A relação estrutura-espontaneidade no percurso artístico de J. Grotowski: acepções, contextos e interfaces

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piva, Bruno Leal
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/73897
Resumo: A inquietação e o interesse sobre este trabalho conduzem à sua denominação “A relação estrutura-espontaneidade no percurso artístico de J. Grotowski: acepções, contextos e interfaces”. O fazer artístico do encenador polaco chama a atenção nessa busca incessante da relação travada entre dois termos aparentemente distantes, mas totalmente complementares. Qual e como poderiam supostamente duas forças contrárias atuarem de maneira recíproca na constituição do trabalho do ator? Embora Grotowski não pretendesse explicar nada com palavras, criava termos para compor sua mestria no entendimento sobre o vínculo entre o teatro e a vida. Grotowski afirmava que o ser humano atua tão perfeitamente em vida, a partir de máscaras condicionadas do cotidiano, que no teatro basta um descortinar, um desnudamento para se alcançar uma verdade cênica. Não se trata de atuar com suposta excelência extraordinariamente técnica e superficial, de modo que o espectador esteja em uma espécie de encantamento sobre o que vê. Trata-se, sim, de revelar o ser humano em sua mais essencial humanidade: o ator, para nutrir seu espírito, deve ser sincero consigo, romper com as barreiras sociais e mostrar-se como é. No primeiro capítulo desta dissertação, os termos estrutura e espontaneidade são tratados isoladamente e, depois, é apontada a relação conflitiva e complementar entre eles. A intenção é verificar acepções relativas à palavra estrutura, tanto de ordem etimológica quanto hermenêutica e outras áreas, à do teatro de Grotowski e, em seguida, o mesmo procedimento é realizado com o termo espontaneidade. Para atribuir entendimento sobre a relação estrutura-espontaneidade de Grotowski, procura-se estabelecer uma associação desta, do estudo sobre a relação entre esses dois termos opostos e complementares, demonstrando como essa união tornou-se um dos eixos centrais de sua pesquisa no trabalho do ator, estabelecendo por meio de, e para tanto, um paralelo sobre a ideia de totalidade nietzschiana entre apolínio e dionisíaco, propondo uma intersecção entre esses dois polos contrários, traçada pela técnica e aludindo-a brevemente ao caminho do meio do Taoísmo. No capítulo subsequente, o olhar está dirigido aos procedimentos, implementações e transformações da relação entre estrutura e espontaneidade nos períodos artísticos de Grotowski, as chamadas fases e seus contextos. No capítulo seguinte, estabelece-se a interface entre os estudos acerca do tema central, a relação estrutura-espontaneidade, com os de alguns artistas-encenadores-diretores-pedagogos que influenciaram, participaram ou conduzem seus trabalhos pautados pelo mesmo rigor artístico de investigação sobre o trabalho do ator de Grotowski, utilizando, para tanto, Constantin Stanislavski, Eugenio Barba e Antunes Filho.
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Grotowski afirmava que o ser humano atua tão perfeitamente em vida, a partir de máscaras condicionadas do cotidiano, que no teatro basta um descortinar, um desnudamento para se alcançar uma verdade cênica. Não se trata de atuar com suposta excelência extraordinariamente técnica e superficial, de modo que o espectador esteja em uma espécie de encantamento sobre o que vê. Trata-se, sim, de revelar o ser humano em sua mais essencial humanidade: o ator, para nutrir seu espírito, deve ser sincero consigo, romper com as barreiras sociais e mostrar-se como é. No primeiro capítulo desta dissertação, os termos estrutura e espontaneidade são tratados isoladamente e, depois, é apontada a relação conflitiva e complementar entre eles. A intenção é verificar acepções relativas à palavra estrutura, tanto de ordem etimológica quanto hermenêutica e outras áreas, à do teatro de Grotowski e, em seguida, o mesmo procedimento é realizado com o termo espontaneidade. Para atribuir entendimento sobre a relação estrutura-espontaneidade de Grotowski, procura-se estabelecer uma associação desta, do estudo sobre a relação entre esses dois termos opostos e complementares, demonstrando como essa união tornou-se um dos eixos centrais de sua pesquisa no trabalho do ator, estabelecendo por meio de, e para tanto, um paralelo sobre a ideia de totalidade nietzschiana entre apolínio e dionisíaco, propondo uma intersecção entre esses dois polos contrários, traçada pela técnica e aludindo-a brevemente ao caminho do meio do Taoísmo. No capítulo subsequente, o olhar está dirigido aos procedimentos, implementações e transformações da relação entre estrutura e espontaneidade nos períodos artísticos de Grotowski, as chamadas fases e seus contextos. No capítulo seguinte, estabelece-se a interface entre os estudos acerca do tema central, a relação estrutura-espontaneidade, com os de alguns artistas-encenadores-diretores-pedagogos que influenciaram, participaram ou conduzem seus trabalhos pautados pelo mesmo rigor artístico de investigação sobre o trabalho do ator de Grotowski, utilizando, para tanto, Constantin Stanislavski, Eugenio Barba e Antunes Filho.The restlessness and interest in this work lead to its denomination "The structure-spontaneity relationship in the artistic path of Jerzy Grotowski: meanings, contexts and interfaces". The artistic work of the Polish director strikes attention in this incessant search for the relationship between two seemingly distant but fully complementary terms. How, then, could two opposing forces supposedly act reciprocally in the constitution of the actor's work? Although Grotowski did not want to explain anything in words, he created terms to compose his mastery in the understanding of the link between theater and life. Grotowski affirmed that the human being acts so perfectly in life, through the conditioned masks of daily life, that in the theater it is enough to uncover a certain nakedness to reach scenic truth. It is not a question of acting with supposedly technical and superficial excellence, so that the spectator is in a kind of enchantment about what he sees. It is a matter of revealing the human being in his most essential humanity: the actor, to nourish his spirit, must be sincere with himself, breaking with social barriers and show himself as he is. In the first chapter of this dissertation, the terms structure and spontaneity are treated in isolation, and then the conflicting and complementary relationship between them is pointed out. The intention is to verify the meanings of the word structure, both etymological and hermeneutic and other areas, to the Grotowski theater, and then the same procedure is performed with the term spontaneity. In order to attribute an understanding of Grotowski's structure-spontaneity relationship, an attempt is made to establish an association between this and the study of the relationship between these two opposing and complementary terms. Demonstrating how this union became one of the central axes of his research on the craft in the actor, establishing by and by a parallel to the idea of Nietzschean totality between the Apollonian and the Dionysian, proposing an intersection between these two opposing poles, traced by technique and alluding briefly to the middle path of Taoism. In the subsequent chapter, the gaze is directed to the procedures, implementations and transformations of the relation between structure and spontaneity in the artistic periods of Grotowski, the so-called phases and their contexts. In the following chapter, the interface between the studies about the central theme, the structure-spontaneity relationship is established, with those of some artists-directors-directors-pedagogues who influenced, participated in or conducted their work based on the same artistic rigor of research on the actor’s craft of Grotowski, using, for that, Constantin Stanislavski, Eugenio Barba and Antunes Filho.Coelho, Sílvia Tengner Barros PintoFerracini, RenatoRUNPiva, Bruno Leal2022-05-29T00:31:29Z2019-05-292019-03-132019-05-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/73897TID:202251799porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:34:11Zoai:run.unl.pt:10362/73897Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:35:23.421355Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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