Intenção de reserva de alojamento através do Smartphone : o caso Booking.com

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sabino, Patrícia Alexandra da Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/14582
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_c581c619dfbd0d1bcc1ff65ad7ec8e3d
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/14582
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Intenção de reserva de alojamento através do Smartphone : o caso Booking.comreviewsaplicação móvelranking do alojamentobenefício percebidorisco percebidoconfiançaintenção de reserva de alojamentoaccommodation rankingintentionperceived benefitperceived risktrustintention to book a hotelMestrado em MarketingCom a Web 2.0 o setor do turismo enfrenta novos desafios. O UGC e as reviews de outros viajantes ganham cada vez mais relevância no momento de decisão. Considerando que a pesquisa e reserva de alojamento e o uso de dispositivos mobile e aplicações móveis tem vindo a crescer, a presente investigação visa compreender o que influencia a intenção de reserva de alojamento através destas. Assim, pretende-se perceber, através das rotas central e periférica, como os indivíduos avaliam as reviews, o impacto na adoção de informação e a consequente influência desta na intenção de reserva através da aplicação móvel. Visa-se ainda compreender a influência da confiança, benefício e dos risco percebidos na referida intenção. Depois de analisados os dados resultantes do questionário concluiu-se que a adoção de informação é influenciada positivamente pela qualidade de informação e pelo ranking do alojamento, sendo que este último tem uma maior influência. Comprovou-se ainda a relação positiva entre a adoção de informação e a intenção de reserva de alojamento através de uma aplicação móvel de alojamento. Sendo igualmente influenciada pelo benefício percebido na aplicação de forma positiva e pelo risco percebido de forma negativa. Os resultados deste estudo trazem contributos a nível académico, pela relação estabelecida entre dois fenómenos - UGC e reserva de alojamento. Esta investigação mostrou que na consulta de reviews os utilizadores dão maior atenção ao ranking do alojamento, dão importância aos benefícios como a conveniência e a poupança de tempo e têm em consideração o risco que percecionam.With Web 2. 0 the tourism sector faces new challenges. Considering that UGC and the reviews of other travelers are gaining more relevance in the decision moment. In the research and reservation of accommodation the use of mobile devices and mobile apps has been growing and this study aims to understand what influence the hotel reservation intention through these. Considering it the goal is to understand, through the persuasion routes, how individuals evaluate reviews, the impact on the information adoption and how this influences the intention to make a reservation. The final goal is to understand the influence that trust, the perceived benefit and the perceived risk have on the refered intention. After the data analysis it was possible to conclude that the adoption of information is positively influenced by the quality of information and by the ranking of the accommodation. Additionally, it's proved the positive relationship between the information adoption and the intention to use the mobile app for the accommodation reservation. This intention is also positively influenced by perceived benefits of the app and negatively by the perceived risk. The results of this study have an academic contribute because they establish a link between two phenomena - UGC and accommodation reservation. This investigation shows that when travelers read reviews of others they pay more attention to the ranking of the accommodation and they give importance to the benefits, such as convenience and time saving, and to the perceived risk regarding the app.Instituto Superior de Economia e GestãoAfonso, CarolinaRepositório da Universidade de LisboaSabino, Patrícia Alexandra da Silva2017-12-29T15:28:44Z2017-102017-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/14582porSabino, Patrícia Alexandra da Silva (2017). "Intenção de reserva de alojamento através do Smartphone : o caso Booking.com". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:44:37Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/14582Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:00:25.021671Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Intenção de reserva de alojamento através do Smartphone : o caso Booking.com
title Intenção de reserva de alojamento através do Smartphone : o caso Booking.com
spellingShingle Intenção de reserva de alojamento através do Smartphone : o caso Booking.com
Sabino, Patrícia Alexandra da Silva
reviews
aplicação móvel
ranking do alojamento
benefício percebido
risco percebido
confiança
intenção de reserva de alojamento
accommodation ranking
intention
perceived benefit
perceived risk
trust
intention to book a hotel
title_short Intenção de reserva de alojamento através do Smartphone : o caso Booking.com
title_full Intenção de reserva de alojamento através do Smartphone : o caso Booking.com
title_fullStr Intenção de reserva de alojamento através do Smartphone : o caso Booking.com
title_full_unstemmed Intenção de reserva de alojamento através do Smartphone : o caso Booking.com
title_sort Intenção de reserva de alojamento através do Smartphone : o caso Booking.com
author Sabino, Patrícia Alexandra da Silva
author_facet Sabino, Patrícia Alexandra da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Afonso, Carolina
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Sabino, Patrícia Alexandra da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv reviews
aplicação móvel
ranking do alojamento
benefício percebido
risco percebido
confiança
intenção de reserva de alojamento
accommodation ranking
intention
perceived benefit
perceived risk
trust
intention to book a hotel
topic reviews
aplicação móvel
ranking do alojamento
benefício percebido
risco percebido
confiança
intenção de reserva de alojamento
accommodation ranking
intention
perceived benefit
perceived risk
trust
intention to book a hotel
description Mestrado em Marketing
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-29T15:28:44Z
2017-10
2017-10-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/14582
url http://hdl.handle.net/10400.5/14582
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Sabino, Patrícia Alexandra da Silva (2017). "Intenção de reserva de alojamento através do Smartphone : o caso Booking.com". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131091759529984