Melhoria do desempenho dos processos nos departamentos de Purchasing, numa empresa multinacional do setor automóvel
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/66589 |
Resumo: | Dissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão Industrial |
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Melhoria do desempenho dos processos nos departamentos de Purchasing, numa empresa multinacional do setor automóvelQualidade preventivaMapeamento de processosVSDiaLean officeMelhoria contínuaPreventive qualityProcess mappingContinuous ImprovementEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e TecnologiasDissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão IndustrialA presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial da Universidade do Minho. O projeto de investigação foi concretizado em ambiente industrial, no período de nove meses, na empresa Bosch Car Multimédia Portugal S.A, sediada em Braga, com o objetivo de melhorar o desempenho dos processos realizados nos departamentos da secção de Compras. O processo que promove o planeamento da qualidade preventiva, desenvolvido internamente na Bosch, tem como objetivo assegurar que as exigências dos seus clientes são conhecidas e respeitadas desde o início do desenvolvimento de peças/produtos. O processo em questão exige coordenação de tarefas realizadas entre vários departamentos da secção de Purchasing da Bosch e com fornecedores externos. O tópico de investigação prende-se com o reduzido número de processos de aprovação de peças concluídos, antes de iniciar a produção interna do produto. A teoria que se corroborou é que tal problema se devia ao facto do procedimento para aprovação de peças, até então realizado, ser ineficaz e ineficiente. A metodologia de investigação que vigorou ao longo da dissertação foi a Action-Research. Neste seguimento, realizou-se, numa primeira fase, um diagnóstico à situação atual, com recurso a uma ferramenta standard Bosch (VSDiA: Value Stream Design for Indirect Areas), que auxilia o mapeamento das atividades realizadas em áreas indiretas e a outras ferramentas de modelação de processos, nomeadamente BPMN e RASIC. A posterior identificação de problemas e implementação de soluções, recorrendo a filosofias e ferramentas Lean, aplicadas a áreas indiretas (Lean Office), tais como a gestão visual, o Standard Work, a melhoria contínua ou Kaizen; e a pensamentos e métodos Bosch de melhoria contínua (CIP: Continuous Improvement Process), permitiu aumentar o desempenho do processo. Com a concretização do projeto de investigação, há que destacar como resultados principais: o aumento da eficácia, velocidade, qualidade e eficiência do processo em estudo e, consequente, aumento do número de processos de aprovação de peças concluído no prazo; o mapeamento objetivo, atual e coerente (aprovado por parte dos intervenientes) do processo de aprovação de peças; a implementação e adoção de ferramentas de melhoria contínua que visam a obtenção do processo ideal (também mapeado); a formação dos colaboradores para que haja continuidade do ciclo PDCA relativamente a todas as propostas de melhoria sugeridas; e, por fim, mas não menos importante dada a dificuldade deste tópico, o aumento da envolvência, cooperação e satisfação dos colaboradores da secção.This dissertation was developed within the scope of the Integrated Master in Engineering and Industrial Management at the University of Minho. The research project was carried out in an industrial environment, in the period of nine months, at the company Bosch Car Multimedia Portugal S.A, based in Braga, with the objective of improving the performance of the processes carried out in the departments of the Purchasing section. The process that promotes preventive quality planning, developed internally at Bosch, aims to ensure that the requirements of its customers are known and respected since the beginning of the development of parts/products. The process in question requires the coordination of tasks carried out between various departments in the Purchasing section of Bosch and with external suppliers. The main research topic concerns the reduced number of completed parts approval processes, before starting the internal production of the product. The corroborated theory is that this problem was due to the fact that the procedure for approval of parts, until then carried out, was ineffective and inefficient. The research methodology used was Action-Research. Therefore, a diagnosis of the current situation was carried out, using a standard Bosch tool (VSDiA: Value Stream Design for Indirect Areas), which helps to map the activities carried out in indirect areas and other process modelling, namely BPMN and RASIC. The subsequent identification of problems and implementation of solutions, using Lean philosophies and tools, applied to indirect areas (Lean Office), such as visual management, Standard Work, continuous improvement or Kaizen; and Bosch thoughts and methods of continuous improvement (CIP: Continuous Improvement Process), allowed to increase the performance of the process. With the concretion of the research project, the following main results should be highlighted: increase in the effectiveness, speed, quality and efficiency of the process under study and, consequently, an increase in the number of parts approval processes completed on time; objective, current and coherent mapping (approved by the stakeholders) of the parts approval process; implementation and adoption of continuous improvement tools aimed at obtaining an ideal process (also mapped); training employees so that the PDCA cycle can continue with all suggested improvement proposals; and, last but not least, the increased involvement, cooperation and satisfaction of the employees of the section.Sampaio, PauloUniversidade do MinhoLopes, Bruno Manuel Novais20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/66589por202503283info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:55:56Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/66589Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:45:31.230321Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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