Análise e melhoria do processo de compras de uma empresa industrial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/14884 |
Resumo: | Num mundo onde as organizações são confrontadas com uma grande competitividade, estas dependem, cada vez mais, das suas cadeias de abastecimento para conseguir cumprir com os seus objetivos e garantir a sua sustentabilidade. Neste sentido, este trabalho pretende contribuir para a melhoria de uma empresa, aplicando melhorias que acrescentem valor para os colaboradores envolvidos. O trabalho aqui apresentado foi desenvolvido em contexto empresarial, na empresa do setor industrial automóvel CaetanoBus, mais concretamente no departamento de Compras, e teve como principal objetivo a análise e melhoria do processo geral de compras, a partir de metodologias como o lean office que possibilitam, entre outras coisas, um trabalho padronizado entre os colaboradores. Após um estudo e análise do processo, em que foram desenhados os vários fluxos inerentes ao mesmo, fez-se uma identificação dos principais problemas patentes, como a falta de organização, a ineficiência na gestão de tarefas/prioridades e a inexistência de instrumentos que apoiem o trabalho efetuado pelos colaboradores. Destes problemas surgiram várias sugestões de melhoria, como a aplicação de métodos associados à ferramenta 5S no local de trabalho em ambiente físico e informático, a elaboração de um quadro para gestão de tarefas e a criação de várias ferramentas que procuram contribuir para a padronização do trabalho. Após o desenvolvimento das condições para a implementação das sugestões de melhoria, foram verificados ganhos qualitativos em termos de disponibilidade e compromisso dos colaboradores, melhor organização do espaço físico e informático, eliminação de certos tempos de espera e de tarefas que não acrescentavam valor ao processo de compras. |
id |
RCAP_917b2f7086fc23741f3f01bd406cd599 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/14884 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Análise e melhoria do processo de compras de uma empresa industrialMelhoria contínuaMapeamento do ProcessoLean OfficeStandard WorkContinuous improvementProcess mappingLean officeStandard workNum mundo onde as organizações são confrontadas com uma grande competitividade, estas dependem, cada vez mais, das suas cadeias de abastecimento para conseguir cumprir com os seus objetivos e garantir a sua sustentabilidade. Neste sentido, este trabalho pretende contribuir para a melhoria de uma empresa, aplicando melhorias que acrescentem valor para os colaboradores envolvidos. O trabalho aqui apresentado foi desenvolvido em contexto empresarial, na empresa do setor industrial automóvel CaetanoBus, mais concretamente no departamento de Compras, e teve como principal objetivo a análise e melhoria do processo geral de compras, a partir de metodologias como o lean office que possibilitam, entre outras coisas, um trabalho padronizado entre os colaboradores. Após um estudo e análise do processo, em que foram desenhados os vários fluxos inerentes ao mesmo, fez-se uma identificação dos principais problemas patentes, como a falta de organização, a ineficiência na gestão de tarefas/prioridades e a inexistência de instrumentos que apoiem o trabalho efetuado pelos colaboradores. Destes problemas surgiram várias sugestões de melhoria, como a aplicação de métodos associados à ferramenta 5S no local de trabalho em ambiente físico e informático, a elaboração de um quadro para gestão de tarefas e a criação de várias ferramentas que procuram contribuir para a padronização do trabalho. Após o desenvolvimento das condições para a implementação das sugestões de melhoria, foram verificados ganhos qualitativos em termos de disponibilidade e compromisso dos colaboradores, melhor organização do espaço físico e informático, eliminação de certos tempos de espera e de tarefas que não acrescentavam valor ao processo de compras.In a world where organizations are confronted with great competitiveness, they increasingly rely on their supply chains to achieve their objectives and ensure their sustainability. Therefore, this thesis aims to contribute to the enhancement of a company by applying improvements that add value to the employees involved. The thesis presented here was developed in a business context in the automotive industry company CaetanoBus, specifically in the Purchasing Department, and its main objective was the analysis and improvement of the general purchasing process based on methodologies, such as lean office that enable, among other things, a standardized work between workers. Following a study and analysis of the process, in which the various flows inherent to it were designed, the main