuro dos programas de fidelização na hotelaria em Portugal: Um estudo preliminar |
author |
Laia, Ana |
author_facet |
Laia, Ana Campos, Filipa Fonseca, Júlia |
author_role |
author |
author2 |
Campos, Filipa Fonseca, Júlia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Laia, Ana Campos, Filipa Fonseca, Júlia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fidelizar Geração Millennials Hóspedes Hotelaria Marketing relacional Programas de fidelização |
topic |
Fidelizar Geração Millennials Hóspedes Hotelaria Marketing relacional Programas de fidelização |
description |
Objetivo: Com este trabalho tentou perceber-se a utilidade e pertinência da existência dos programas de fidelização (PF / PF’s) na hotelaria e os desafios que os mesmos enfrentam, nomeadamente a forma como deverão ser revistos e adaptados à nova geração Millennials. Metodologia: Do ponto de vista metodológico, o presente trabalho tem caráter exploratório; foi elaborada uma revisão da literatura baseada numa análise documental, obras escritas, artigos científicos e web-sites direcionados à hotelaria que permitiram uma comparação dos PF´s de 5 cadeias hoteleiras existente em Portugal. Limitações: A pesquisa efetuada trata-se de uma pesquisa preliminar de caráter exploratório que, no futuro, poderá ser desenvolvida. Originalidade: Vários autores comentam a utilidade e pertinência dos programas de fidelização na hotelaria, no entanto, são fundamentais para aumentar a receita dos hotéis e estimular o retorno dos clientes. O seu surgimento provocou uma transformação no mercado do turismo e a ideia inicial era a de presentear hóspedes fiéis com vantagens através da acumulação de pontos. Contudo, os mesmos enfrentam desafios constantes, sendo que o principal, de acordo com a pesquisa, é saber até que ponto os programas existentes terão de ser revistos na sua estrutura mais tradicional, de forma a que se possam adaptar à geração Millennials (Pinto,2018; Teixeira, 2018). Resultados: Da comparação feita aos programas de fidelização das 5 maiores cadeias hoteleiras a operar em Portugal, concluiu-se que se começa a assistir a uma readaptação dos benefícios que estes PF’s oferecem aos seus clientes, de modo a conseguir alcançar a geração Millennials. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-01-01T00:00:00Z 2023-01-18T12:56:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/8030 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/8030 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Laia, A., Campos, F., & Fonseca, J. (2020). O futuro dos programas de fidelização na hotelaria em Portugal: Um estudo preliminar. European Journal of Applied Business Management, 6(1), 90-104. 2183-5594 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISAG - European Business School |
publisher.none.fl_str_mv |
ISAG - European Business School |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137000909963264 |