Cultura Organizacional e Responsabilidade Social Empresarial: relação entre variáveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Elsa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4376
Resumo: A relevância da responsabilidade social empresarial (RSE) no actual quadro empresarial advém das exigências de gestão que têm vindo a sugerir a adopção de acções de responsabilidade social pelas empresas como um factor de competitividade e estratégia empresarial. Isto implica, necessariamente, uma mudança de valores enraizados na cultura da própria empresa, orientando todas as suas acções e relações com os stakeholders. A RSE representa um importante pilar dos negócios para reforçar a confiança dos stakeholders, e isto pode ser a chave para o aumento da competitividade. Apesar disso, ainda existem muitas empresas que não têm essa consciência, ou seja, da importante relação entre as actividades baseadas na perspectiva dos stakeholders e a competitividade. As empresas, ao incorporarem a criação de valor dentro dos seus processos de decisão e posicionando a liderança empresarial no que tem sido chamado de "gestão de valores”, têm procurado definir, avaliar e institucionalizar, dentro do núcleo de valores traçados pela empresa, a adopção de comportamentos ético e socialmente responsáveis, que contribuem para o bem-estar das empresas e sua eficiência económica.
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