LMS em contexto escolar : estudo sobre o uso da Moodle pelos docentes de duas escolas do Norte de Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lisbôa, Eliana Santana
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Jesus, Anabela Gomes de, Varela, António Manuel Leitão Macedo, Teixeira, Gláucia Helena Sales, Coutinho, Clara Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/9428
Resumo: Considerando o conhecimento ainda insuficiente das práticas existentes nas escolas portuguesas no que se refere à utilização de plataformas virtuais, particularmente no que se refere ao caso da plataforma MOODLE, foi desenvolvido um estudo descritivo com o objectivo de analisar que tipo de serviços e ferramentas são utilizados pelos professores e de que forma estes novos recursos têm contribuído para renovar as suas práticas pedagógicas. O estudo empírico envolveu os professores de duas escolas do norte de Portugal, sendo uma privada e outra pública. Para o efeito, os professores preencheram um questionário que foi alvo de uma validação de conteúdo e empírica. Os resultados mostram que: a) a maioria dos professores inquiridos não utiliza a plataforma de apoio à aprendizagem; e b) que os professores que utilizam a Moodle não o fazem tirando partido do potencial que esta plataforma apresenta para o desenvolvimento da sociedade da informação, comunicação e conhecimento em Portugal.
id RCAP_91850e5168ed41e240114354e5d32652
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/9428
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling LMS em contexto escolar : estudo sobre o uso da Moodle pelos docentes de duas escolas do Norte de PortugalLMSEnsino e aprendizagemFormaçãoProfessoresPlataforma MoodleTeaching and learningTeachers trainingTeachersMoodle PlatformConsiderando o conhecimento ainda insuficiente das práticas existentes nas escolas portuguesas no que se refere à utilização de plataformas virtuais, particularmente no que se refere ao caso da plataforma MOODLE, foi desenvolvido um estudo descritivo com o objectivo de analisar que tipo de serviços e ferramentas são utilizados pelos professores e de que forma estes novos recursos têm contribuído para renovar as suas práticas pedagógicas. O estudo empírico envolveu os professores de duas escolas do norte de Portugal, sendo uma privada e outra pública. Para o efeito, os professores preencheram um questionário que foi alvo de uma validação de conteúdo e empírica. Os resultados mostram que: a) a maioria dos professores inquiridos não utiliza a plataforma de apoio à aprendizagem; e b) que os professores que utilizam a Moodle não o fazem tirando partido do potencial que esta plataforma apresenta para o desenvolvimento da sociedade da informação, comunicação e conhecimento em Portugal.Considering the lack of research about existing practices in Portuguese schools regarding the use of learning management systems, particularly in what concerns the use of Moodle , this paper analysis if Moodle has been used to support a social constructionist framework of education or not. This paper describes what kind of activities and resources are used by teachers and how these new features have helped them to renew their teaching practices. The empirical investigation involved teachers from two schools in the north of Portugal. The results illustrate that: a) most teachers surveyed didn’t use the platform to support learning, and b) that teachers didn’t effectively use Moodle considering its whole learning potential. It is argued that technological improvement in communications stands for a development of educational purposes and experiences.EducomUniversidade do MinhoLisbôa, Eliana SantanaJesus, Anabela Gomes deVarela, António Manuel Leitão MacedoTeixeira, Gláucia Helena SalesCoutinho, Clara Pereira2009-052009-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/9428por“Educação, Formação & Tecnologias”. ISSN 1646-933X. 2:1 (2009) 44-57.1646-933Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:09:15Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/9428Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:00:37.335893Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv LMS em contexto escolar : estudo sobre o uso da Moodle pelos docentes de duas escolas do Norte de Portugal
title LMS em contexto escolar : estudo sobre o uso da Moodle pelos docentes de duas escolas do Norte de Portugal
spellingShingle LMS em contexto escolar : estudo sobre o uso da Moodle pelos docentes de duas escolas do Norte de Portugal
Lisbôa, Eliana Santana
LMS
Ensino e aprendizagem
Formação
Professores
Plataforma Moodle
Teaching and learning
Teachers training
Teachers
Moodle Platform
title_short LMS em contexto escolar : estudo sobre o uso da Moodle pelos docentes de duas escolas do Norte de Portugal
title_full LMS em contexto escolar : estudo sobre o uso da Moodle pelos docentes de duas escolas do Norte de Portugal
title_fullStr LMS em contexto escolar : estudo sobre o uso da Moodle pelos docentes de duas escolas do Norte de Portugal
title_full_unstemmed LMS em contexto escolar : estudo sobre o uso da Moodle pelos docentes de duas escolas do Norte de Portugal
title_sort LMS em contexto escolar : estudo sobre o uso da Moodle pelos docentes de duas escolas do Norte de Portugal
author Lisbôa, Eliana Santana
author_facet Lisbôa, Eliana Santana
Jesus, Anabela Gomes de
Varela, António Manuel Leitão Macedo
Teixeira, Gláucia Helena Sales
Coutinho, Clara Pereira
author_role author
author2 Jesus, Anabela Gomes de
Varela, António Manuel Leitão Macedo
Teixeira, Gláucia Helena Sales
Coutinho, Clara Pereira
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Lisbôa, Eliana Santana
Jesus, Anabela Gomes de
Varela, António Manuel Leitão Macedo
Teixeira, Gláucia Helena Sales
Coutinho, Clara Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv LMS
Ensino e aprendizagem
Formação
Professores
Plataforma Moodle
Teaching and learning
Teachers training
Teachers
Moodle Platform
topic LMS
Ensino e aprendizagem
Formação
Professores
Plataforma Moodle
Teaching and learning
Teachers training
Teachers
Moodle Platform
description Considerando o conhecimento ainda insuficiente das práticas existentes nas escolas portuguesas no que se refere à utilização de plataformas virtuais, particularmente no que se refere ao caso da plataforma MOODLE, foi desenvolvido um estudo descritivo com o objectivo de analisar que tipo de serviços e ferramentas são utilizados pelos professores e de que forma estes novos recursos têm contribuído para renovar as suas práticas pedagógicas. O estudo empírico envolveu os professores de duas escolas do norte de Portugal, sendo uma privada e outra pública. Para o efeito, os professores preencheram um questionário que foi alvo de uma validação de conteúdo e empírica. Os resultados mostram que: a) a maioria dos professores inquiridos não utiliza a plataforma de apoio à aprendizagem; e b) que os professores que utilizam a Moodle não o fazem tirando partido do potencial que esta plataforma apresenta para o desenvolvimento da sociedade da informação, comunicação e conhecimento em Portugal.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-05
2009-05-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/9428
url http://hdl.handle.net/1822/9428
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv “Educação, Formação & Tecnologias”. ISSN 1646-933X. 2:1 (2009) 44-57.
1646-933X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Educom
publisher.none.fl_str_mv Educom
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132401866113024