Proposta de modelo do programa de fidelização de clientes para o grupo hoteleiro JASE Hotels & Resorts

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Paulo Alexandre Duarte
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/16931
Resumo: Trabalho de projeto
id RCAP_33d9a21424918edc917312e7a16b595f
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/16931
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Proposta de modelo do programa de fidelização de clientes para o grupo hoteleiro JASE Hotels & ResortsPrograma de fidelizaçãoPrograma de fidelização hoteleiroFidelização de clientesSatisfaçãoMarketing relacionalLoyalty programHotel loyalty programCustomer loyaltySatisfactionRelational marketingDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoTrabalho de projetoA presente investigação tem como objetivo conhecer a utilidade da adesão aos programas de fidelização hoteleiros na satisfação do cliente e comprometimento com a marca hoteleira, e, consequentemente, desenvolver uma proposta de modelo de Programa de Fidelização para um Grupo hoteleiro. No sentido de entender o âmbito do presente estudo e o seu objetivo principal, procedeu—se a uma revisão da literatura que permitisse perceber a importância do perfil do turista atual e da realidade da hotelaria portuguesa, assim como do papel dos Programas de Fidelização Hoteleiros na satisfação, confiança e compromisso do cliente com a marca, através da sua aplicação. Para perceber a utilidade, para o setor hoteleiro, dos Programas de Fidelização enquanto ferramenta útil na satisfação, comprometimento e consequente possibilidade de fidelização de clientes, aplicou—se um Inquérito por Questionario, dirigido a Diretores Comerciais/ Responsáveis do Departamento Comercial de hotéis e grupos hoteleiros. Salientam—se, no entanto, as limitações verificadas na obtenção da amostra inicialmente pretendida, devido a atual situação pandémica. Com base na confirmação da utilidade de tais Programas de Fidelização para os fins a que se destinam, no setor hoteleiro em particular, o presente trabalho apresenta ainda uma proposta de modelo de Programa de Fidelização para o Grupo Hoteleiro JASE Hotels & Resorts, sustentada em exemplos de Programas similares, já existentes em Grupos Hoteleiros a operar no mercado português.This research aims to understand the usefulness of joining hotel loyalty programs in customer satisfaction and commitment to the hotel brand, and consequently developing a proposal for a loyalty program model for a hotel group. Aiming to understand the scope of the present study and its main objective, a review of the literature was carried out in order to understand the importance of the profile of the current tourist and the reality of Portuguese hotels, as well as the role of Hotel Loyalty Programs in the customer satisfaction, trust and commitment to the brand, through its application. In order to understand the usefulness, for the hotel sector, of the Loyalty Programs as a useful tool in the satisfaction, commitment and consequent possibility of customerloyalty, a Questionnaire Survey was applied, directed to Commercial Directors / Responsible of the Commercial Department of hotels and hotel groups. It should be noted, however, the limitations observed in obtaining the sample initially intended, due to the current pandemic situation. Based on the confirmation of such Loyalty Programs usefulness for the purposes which they are intended, in the hotel sector in particular, this paper also presents a proposal for a Loyalty Program model for the Hotel Group JASE Hotels & Resorts, supported by Similar Programs examples, already existing in Hotel Groups operating in the Portuguese market.Ribeiro, JoaquimCosta, ElgaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoFerreira, Paulo Alexandre Duarte2021-02-09T10:23:03Z2021-01-292021-01-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/16931TID:202626873porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:05:13Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/16931Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:36:34.709514Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de modelo do programa de fidelização de clientes para o grupo hoteleiro JASE Hotels & Resorts
title Proposta de modelo do programa de fidelização de clientes para o grupo hoteleiro JASE Hotels & Resorts
spellingShingle Proposta de modelo do programa de fidelização de clientes para o grupo hoteleiro JASE Hotels & Resorts
Ferreira, Paulo Alexandre Duarte
Programa de fidelização
Programa de fidelização hoteleiro
Fidelização de clientes
Satisfação
Marketing relacional
Loyalty program
Hotel loyalty program
Customer loyalty
Satisfaction
Relational marketing
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Proposta de modelo do programa de fidelização de clientes para o grupo hoteleiro JASE Hotels & Resorts
title_full Proposta de modelo do programa de fidelização de clientes para o grupo hoteleiro JASE Hotels & Resorts
title_fullStr Proposta de modelo do programa de fidelização de clientes para o grupo hoteleiro JASE Hotels & Resorts
title_full_unstemmed Proposta de modelo do programa de fidelização de clientes para o grupo hoteleiro JASE Hotels & Resorts
title_sort Proposta de modelo do programa de fidelização de clientes para o grupo hoteleiro JASE Hotels & Resorts
author Ferreira, Paulo Alexandre Duarte
author_facet Ferreira, Paulo Alexandre Duarte
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Joaquim
Costa, Elga
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Paulo Alexandre Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Programa de fidelização
Programa de fidelização hoteleiro
Fidelização de clientes
Satisfação
Marketing relacional
Loyalty program
Hotel loyalty program
Customer loyalty
Satisfaction
Relational marketing
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Programa de fidelização
Programa de fidelização hoteleiro
Fidelização de clientes
Satisfação
Marketing relacional
Loyalty program
Hotel loyalty program
Customer loyalty
Satisfaction
Relational marketing
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Trabalho de projeto
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-09T10:23:03Z
2021-01-29
2021-01-29T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/16931
TID:202626873
url http://hdl.handle.net/10400.22/16931
identifier_str_mv TID:202626873
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131456651395072