Sonny Stitt e Paul Desmond: interpretação e improvisação estilística em sala de aula: uma geração a duas "vozes"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, João dos Santos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/17784
Resumo: Este trabalho pretende ser um contributo para o desenvolvimento e aperfeiçoamento das práticas educativas no âmbito do ensino do Jazz, concretamente de um modelo de interpretação e improvisação estilística, recorrendo ao método comparativo entre dois intérpretes de referência – no caso, Paul Desmond e Sonny Stitt. Foi concebido e implementado na classe de Saxofone do 11.º e 12.º ano do Curso Profissional de Instrumentista de Jazz do Conservatório de Música da JOBRA no decorrer do ano letivo 2015/2016.
id RCAP_91e4f3cbbdb7f22f8f96ba97e82b8989
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/17784
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Sonny Stitt e Paul Desmond: interpretação e improvisação estilística em sala de aula: uma geração a duas "vozes"Interpretação musicalJazz - Ensino da músicaImprovisação (Música)Este trabalho pretende ser um contributo para o desenvolvimento e aperfeiçoamento das práticas educativas no âmbito do ensino do Jazz, concretamente de um modelo de interpretação e improvisação estilística, recorrendo ao método comparativo entre dois intérpretes de referência – no caso, Paul Desmond e Sonny Stitt. Foi concebido e implementado na classe de Saxofone do 11.º e 12.º ano do Curso Profissional de Instrumentista de Jazz do Conservatório de Música da JOBRA no decorrer do ano letivo 2015/2016.This work is intended to contribute to the development and improvement of educational practices in the Jazz education, specifically a model of interpretation and stylistic improvisation, using the comparative method between two reference interpreters - in this case, Paul Desmond and Sonny Stitt. It was designed and implemented in a saxophone class of 11th and 12th years of Curso Profissional de Instrumentista de Jazz from Conservatório de Música da JOBRA during the academic year 2015/2016.Universidade de Aveiro2017-06-12T13:04:40Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/17784porMartins, João dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:33:53Zoai:ria.ua.pt:10773/17784Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:52:45.824383Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sonny Stitt e Paul Desmond: interpretação e improvisação estilística em sala de aula: uma geração a duas "vozes"
title Sonny Stitt e Paul Desmond: interpretação e improvisação estilística em sala de aula: uma geração a duas "vozes"
spellingShingle Sonny Stitt e Paul Desmond: interpretação e improvisação estilística em sala de aula: uma geração a duas "vozes"
Martins, João dos Santos
Interpretação musical
Jazz - Ensino da música
Improvisação (Música)
title_short Sonny Stitt e Paul Desmond: interpretação e improvisação estilística em sala de aula: uma geração a duas "vozes"
title_full Sonny Stitt e Paul Desmond: interpretação e improvisação estilística em sala de aula: uma geração a duas "vozes"
title_fullStr Sonny Stitt e Paul Desmond: interpretação e improvisação estilística em sala de aula: uma geração a duas "vozes"
title_full_unstemmed Sonny Stitt e Paul Desmond: interpretação e improvisação estilística em sala de aula: uma geração a duas "vozes"
title_sort Sonny Stitt e Paul Desmond: interpretação e improvisação estilística em sala de aula: uma geração a duas "vozes"
author Martins, João dos Santos
author_facet Martins, João dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, João dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Interpretação musical
Jazz - Ensino da música
Improvisação (Música)
topic Interpretação musical
Jazz - Ensino da música
Improvisação (Música)
description Este trabalho pretende ser um contributo para o desenvolvimento e aperfeiçoamento das práticas educativas no âmbito do ensino do Jazz, concretamente de um modelo de interpretação e improvisação estilística, recorrendo ao método comparativo entre dois intérpretes de referência – no caso, Paul Desmond e Sonny Stitt. Foi concebido e implementado na classe de Saxofone do 11.º e 12.º ano do Curso Profissional de Instrumentista de Jazz do Conservatório de Música da JOBRA no decorrer do ano letivo 2015/2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
2016
2017-06-12T13:04:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/17784
url http://hdl.handle.net/10773/17784
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137578075553792