Materializar o gesto: tipologias de desenho no processo criativo de cenografia e figurino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Malva, Filipa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/40636
Resumo: O projecto Desenho e Performance: A Cenografia em Criação, a decorrer, pretende refletir sobre a relação prática e artística que os cenógrafos/figurinistas têm com o desenho como ferramenta de criação de espaço e de tempo de performance e como mediador entre os corpos do performer em palco e o do desenhador. Tem-se procedido ao levantamento da forma como estes recorrem ao desenho durante a criação de um espectáculo e registam o modo como os elementos cenográficos são introduzidos em confronto ou em diálogo com o corpo em movimento. O protocolo de levantamento proposto inclui três tipologias de desenho que registam o pensamento especulativo desenvolvido: (1) desenho como registo de movimento e ação; (2) desenho como proposta de conceitos e materiais cenográficos; (3) desenho como cenografia. Neste artigo proponho reflectir sobre o modo como estas tipologias são usadas nos exemplos levantados e debater a sua função na construção de questões comuns ao uso do desenho nos processos criativos.
id RCAP_91ac15029bcfa54f7f4d0ed645f37099
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/40636
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Materializar o gesto: tipologias de desenho no processo criativo de cenografia e figurinoDesenhoCenografiaFigurinoProcesso CriativoTeoria da arteO projecto Desenho e Performance: A Cenografia em Criação, a decorrer, pretende refletir sobre a relação prática e artística que os cenógrafos/figurinistas têm com o desenho como ferramenta de criação de espaço e de tempo de performance e como mediador entre os corpos do performer em palco e o do desenhador. Tem-se procedido ao levantamento da forma como estes recorrem ao desenho durante a criação de um espectáculo e registam o modo como os elementos cenográficos são introduzidos em confronto ou em diálogo com o corpo em movimento. O protocolo de levantamento proposto inclui três tipologias de desenho que registam o pensamento especulativo desenvolvido: (1) desenho como registo de movimento e ação; (2) desenho como proposta de conceitos e materiais cenográficos; (3) desenho como cenografia. Neste artigo proponho reflectir sobre o modo como estas tipologias são usadas nos exemplos levantados e debater a sua função na construção de questões comuns ao uso do desenho nos processos criativos.Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e Estudos em Belas-ArtesRepositório da Universidade de LisboaMalva, Filipa2019-12-19T18:05:38Z2019-052019-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleimage/jpegapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/40636porIn: Expressão múltipla II : teoria e prática do desenho : atas das conferências. - Lisboa, 2019, p. 56-67info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:40:03Zoai:repositorio.ul.pt:10451/40636Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:54:17.894108Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Materializar o gesto: tipologias de desenho no processo criativo de cenografia e figurino
title Materializar o gesto: tipologias de desenho no processo criativo de cenografia e figurino
spellingShingle Materializar o gesto: tipologias de desenho no processo criativo de cenografia e figurino
Malva, Filipa
Desenho
Cenografia
Figurino
Processo Criativo
Teoria da arte
title_short Materializar o gesto: tipologias de desenho no processo criativo de cenografia e figurino
title_full Materializar o gesto: tipologias de desenho no processo criativo de cenografia e figurino
title_fullStr Materializar o gesto: tipologias de desenho no processo criativo de cenografia e figurino
title_full_unstemmed Materializar o gesto: tipologias de desenho no processo criativo de cenografia e figurino
title_sort Materializar o gesto: tipologias de desenho no processo criativo de cenografia e figurino
author Malva, Filipa
author_facet Malva, Filipa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Malva, Filipa
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho
Cenografia
Figurino
Processo Criativo
Teoria da arte
topic Desenho
Cenografia
Figurino
Processo Criativo
Teoria da arte
description O projecto Desenho e Performance: A Cenografia em Criação, a decorrer, pretende refletir sobre a relação prática e artística que os cenógrafos/figurinistas têm com o desenho como ferramenta de criação de espaço e de tempo de performance e como mediador entre os corpos do performer em palco e o do desenhador. Tem-se procedido ao levantamento da forma como estes recorrem ao desenho durante a criação de um espectáculo e registam o modo como os elementos cenográficos são introduzidos em confronto ou em diálogo com o corpo em movimento. O protocolo de levantamento proposto inclui três tipologias de desenho que registam o pensamento especulativo desenvolvido: (1) desenho como registo de movimento e ação; (2) desenho como proposta de conceitos e materiais cenográficos; (3) desenho como cenografia. Neste artigo proponho reflectir sobre o modo como estas tipologias são usadas nos exemplos levantados e debater a sua função na construção de questões comuns ao uso do desenho nos processos criativos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-19T18:05:38Z
2019-05
2019-05-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/40636
url http://hdl.handle.net/10451/40636
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv In: Expressão múltipla II : teoria e prática do desenho : atas das conferências. - Lisboa, 2019, p. 56-67
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv image/jpeg
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134481695637504