Análise e melhoria do processo de compras de uma empresa industrial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Daniel Filipe Ferreira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/14884
Resumo: Num mundo onde as organizações são confrontadas com uma grande competitividade, estas dependem, cada vez mais, das suas cadeias de abastecimento para conseguir cumprir com os seus objetivos e garantir a sua sustentabilidade. Neste sentido, este trabalho pretende contribuir para a melhoria de uma empresa, aplicando melhorias que acrescentem valor para os colaboradores envolvidos. O trabalho aqui apresentado foi desenvolvido em contexto empresarial, na empresa do setor industrial automóvel CaetanoBus, mais concretamente no departamento de Compras, e teve como principal objetivo a análise e melhoria do processo geral de compras, a partir de metodologias como o lean office que possibilitam, entre outras coisas, um trabalho padronizado entre os colaboradores. Após um estudo e análise do processo, em que foram desenhados os vários fluxos inerentes ao mesmo, fez-se uma identificação dos principais problemas patentes, como a falta de organização, a ineficiência na gestão de tarefas/prioridades e a inexistência de instrumentos que apoiem o trabalho efetuado pelos colaboradores. Destes problemas surgiram várias sugestões de melhoria, como a aplicação de métodos associados à ferramenta 5S no local de trabalho em ambiente físico e informático, a elaboração de um quadro para gestão de tarefas e a criação de várias ferramentas que procuram contribuir para a padronização do trabalho. Após o desenvolvimento das condições para a implementação das sugestões de melhoria, foram verificados ganhos qualitativos em termos de disponibilidade e compromisso dos colaboradores, melhor organização do espaço físico e informático, eliminação de certos tempos de espera e de tarefas que não acrescentavam valor ao processo de compras.
id RCAP_917b2f7086fc23741f3f01bd406cd599
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/14884
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise e melhoria do processo de compras de uma empresa industrialMelhoria contínuaMapeamento do ProcessoLean OfficeStandard WorkContinuous improvementProcess mappingLean officeStandard workNum mundo onde as organizações são confrontadas com uma grande competitividade, estas dependem, cada vez mais, das suas cadeias de abastecimento para conseguir cumprir com os seus objetivos e garantir a sua sustentabilidade. Neste sentido, este trabalho pretende contribuir para a melhoria de uma empresa, aplicando melhorias que acrescentem valor para os colaboradores envolvidos. O trabalho aqui apresentado foi desenvolvido em contexto empresarial, na empresa do setor industrial automóvel CaetanoBus, mais concretamente no departamento de Compras, e teve como principal objetivo a análise e melhoria do processo geral de compras, a partir de metodologias como o lean office que possibilitam, entre outras coisas, um trabalho padronizado entre os colaboradores. Após um estudo e análise do processo, em que foram desenhados os vários fluxos inerentes ao mesmo, fez-se uma identificação dos principais problemas patentes, como a falta de organização, a ineficiência na gestão de tarefas/prioridades e a inexistência de instrumentos que apoiem o trabalho efetuado pelos colaboradores. Destes problemas surgiram várias sugestões de melhoria, como a aplicação de métodos associados à ferramenta 5S no local de trabalho em ambiente físico e informático, a elaboração de um quadro para gestão de tarefas e a criação de várias ferramentas que procuram contribuir para a padronização do trabalho. Após o desenvolvimento das condições para a implementação das sugestões de melhoria, foram verificados ganhos qualitativos em termos de disponibilidade e compromisso dos colaboradores, melhor organização do espaço físico e informático, eliminação de certos tempos de espera e de tarefas que não acrescentavam valor ao processo de compras.In a world where organizations are confronted with great competitiveness, they increasingly rely on their supply chains to achieve their objectives and ensure their sustainability. Therefore, this thesis aims to contribute to the enhancement of a company by applying improvements that add value to the employees involved. The thesis presented here was developed in a business context in the automotive industry company CaetanoBus, specifically in the Purchasing Department, and its main objective was the analysis and improvement of the general purchasing process based on methodologies, such as lean office that enable, among other things, a standardized work between workers. Following a study and analysis of