Evolução da condição de vias-férreas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salcedas, Tânia Isabel Dias
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/20168
Resumo: A presente dissertação pretende ser um contributo para o desenvolvimento de uma metodologia de análise de dados resultantes de inspeções realizadas por veículos de auscultação dinâmica em vias férreas da rede nacional e que pode contribuir para o aumento da eficiência das atividades de gestão de infraestruturas. A metodologia proposta apresenta uma avaliação geral de todos os parâmetros geométricos, dando uma maior relevância ao nivelamento longitudinal e ao alinhamento, parâmetros considerados determinantes para a classificação da qualidade da via e avaliação da necessidade de manutenção através da realização do ataque mecânico pesado. É utilizado como caso de estudo um trecho de uma via-férrea para aplicação do método proposto. São avaliados os parâmetros geométricos da via e a mesma é caraterizada quanto à sua classe de qualidade geométrica, de acordo com a série de normativos europeus EN 13848, tendo em conta a gama de velocidades máxima praticada. Os resultados de campanhas de auscultação obtidos em diferentes períodos sobre esse trecho são submetidos a um pósprocessamento que inclui, entre outros aspetos, o alinhamento quilométrico entre as diferentes campanhas e o cálculo do desvio padrão de parâmetros geométricos utilizando janelas móveis de diferentes comprimentos, possibilitando uma avaliação mais detalhada da influência da presença de algumas singularidades (ou eventos), como sendo as pontes, túneis, passagens inferiores, atravessamentos pedonais não autorizados, entre outras. No âmbito deste estudo foi avaliada também a evolução da qualidade geométrica da via. Em geral, o método adotado evidencia uma evolução gradual de degradação da qualidade geométrica que é característica deste tipo de estruturas. No entanto, na generalidade dos casos, ficou demonstrado que a degradação de qualidade geométrica é notoriamente mais rápida nos trechos de via onde se encontram singularidades. Este comportamento da infraestrutura ferroviária sugere que tais locais críticos da via-férrea sejam alvo de um acompanhamento mais cuidado no âmbito das atividades de gestão de ativos com vista a se poder maximizar a vida útil da estrutura e dos seus componentes. Nesse sentido, a análise da evolução da qualidade da via-férrea nas singularidades poderá ser considerada de um modo mais detalhado do que a avaliação em plena via e, consequentemente, também a programação de medidas de manutenção.
id RCAP_91f4ed6ab759e202dc2e6f5d9f1b6340
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/20168
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Evolução da condição de vias-férreasVia-férreaQualidade geométrica da via-férreaNivelamento longitudinalAlinhamentoSingularidades da via-férreaTaxa de degradaçãoDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia CivilA presente dissertação pretende ser um contributo para o desenvolvimento de uma metodologia de análise de dados resultantes de inspeções realizadas por veículos de auscultação dinâmica em vias férreas da rede nacional e que pode contribuir para o aumento da eficiência das atividades de gestão de infraestruturas. A metodologia proposta apresenta uma avaliação geral de todos os parâmetros geométricos, dando uma maior relevância ao nivelamento longitudinal e ao alinhamento, parâmetros considerados determinantes para a classificação da qualidade da via e avaliação da necessidade de manutenção através da realização do ataque mecânico pesado. É utilizado como caso de estudo um trecho de uma via-férrea para aplicação do método proposto. São avaliados os parâmetros geométricos da via e a mesma é caraterizada quanto à sua classe de qualidade geométrica, de acordo com a série de normativos europeus EN 13848, tendo em conta a gama de velocidades máxima praticada. Os resultados de campanhas de auscultação obtidos em diferentes períodos sobre esse trecho são submetidos a um pósprocessamento que inclui, entre outros aspetos, o alinhamento quilométrico entre as diferentes campanhas e o cálculo do desvio padrão de parâmetros geométricos utilizando janelas móveis de diferentes comprimentos, possibilitando uma avaliação mais detalhada da influência da presença de algumas singularidades (ou eventos), como sendo as pontes, túneis, passagens inferiores, atravessamentos pedonais não autorizados, entre outras. No âmbito deste estudo foi avaliada também a evolução da qualidade geométrica da via. Em geral, o método adotado evidencia uma evolução gradual de degradação da qualidade geométrica que é característica deste tipo de estruturas. No entanto, na generalidade dos casos, ficou demonstrado que a degradação de qualidade geométrica é notoriamente mais rápida nos trechos de via