O futuro dos programas de fidelização na hotelaria em Portugal: Um estudo preliminar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Laia, Ana
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Campos, Filipa, Fonseca, Júlia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/8030
Resumo: Objetivo: Com este trabalho tentou perceber-se a utilidade e pertinência da existência dos programas de fidelização (PF / PF’s) na hotelaria e os desafios que os mesmos enfrentam, nomeadamente a forma como deverão ser revistos e adaptados à nova geração Millennials. Metodologia: Do ponto de vista metodológico, o presente trabalho tem caráter exploratório; foi elaborada uma revisão da literatura baseada numa análise documental, obras escritas, artigos científicos e web-sites direcionados à hotelaria que permitiram uma comparação dos PF´s de 5 cadeias hoteleiras existente em Portugal. Limitações: A pesquisa efetuada trata-se de uma pesquisa preliminar de caráter exploratório que, no futuro, poderá ser desenvolvida. Originalidade: Vários autores comentam a utilidade e pertinência dos programas de fidelização na hotelaria, no entanto, são fundamentais para aumentar a receita dos hotéis e estimular o retorno dos clientes. O seu surgimento provocou uma transformação no mercado do turismo e a ideia inicial era a de presentear hóspedes fiéis com vantagens através da acumulação de pontos. Contudo, os mesmos enfrentam desafios constantes, sendo que o principal, de acordo com a pesquisa, é saber até que ponto os programas existentes terão de ser revistos na sua estrutura mais tradicional, de forma a que se possam adaptar à geração Millennials (Pinto,2018; Teixeira, 2018). Resultados: Da comparação feita aos programas de fidelização das 5 maiores cadeias hoteleiras a operar em Portugal, concluiu-se que se começa a assistir a uma readaptação dos benefícios que estes PF’s oferecem aos seus clientes, de modo a conseguir alcançar a geração Millennials.
id RCAP_915f8053f869395437f443248381306a
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/8030
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O futuro dos programas de fidelização na hotelaria em Portugal: Um estudo preliminarThe future of hotel loyalty programs in Portugal: A preliminary studyFidelizarGeração MillennialsHóspedesHotelariaMarketing relacionalProgramas de fidelizaçãoObjetivo: Com este trabalho tentou perceber-se a utilidade e pertinência da existência dos programas de fidelização (PF / PF’s) na hotelaria e os desafios que os mesmos enfrentam, nomeadamente a forma como deverão ser revistos e adaptados à nova geração Millennials. Metodologia: Do ponto de vista metodológico, o presente trabalho tem caráter exploratório; foi elaborada uma revisão da literatura baseada numa análise documental, obras escritas, artigos científicos e web-sites direcionados à hotelaria que permitiram uma comparação dos PF´s de 5 cadeias hoteleiras existente em Portugal. Limitações: A pesquisa efetuada trata-se de uma pesquisa preliminar de caráter exploratório que, no futuro, poderá ser desenvolvida. Originalidade: Vários autores comentam a utilidade e pertinência dos programas de fidelização na hotelaria, no entanto, são fundamentais para aumentar a receita dos hotéis e estimular o retorno dos clientes. O seu surgimento provocou uma transformação no mercado do turismo e a ideia inicial era a de presentear hóspedes fiéis com vantagens através da acumulação de pontos. Contudo, os mesmos enfrentam desafios constantes, sendo que o principal, de acordo com a pesquisa, é saber até que ponto os programas existentes terão de ser revistos na sua estrutura mais tradicional, de forma a que se possam adaptar à geração Millennials (Pinto,2018; Teixeira, 2018). Resultados: Da comparação feita aos programas de fidelização das 5 maiores cadeias hoteleiras a operar em Portugal, concluiu-se que se começa a assistir a uma readaptação dos benefícios que estes PF’s oferecem aos seus clientes, de modo a conseguir alcançar a geração Millennials.ISAG - European Business SchoolIC-OnlineLaia, AnaCampos, FilipaFonseca, Júlia2023-01-18T12:56:02Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/8030porLaia, A., Campos, F., & Fonseca, J. (2020). O futuro dos programas de fidelização na hotelaria em Portugal: Um estudo preliminar. European Journal of Applied Business Management, 6(1), 90-104.2183-5594info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:56:26Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/8030Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:50:50.784268Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O futuro dos programas de fidelização na hotelaria em Portugal: Um estudo preliminar