the process, in which the various flows inherent to it were designed, the main evident problems were identified, such as lack of organization, inefficiency in the management of tasks/priorities and the lack of instruments that support the work done by the employees. From these problems came several suggestions for improvement, such as the application of methods associated with the 5S tool in the workplace in physical and computer environment, the elaboration of a task management framework and the creation of various tools that aim to contribute to the standardization of work. Succeeding the development of the conditions for the implementation of improvement suggestions, qualitative gains were noted in terms of staff availability and commitment, better organization of physical and computer space, elimination of certain waiting times and tasks that didn’t add value to the purchasing process.Ferreira, Luís Carlos Ramos Nunes PintoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoBarbosa, Daniel Filipe Ferreira2022-09-20T00:30:55Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/14884TID:202295702porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:58:31Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/14884Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:34:41.359305Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise e melhoria do processo de compras de uma empresa industrial
title Análise e melhoria do processo de compras de uma empresa industrial
spellingShingle Análise e melhoria do processo de compras de uma empresa industrial
Barbosa, Daniel Filipe Ferreira
Melhoria contínua
Mapeamento do Processo
Lean Office
Standard Work
Continuous improvement
Process mapping
Lean office
Standard work
title_short Análise e melhoria do processo de compras de uma empresa industrial
title_full Análise e melhoria do processo de compras de uma empresa industrial
title_fullStr Análise e melhoria do processo de compras de uma empresa industrial
title_full_unstemmed Análise e melhoria do processo de compras de uma empresa industrial
title_sort Análise e melhoria do processo de compras de uma empresa industrial
author Barbosa, Daniel Filipe Ferreira
author_facet Barbosa, Daniel Filipe Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Luís Carlos Ramos Nunes Pinto
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Daniel Filipe Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Melhoria contínua
Mapeamento do Processo
Lean Office
Standard Work
Continuous improvement
Process mapping
Lean office
Standard work
topic Melhoria contínua
Mapeamento do Processo
Lean Office
Standard Work
Continuous improvement
Process mapping
Lean office
Standard work
description Num mundo onde as organizações são confrontadas com uma grande competitividade, estas dependem, cada vez mais, das suas cadeias de abastecimento para conseguir cumprir com os seus objetivos e garantir a sua sustentabilidade. Neste sentido, este trabalho pretende contribuir para a melhoria de uma empresa, aplicando melhorias que acrescentem valor para os colaboradores envolvidos. O trabalho aqui apresentado foi desenvolvido em contexto empresarial, na empresa do setor industrial automóvel CaetanoBus, mais concretamente no departamento de Compras, e teve como principal objetivo a análise e melhoria do processo geral de compras, a partir de metodologias como o lean office que possibilitam, entre outras coisas, um trabalho padronizado entre os colaboradores. Após um estudo e análise do processo, em que foram desenhados os vários fluxos inerentes ao mesmo, fez-se uma identificação dos principais problemas patentes, como a falta de organização, a ineficiência na gestão de tarefas/prioridades e a inexistência de instrumentos que apoiem o trabalho efetuado pelos colaboradores. Destes problemas surgiram várias sugestões de melhoria, como a aplicação de métodos associados à ferramenta 5S no local de trabalho em ambiente físico e informático, a elaboração de um quadro para gestão de tarefas e a criação de várias ferramentas que procuram contribuir para a padronização do trabalho. Após o desenvolvimento das condições para a implementação das sugestões de melhoria, foram verificados ganhos qualitativos em termos de disponibilidade e compromisso dos colaboradores, melhor organização do espaço físico e informático, eliminação de certos tempos de espera e de tarefas que não acrescentavam valor ao processo de compras.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
2022-09-20T00:30:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/14884
TID:202295702
url http://hdl.handle.net/10400.22/14884
identifier_str_mv TID:202295702
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131438827700224