Determinantes da intenção de reserva de um alojamento turístico em Portugal através da utilização de plataformas hoteleiras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/21142 |
Resumo: | Mestrado em Marketing |
id |
RCAP_9193b2609abfaa6785770a8085633639 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/21142 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Determinantes da intenção de reserva de um alojamento turístico em Portugal através da utilização de plataformas hoteleirasPlataformas hoteleirasComentários on-lineValor percebidoConfiançaIntenção de reserva on-lineHotel platformsOnline commentsPerceived valueTrustOnline booking intentionMestrado em MarketingA tecnologia de informação desempenha um papel cada vez mais importante na indústria do turismo. Desta forma, as plataformas hoteleiras surgem como forma a dar resposta às necessidades de integração das tecnologias de informação nas operações gerais dos hotéis. A presente investigação pretende compreender os determinantes da intenção de reserva de alojamento a partir de uma plataforma hoteleira. A investigação seguiu um raciocínio descritivo-explanatório, utilizou o tipo de estudo quantitativo e a técnica de amostragem não probabilística por conveniência. Os dados foram recolhidos através de um inquérito on-line, num horizonte temporal transversal, obtendo-se 173 respostas válidas, sendo posteriormente analisados através de métodos estatísticos. Foi possível concluir que um preço razoável e qualidade de serviço percecionada têm uma influência positiva na formação de valor percecionado que, por sua vez, vai influenciar direta e positivamente a intenção de reserva de um alojamento turístico através de uma plataforma hoteleira. A confiança em plataformas hoteleiras e no alojamento turístico vão também influenciar esta intenção positivamente. A nível académico este estudo revela-se inovador na medida em que é aplicado ao mercado português, onde não há muitos estudos do género sobre o tema, contribuindo assim, para perceber melhor de que forma o cliente on-line português através da visão integradora de valor e de três tipos de confiança é influenciado na sua intenção de reserva através das plataformas hoteleiras. A nível empresarial, a presente dissertação mostra-se relevante para empresas do setor turístico que tenham uma presença on-line e que pretendam melhorar a sua performance.Information technology plays an increasingly important role in the tourism industry. In this way, hotel platforms emerge as a way to respond to the needs of integrating information technologies in the general operations of hotels. The present investigation intends to understand the determinants of the intention to reserve an accommodation through a hotel platform. The investigation followed a descriptive-explanatory reasoning, using the type of study quantitative and the non-probabilistic sampling technique of convenience. The data was collected through an online survey, in a transversal time horizon, obtaining 173 valid responses, which were later treated and analyzed using statistical methods. According to the results, it can be concluded that a reasonable price and perceived quality of service have a positive influence on the formation of perceived value. In turn the perceived value will directly and positively influence the intention of booking a tourist accommodation through a hotel platform. Trust in hotel platforms and tourist accommodation will also positively influence this intention. At the academic level, this study proves to be innovative in that it is applied to the Portuguese market where there are not many studies of this kind on the subject, thus contributing to better understand how the Portuguese on-line customer through the integrated vision of value and three types of trust are influenced in their intention to book through hotel platforms. At the business level, this dissertation is relevant for companies in the tourism sector that have an on-line presence and that want to improve their performance.Instituto Superior de Economia e GestãoGonçalves, HelenaRepositório da Universidade de LisboaEsteves, Lourenço Maria Silva Basto de Sena2021-09-05T00:30:16Z2020-102020-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/21142porEsteves, Lourenço Maria Silva Basto de Sena (2020). "Determinantes da intenção de reserva de um alojamento turístico em Portugal através da utilização de plataformas hoteleiras". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:50:34Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/21142Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:05:46.943044Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Determinantes da intenção de reserva de um alojamento turístico em Portugal através da utilização de plataformas hoteleiras |
title |
Determinantes da intenção de reserva de um alojamento turístico em Portugal através da utilização de plataformas hoteleiras |
spellingShingle |
Determinantes da intenção de reserva de um alojamento turístico em Portugal através da utilização de plataformas hoteleiras Esteves, Lourenço Maria Silva Basto de Sena Plataformas hoteleiras Comentários on-line Valor percebido Confiança Intenção de reserva on-line Hotel platforms Online comments Perceived value Trust Online booking intention |
title_short |
Determinantes da intenção de reserva de um alojamento turístico em Portugal através da utilização de plataformas hoteleiras |
title_full |
Determinantes da intenção de reserva de um alojamento turístico em Portugal através da utilização de plataformas hoteleiras |
title_fullStr |
Determinantes da intenção de reserva de um alojamento turístico em Portugal através da utilização de plataformas hoteleiras |
title_full_unstemmed |
Determinantes da intenção de reserva de um alojamento turístico em Portugal através da utilização de plataformas hoteleiras |
title_sort |
Determinantes da intenção de reserva de um alojamento turístico em Portugal através da utilização de plataformas hoteleiras |
author |
Esteves, Lourenço Maria Silva Basto de Sena |
author_facet |
Esteves, Lourenço Maria Silva Basto de Sena |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gonçalves, Helena Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Esteves, Lourenço Maria Silva Basto de Sena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Plataformas hoteleiras Comentários on-line Valor percebido Confiança Intenção de reserva on-line Hotel platforms Online comments Perceived value Trust Online booking intention |
topic |
Plataformas hoteleiras Comentários on-line Valor percebido Confiança Intenção de reserva on-line Hotel platforms Online comments Perceived value Trust Online booking intention |
description |
Mestrado em Marketing |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10 2020-10-01T00:00:00Z 2021-09-05T00:30:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/21142 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/21142 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Esteves, Lourenço Maria Silva Basto de Sena (2020). "Determinantes da intenção de reserva de um alojamento turístico em Portugal através da utilização de plataformas hoteleiras". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817552940252004352 |