onde se encontram singularidades. Este comportamento da infraestrutura ferroviária sugere que tais locais críticos da via-férrea sejam alvo de um acompanhamento mais cuidado no âmbito das atividades de gestão de ativos com vista a se poder maximizar a vida útil da estrutura e dos seus componentes. Nesse sentido, a análise da evolução da qualidade da via-férrea nas singularidades poderá ser considerada de um modo mais detalhado do que a avaliação em plena via e, consequentemente, também a programação de medidas de manutenção.Paixão, AndréFontul, SimonaRUNSalcedas, Tânia Isabel Dias2017-03-02T15:06:04Z2016-112017-022016-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/20168porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:02:53Zoai:run.unl.pt:10362/20168Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:25:54.388642Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Evolução da condição de vias-férreas
title Evolução da condição de vias-férreas
spellingShingle Evolução da condição de vias-férreas
Salcedas, Tânia Isabel Dias
Via-férrea
Qualidade geométrica da via-férrea
Nivelamento longitudinal
Alinhamento
Singularidades da via-férrea
Taxa de degradação
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Civil
title_short Evolução da condição de vias-férreas
title_full Evolução da condição de vias-férreas
title_fullStr Evolução da condição de vias-férreas
title_full_unstemmed Evolução da condição de vias-férreas
title_sort Evolução da condição de vias-férreas
author Salcedas, Tânia Isabel Dias
author_facet Salcedas, Tânia Isabel Dias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paixão, André
Fontul, Simona
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Salcedas, Tânia Isabel Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Via-férrea
Qualidade geométrica da via-férrea
Nivelamento longitudinal
Alinhamento
Singularidades da via-férrea
Taxa de degradação
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Civil
topic Via-férrea
Qualidade geométrica da via-férrea
Nivelamento longitudinal
Alinhamento
Singularidades da via-férrea
Taxa de degradação
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Civil
description A presente dissertação pretende ser um contributo para o desenvolvimento de uma metodologia de análise de dados resultantes de inspeções realizadas por veículos de auscultação dinâmica em vias férreas da rede nacional e que pode contribuir para o aumento da eficiência das atividades de gestão de infraestruturas. A metodologia proposta apresenta uma avaliação geral de todos os parâmetros geométricos, dando uma maior relevância ao nivelamento longitudinal e ao alinhamento, parâmetros considerados determinantes para a classificação da qualidade da via e avaliação da necessidade de manutenção através da realização do ataque mecânico pesado. É utilizado como caso de estudo um trecho de uma via-férrea para aplicação do método proposto. São avaliados os parâmetros geométricos da via e a mesma é caraterizada quanto à sua classe de qualidade geométrica, de acordo com a série de normativos europeus EN 13848, tendo em conta a gama de velocidades máxima praticada. Os resultados de campanhas de auscultação obtidos em diferentes períodos sobre esse trecho são submetidos a um pósprocessamento que inclui, entre outros aspetos, o alinhamento quilométrico entre as diferentes campanhas e o cálculo do desvio padrão de parâmetros geométricos utilizando janelas móveis de diferentes comprimentos, possibilitando uma avaliação mais detalhada da influência da presença de algumas singularidades (ou eventos), como sendo as pontes, túneis, passagens inferiores, atravessamentos pedonais não autorizados, entre outras. No âmbito deste estudo foi avaliada também a evolução da qualidade geométrica da via. Em geral, o método adotado evidencia uma evolução gradual de degradação da qualidade geométrica que é característica deste tipo de estruturas. No entanto, na generalidade dos casos, ficou demonstrado que a degradação de qualidade geométrica é notoriamente mais rápida nos trechos de via onde se encontram singularidades. Este comportamento da infraestrutura ferroviária sugere que tais locais críticos da via-férrea sejam alvo de um acompanhamento mais cuidado no âmbito das atividades de gestão de ativos com vista a se poder maximizar a vida útil da estrutura e dos seus componentes. Nesse sentido, a análise da evolução da qualidade da via-férrea nas singularidades poderá ser considerada de um modo mais detalhado do que a avaliação em plena via e, consequentemente, também a programação de medidas de manutenção.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11
2016-11-01T00:00:00Z
2017-03-02T15:06:04Z
2017-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/20168
url http://hdl.handle.net/10362/20168
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137889911570433