A natureza do jornalismo lifestyle: estudo de caso da Time Out Porto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Beatriz Antunes Sousa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/51353
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Informação e Jornalismo)
id RCAP_91e044aab671ce3e2dde36b3fff8ce97
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/51353
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A natureza do jornalismo lifestyle: estudo de caso da Time Out PortoJornalismoJornalismo lifestyleTime OutBloguesJournalismLifestyle journalismBlogsCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Informação e Jornalismo)A presente tese de Mestrado tem por base o estágio curricular de três meses na revista Time Out Porto. Neste trabalho, e num primeiro momento, será apresentada uma reflexão sobre a experiência da aluna enquanto estagiária, desde a apresentação da empresa até aos trabalhos práticos realizados. Posteriormente, é discutida a natureza do jornalismo tradicional e do jornalismo lifestyle e a sua aproximação ao que tem sido considerado um jornalismo promocional. Tendo em mente o principal objetivo desta investigação – aprofundar a natureza do fenómeno lifestyle com um estudo de caso da Time Out Porto, através de uma análise comparativa entre a revista e blogues do mesmo segmento temático – a pergunta de investigação deste estudo empírico é: em que medida o discurso lifestyle é diferente ou semelhante num produto jornalístico face a um produto não desenvolvido por jornalistas? De modo a responder a esta questão, recolheram-se e analisaram-se artigos jornalísticos de lifestyle editados na secção Comer & Beber da revista Time Out Porto e publicações em dois blogues que abordam esta mesma temática. As conclusões do estudo permitiram perceber que o discurso lifestyle produzido pela Time Out Porto e pelos blogues se assemelha essencialmente no que toca às caraterísticas específicas da temática do lifestyle: o facto de expressarem as suas opiniões e preferências e de incluírem, nos seus artigos, julgamentos de gosto, informações práticas e úteis e ainda conselhos e dicas imparciais para os leitores. Por outro lado, o discurso lifestyle da Time Out Porto difere do discurso produzido nos blogues no que toca ao discurso coletivo dos artigos – na Time Out Porto, o coletivo remete para a revista / o corpo editorial e não a uma pessoa específica – e no que toca aos patrocínios – sendo que o blogue Mesa Marcada apresenta uma publicação patrocinada e a Time Out contorna qualquer relação comercial.The following Master’s Thesis is built on a three-month curricular internship in the Time Out Porto magazine. In this presentation, it will be initially presented a reflection about the experience of the student as an intern, from the presentation of the company to the practical work realized. Subsequently, it is discussed the essence of journalism and lifestyle journalism and its approach to what has been considered a promotional journalism. Having in mind the main objective of this research – to deepen the nature of the lifestyle phenomenon with a case study of Time Out Porto, through a comparative analysis between the magazine and blogs of the same thematic segment – the research question of this empirical study is: in what extent the speech lifestyle is different or similar in a journalistic product compared to a product not developed by journalists? In order to answer this question, were collected and scrutinized articles in the “Comer & Beber” section of the Time Out Porto magazine and publications in two blogs that address the same matter. The conclusions of the study allowed to understand that the lifestyle speech produced by the Time Out Magazine and the blogs are similar in relation to the specific characteristics of the lifestyle thematic: the fact that they all express their opinions and preferences and include, in their article, judgement tastes, practical and useful information and impartial tips for the readers. On the other side, Time Out Porto’s lifestyle speech differs from the speech produced on the blogs in what concerns to the collective speech – at Time Out Porto article’s, the collective refers to the magazine / the editorial body and not to a specific person – and as far as sponsorship is concerned – the blog Mesa Marcada presents a sponsored publication and the magazine skirts any commercial relationship.Silva, Elsa Costa eUniversidade do MinhoPinto, Beatriz Antunes Sousa20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/51353por201867346info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:06:18Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/51353Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:56:56.914942Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A natureza do jornalismo lifestyle: estudo de caso da Time Out Porto
title A natureza do jornalismo lifestyle: estudo de caso da Time Out Porto
spellingShingle A natureza do jornalismo lifestyle: estudo de caso da Time Out Porto
Pinto, Beatriz Antunes Sousa
Jornalismo
Jornalismo lifestyle
Time Out
Blogues
Journalism
Lifestyle journalism
Blogs
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short A natureza do jornalismo lifestyle: estudo de caso da Time Out Porto
title_full A natureza do jornalismo lifestyle: estudo de caso da Time Out Porto
title_fullStr A natureza do jornalismo lifestyle: estudo de caso da Time Out Porto
title_full_unstemmed A natureza do jornalismo lifestyle: estudo de caso da Time Out Porto
title_sort A natureza do jornalismo lifestyle: estudo de caso da Time Out Porto
author Pinto, Beatriz Antunes Sousa
author_facet Pinto, Beatriz Antunes Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Elsa Costa e
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Beatriz Antunes Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Jornalismo
Jornalismo lifestyle
Time Out
Blogues
Journalism
Lifestyle journalism
Blogs
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Jornalismo
Jornalismo lifestyle
Time Out
Blogues
Journalism
Lifestyle journalism
Blogs
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Informação e Jornalismo)
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/51353
url http://hdl.handle.net/1822/51353
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201867346
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132357631934464