The future of hotel loyalty programs in Portugal: A preliminary study
title O futuro dos programas de fidelização na hotelaria em Portugal: Um estudo preliminar
spellingShingle O futuro dos programas de fidelização na hotelaria em Portugal: Um estudo preliminar
Laia, Ana
Fidelizar
Geração Millennials
Hóspedes
Hotelaria
Marketing relacional
Programas de fidelização
title_short O futuro dos programas de fidelização na hotelaria em Portugal: Um estudo preliminar
title_full O futuro dos programas de fidelização na hotelaria em Portugal: Um estudo preliminar
title_fullStr O futuro dos programas de fidelização na hotelaria em Portugal: Um estudo preliminar
title_full_unstemmed O futuro dos programas de fidelização na hotelaria em Portugal: Um estudo preliminar
title_sort O futuro dos programas de fidelização na hotelaria em Portugal: Um estudo preliminar
author Laia, Ana
author_facet Laia, Ana
Campos, Filipa
Fonseca, Júlia
author_role author
author2 Campos, Filipa
Fonseca, Júlia
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Laia, Ana
Campos, Filipa
Fonseca, Júlia
dc.subject.por.fl_str_mv Fidelizar
Geração Millennials
Hóspedes
Hotelaria
Marketing relacional
Programas de fidelização
topic Fidelizar
Geração Millennials
Hóspedes
Hotelaria
Marketing relacional
Programas de fidelização
description Objetivo: Com este trabalho tentou perceber-se a utilidade e pertinência da existência dos programas de fidelização (PF / PF’s) na hotelaria e os desafios que os mesmos enfrentam, nomeadamente a forma como deverão ser revistos e adaptados à nova geração Millennials. Metodologia: Do ponto de vista metodológico, o presente trabalho tem caráter exploratório; foi elaborada uma revisão da literatura baseada numa análise documental, obras escritas, artigos científicos e web-sites direcionados à hotelaria que permitiram uma comparação dos PF´s de 5 cadeias hoteleiras existente em Portugal. Limitações: A pesquisa efetuada trata-se de uma pesquisa preliminar de caráter exploratório que, no futuro, poderá ser desenvolvida. Originalidade: Vários autores comentam a utilidade e pertinência dos programas de fidelização na hotelaria, no entanto, são fundamentais para aumentar a receita dos hotéis e estimular o retorno dos clientes. O seu surgimento provocou uma transformação no mercado do turismo e a ideia inicial era a de presentear hóspedes fiéis com vantagens através da acumulação de pontos. Contudo, os mesmos enfrentam desafios constantes, sendo que o principal, de acordo com a pesquisa, é saber até que ponto os programas existentes terão de ser revistos na sua estrutura mais tradicional, de forma a que se possam adaptar à geração Millennials (Pinto,2018; Teixeira, 2018). Resultados: Da comparação feita aos programas de fidelização das 5 maiores cadeias hoteleiras a operar em Portugal, concluiu-se que se começa a assistir a uma readaptação dos benefícios que estes PF’s oferecem aos seus clientes, de modo a conseguir alcançar a geração Millennials.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
2023-01-18T12:56:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/8030
url http://hdl.handle.net/10400.8/8030
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Laia, A., Campos, F., & Fonseca, J. (2020). O futuro dos programas de fidelização na hotelaria em Portugal: Um estudo preliminar. European Journal of Applied Business Management, 6(1), 90-104.
2183-5594
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISAG - European Business School
publisher.none.fl_str_mv ISAG - European Business School
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137000909963264