Evolução da condição de vias-férreas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/20168 |
Resumo: | A presente dissertação pretende ser um contributo para o desenvolvimento de uma metodologia de análise de dados resultantes de inspeções realizadas por veículos de auscultação dinâmica em vias férreas da rede nacional e que pode contribuir para o aumento da eficiência das atividades de gestão de infraestruturas. A metodologia proposta apresenta uma avaliação geral de todos os parâmetros geométricos, dando uma maior relevância ao nivelamento longitudinal e ao alinhamento, parâmetros considerados determinantes para a classificação da qualidade da via e avaliação da necessidade de manutenção através da realização do ataque mecânico pesado. É utilizado como caso de estudo um trecho de uma via-férrea para aplicação do método proposto. São avaliados os parâmetros geométricos da via e a mesma é caraterizada quanto à sua classe de qualidade geométrica, de acordo com a série de normativos europeus EN 13848, tendo em conta a gama de velocidades máxima praticada. Os resultados de campanhas de auscultação obtidos em diferentes períodos sobre esse trecho são submetidos a um pósprocessamento que inclui, entre outros aspetos, o alinhamento quilométrico entre as diferentes campanhas e o cálculo do desvio padrão de parâmetros geométricos utilizando janelas móveis de diferentes comprimentos, possibilitando uma avaliação mais detalhada da influência da presença de algumas singularidades (ou eventos), como sendo as pontes, túneis, passagens inferiores, atravessamentos pedonais não autorizados, entre outras. No âmbito deste estudo foi avaliada também a evolução da qualidade geométrica da via. Em geral, o método adotado evidencia uma evolução gradual de degradação da qualidade geométrica que é característica deste tipo de estruturas. No entanto, na generalidade dos casos, ficou demonstrado que a degradação de qualidade geométrica é notoriamente mais rápida nos trechos de via onde se encontram singularidades. Este comportamento da infraestrutura ferroviária sugere que tais locais críticos da via-férrea sejam alvo de um acompanhamento mais cuidado no âmbito das atividades de gestão de ativos com vista a se poder maximizar a vida útil da estrutura e dos seus componentes. Nesse sentido, a análise da evolução da qualidade da via-férrea nas singularidades poderá ser considerada de um modo mais detalhado do que a avaliação em plena via e, consequentemente, também a programação de medidas de manutenção. |
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