evident problems were identified, such as lack of organization, inefficiency in the management of tasks/priorities and the lack of instruments that support the work done by the employees. From these problems came several suggestions for improvement, such as the application of methods associated with the 5S tool in the workplace in physical and computer environment, the elaboration of a task management framework and the creation of various tools that aim to contribute to the standardization of work. Succeeding the development of the conditions for the implementation of improvement suggestions, qualitative gains were noted in terms of staff availability and commitment, better organization of physical and computer space, elimination of certain waiting times and tasks that didn’t add value to the purchasing process.Ferreira, Luís Carlos Ramos Nunes PintoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoBarbosa, Daniel Filipe Ferreira2022-09-20T00:30:55Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/14884TID:202295702porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:58:31Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/14884Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:34:41.359305Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise e melhoria do processo de compras de uma empresa industrial |
title |
Análise e melhoria do processo de compras de uma empresa industrial |
spellingShingle |
Análise e melhoria do processo de compras de uma empresa industrial Barbosa, Daniel Filipe Ferreira Melhoria contínua Mapeamento do Processo Lean Office Standard Work Continuous improvement Process mapping Lean office Standard work |
title_short |
Análise e melhoria do processo de compras de uma empresa industrial |
title_full |
Análise e melhoria do processo de compras de uma empresa industrial |
title_fullStr |
Análise e melhoria do processo de compras de uma empresa industrial |
title_full_unstemmed |
Análise e melhoria do processo de compras de uma empresa industrial |
title_sort |
Análise e melhoria do processo de compras de uma empresa industrial |
author |
Barbosa, Daniel Filipe Ferreira |
author_facet |
Barbosa, Daniel Filipe Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferreira, Luís Carlos Ramos Nunes Pinto Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Daniel Filipe Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Melhoria contínua Mapeamento do Processo Lean Office Standard Work Continuous improvement Process mapping Lean office Standard work |
topic |
Melhoria contínua Mapeamento do Processo Lean Office Standard Work Continuous improvement Process mapping Lean office Standard work |
description |
Num mundo onde as organizações são confrontadas com uma grande competitividade, estas dependem, cada vez mais, das suas cadeias de abastecimento para conseguir cumprir com os seus objetivos e garantir a sua sustentabilidade. Neste sentido, este trabalho pretende contribuir para a melhoria de uma empresa, aplicando melhorias que acrescentem valor para os colaboradores envolvidos. O trabalho aqui apresentado foi desenvolvido em contexto empresarial, na empresa do setor industrial automóvel CaetanoBus, mais concretamente no departamento de Compras, e teve como principal objetivo a análise e melhoria do processo geral de compras, a partir de metodologias como o lean office que possibilitam, entre outras coisas, um trabalho padronizado entre os colaboradores. Após um estudo e análise do processo, em que foram desenhados os vários fluxos inerentes ao mesmo, fez-se uma identificação dos principais problemas patentes, como a falta de organização, a ineficiência na gestão de tarefas/prioridades e a inexistência de instrumentos que apoiem o trabalho efetuado pelos colaboradores. Destes problemas surgiram várias sugestões de melhoria, como a aplicação de métodos associados à ferramenta 5S no local de trabalho em ambiente físico e informático, a elaboração de um quadro para gestão de tarefas e a criação de várias ferramentas que procuram contribuir para a padronização do trabalho. Após o desenvolvimento das condições para a implementação das sugestões de melhoria, foram verificados ganhos qualitativos em termos de disponibilidade e compromisso dos colaboradores, melhor organização do espaço físico e informático, eliminação de certos tempos de espera e de tarefas que não acrescentavam valor ao processo de compras. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-01-01T00:00:00Z 2022-09-20T00:30:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/14884 TID:202295702 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/14884 |
identifier_str_mv |
TID:202295702 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131438827700224 |