Fatores que influenciam a Intenção Empreendedora da Mulher
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/9697 |
Resumo: | O presente trabalho centra-se no fenómeno do empreendedorismo feminino. Face à importância que o empreendedorismo tem na sociedade atual, torna-se importante estudá-lo a si e às suas diferentes formas, neste caso o empreendedorismo no feminino este por sua vez, constitui um papel importante no crescimento económico e consequente redução da pobreza, daí a importância em estudá-lo. Para isso fez-se o levantamento bibliográfico sobre esta temática, nomeadamente aspetos como o acesso ao financiamento, a importância que a educação para o empreendedorismo tem para a mulher que empreende e por fim, a forma como a vida pessoal/familiar influencia a intenção em empreender. Para testar empiricamente as hipóteses recorreu-se ao uso de dados primários, através da elaboração de um questionário visando levantar dados sobre os fatores que influenciam a intenção empreendedora da mulher. Este questionário foi implementado entre os dias 02 e 30 de abril de 2018. Aplicados os métodos de Análise de Regressão Probit e a Regressão Multinominal Logit (ML), conclui-se que, o Acesso ao Financiamento não constitui em entrave à intenção empreendedora feminina, mas que a Educação para o Empreendedorismo e a vida Pessoal/Familiar são fatores que influenciam a mulher empreendedora. Nos dois métodos utilizados pode concluir-se que o acesso ao Financiamento não influencia a intenção empreendedora da mulher, isto é, os dados estatísticos não tiveram significância. Já em relação à Educação para o Empreendedorismo averiguou-se que esta fomenta a intenção da mulher empreender e isto, foi visível ambos os modelos analisados. E, em relação à vida Pessoal/Familiar da mulher esta foi a que mais teve impacto na intenção da mulher empreender, na Análise Probit duas variáveis apresentaram valores significativos e em relação à Regressão Multinominal Logit, o fator pessoal/familiar também foi o que apresentou mais significâncias e mais impacto na intenção empreendedora da mulher. Esta investigação foi construída em cinco capítulos principais, o primeiro é um capítulo introdutório onde se justifica a escolha do tema e a importância do mesmo e o segundo capítulo diz respeito à construção teórica relativamente ao empreendedorismo e ao empreendedorismo feminino. No terceiro capítulo está descrita a metodologia utilizada (desde a descrição do questionário elaborado até à identificação das hipóteses de investigação). Já o quarto capítulo é relativo à apresentação e análise dos dados resultantes do modelo de Análise Probit e de Regressão Multinominal Logit. E por fim, no último capítulo são apresentadas as principais considerações do estudo bem como as limitações e futuras linhas de investigação. |
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Para testar empiricamente as hipóteses recorreu-se ao uso de dados primários, através da elaboração de um questionário visando levantar dados sobre os fatores que influenciam a intenção empreendedora da mulher. Este questionário foi implementado entre os dias 02 e 30 de abril de 2018. Aplicados os métodos de Análise de Regressão Probit e a Regressão Multinominal Logit (ML), conclui-se que, o Acesso ao Financiamento não constitui em entrave à intenção empreendedora feminina, mas que a Educação para o Empreendedorismo e a vida Pessoal/Familiar são fatores que influenciam a mulher empreendedora. Nos dois métodos utilizados pode concluir-se que o acesso ao Financiamento não influencia a intenção empreendedora da mulher, isto é, os dados estatísticos não tiveram significância. Já em relação à Educação para o Empreendedorismo averiguou-se que esta fomenta a intenção da mulher empreender e isto, foi visível ambos os modelos analisados. E, em relação à vida Pessoal/Familiar da mulher esta foi a que mais teve impacto na intenção da mulher empreender, na Análise Probit duas variáveis apresentaram valores significativos e em relação à Regressão Multinominal Logit, o fator pessoal/familiar também foi o que apresentou mais significâncias e mais impacto na intenção empreendedora da mulher. Esta investigação foi construída em cinco capítulos principais, o primeiro é um capítulo introdutório onde se justifica a escolha do tema e a importância do mesmo e o segundo capítulo diz respeito à construção teórica relativamente ao empreendedorismo e ao empreendedorismo feminino. No terceiro capítulo está descrita a metodologia utilizada (desde a descrição do questionário elaborado até à identificação das hipóteses de investigação). Já o quarto capítulo é relativo à apresentação e análise dos dados resultantes do modelo de Análise Probit e de Regressão Multinominal Logit. E por fim, no último capítulo são apresentadas as principais considerações do estudo bem como as limitações e futuras linhas de investigação.The present work focuses on the phenomenon of female entrepreneurship. In view of the importance that entrepreneurship has in today's society, it is important to study it and its different forms, in which case entrepreneurship in the feminine, in turn, plays an important role in economic growth and consequent poverty reduction. For this purpose, a bibliographical survey was carried out on this subject, namely aspects such as access to finance, the importance that entrepreneurial education has for the woman who undertakes, and finally, how the personal / family relationship influences entrepreneurial intentions. In order to test the hypotheses empirically, we used the primary data, through the elaboration of a questionnaire in order to explain what factors influence the entrepreneurial woman. This questionnaire was implemented between April 2 and 30, 2018. Applying the Probit Regression Analysis methods and the Logit Multinominal Regression (ML), it is concluded that, Access to financing is not an obstacle to female entrepreneurship, but that Education for entrepreneurship and personal / family relationship are factors which influence the entrepreneurial woman. In the two methods used it can be concluded that access to financing does not influence the entrepreneurial intention of the woman, that is, the statistical data were not significant. Regarding education for entrepreneurship, it was found that it fosters the intention of the woman to undertake and this, both models analyzed were visible. And in relation to the personal / family life of the woman this was the one that had the most impact on the intention of the woman to undertake, in the Probit Analysis two variables presented significant values and in relation to the Logit Multinominal Regression, the personal / family factor was also what presented more significance and more impact on women's entrepreneurial intent. This research was constructed in five main chapters, the first one is an introductory chapter where the choice of theme and the importance of it is justified and the second chapter concerns the theoretical construction regarding entrepreneurship and female entrepreneurship. The third chapter describes the methodology used (from the description of the questionnaire prepared until the identification of the research hypotheses). The fourth chapter is related to the presentation and analysis of the data resulting from the Probit Analysis and Multinominal Logit Regression model. Finally, the last chapter presents the main considerations of the study as well as the limitations and future lines of research.Madeira, Maria José AguilaruBibliorumFaria, Alzira Maria Farinha2020-03-03T17:06:34Z2018-07-132018-06-192018-07-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/9697TID:202333736porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:50:56Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/9697Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:49:47.902007Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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