Criatividade: definição, utensílio e aplicabilidade: adequação e utilização de técnicas no contexto da EAD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Jacinta Casimiro da
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/5321
Resumo: O presente estudo centra-se na temática da criatividade e, mais especificamente, na verificação do exercício de técnicas da criatividade como ferramentas de desenvolvimento do processo criativo num ambiente de aprendizagem on-line. Pretendeu-se transpor técnicas da criatividade utilizadas comummente no contexto de sala de aula para o desenvolvimento da criatividade, para um ambiente de aprendizagem on-line, analisando o impacto que estas teriam na realização de um projecto pela sua integração no início da sua execução. Este projecto englobou duas metodologias de estudo para atingir a finalidade e objectivos propostos – o estudo de caso e a investigação-acção –, tratando-se ainda de um estudo transversal. A análise e tratamento de dados foram essencialmente de carácter qualitativo/interpretativo, recorrendo-se também a dados quantitativos (de índole eminentemente descritiva). A investigação foi desenvolvida na Escola Superior de Educação do Porto, do Instituto Politécnico do Porto. Os participantes foram alunos do 4.º ano do curso de Professores do 2.º ciclo do ensino básico, variante de Educação Visual e Tecnológica, da disciplina de Design II, que foram divididos em dois grupos para efeito de realização do estudo. Entre as várias técnicas da criatividade estudadas pela investigadora, foram seleccionadas quatro, consideradas como sendo convergentes com os dois ambientes de aprendizagem – sala de aula e on-line –, tendo ainda em linha de conta a sua coadunação com o projecto de trabalho a ser desenvolvido pelos participantes. Da análise dos resultados deste estudo, realça-se que foram encontradas diferenças entre a aplicação das técnicas da criatividade escolhidas no contexto de sala de aula e on-line, sendo os resultados mais satisfatórios no primeiro. A alteração do contexto de trabalho dos discentes com a sua inserção num ambiente on-line, não se revelou como um factor facilitador para o desenvolvimento da criatividade, face a várias limitações. A integração de técnicas da criatividade na elaboração dos projectos de ambos os grupos de discentes, funcionaram como motores indutores para aferir metodologias de estruturação e organização dos seus procedimentos mentais e para despoletar e desenvolver processos criativos. Os trabalhos apresentados por estes discentes, quando comparados com outros sem a introdução de técnicas da criatividade, evidenciaram-se mais bem desenvolvidos e criativos.
id RCAP_920e46ba901b7704f1614d3da7ab0a88
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/5321
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Criatividade: definição, utensílio e aplicabilidade: adequação e utilização de técnicas no contexto da EADCriatividadeTécnicas da criatividadeEnsinoTICAprendizagem on-lineO presente estudo centra-se na temática da criatividade e, mais especificamente, na verificação do exercício de técnicas da criatividade como ferramentas de desenvolvimento do processo criativo num ambiente de aprendizagem on-line. Pretendeu-se transpor técnicas da criatividade utilizadas comummente no contexto de sala de aula para o desenvolvimento da criatividade, para um ambiente de aprendizagem on-line, analisando o impacto que estas teriam na realização de um projecto pela sua integração no início da sua execução. Este projecto englobou duas metodologias de estudo para atingir a finalidade e objectivos propostos – o estudo de caso e a investigação-acção –, tratando-se ainda de um estudo transversal. A análise e tratamento de dados foram essencialmente de carácter qualitativo/interpretativo, recorrendo-se também a dados quantitativos (de índole eminentemente descritiva). A investigação foi desenvolvida na Escola Superior de Educação do Porto, do Instituto Politécnico do Porto. Os participantes foram alunos do 4.º ano do curso de Professores do 2.º ciclo do ensino básico, variante de Educação Visual e Tecnológica, da disciplina de Design II, que foram divididos em dois grupos para efeito de realização do estudo. Entre as várias técnicas da criatividade estudadas pela investigadora, foram seleccionadas quatro, consideradas como sendo convergentes com os dois ambientes de aprendizagem – sala de aula e on-line –, tendo ainda em linha de conta a sua coadunação com o projecto de trabalho a ser desenvolvido pelos participantes. Da análise dos resultados deste estudo, realça-se que foram encontradas diferenças entre a aplicação das técnicas da criatividade escolhidas no contexto de sala de aula e on-line, sendo os resultados mais satisfatórios no primeiro. A alteração do contexto de trabalho dos discentes com a sua inserção num ambiente on-line, não se revelou como um factor facilitador para o desenvolvimento da criatividade, face a várias limitações. A integração de técnicas da criatividade na elaboração dos projectos de ambos os grupos de discentes, funcionaram como motores indutores para aferir metodologias de estruturação e organização dos seus procedimentos mentais e para despoletar e desenvolver processos criativos. Os trabalhos apresentados por estes discentes, quando comparados com outros sem a introdução de técnicas da criatividade, evidenciaram-se mais bem desenvolvidos e criativos.Universidade de Aveiro, Departamento de Didáctica e Tecnologia EducativaMoreira, AntónioBiblioteca Digital do IPBCosta, Jacinta Casimiro da2011-06-22T10:09:41Z20062006-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/5321porCosta, Jacinta (2006). Criatividade: definição, utensílio e aplicabilidade: adequação e utilização de técnicas no contexto da EAD. Aveiro: Universidade de Aveiro, Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:14:30Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/5321Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:57:53.629735Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Criatividade: definição, utensílio e aplicabilidade: adequação e utilização de técnicas no contexto da EAD
title Criatividade: definição, utensílio e aplicabilidade: adequação e utilização de técnicas no contexto da EAD
spellingShingle Criatividade: definição, utensílio e aplicabilidade: adequação e utilização de técnicas no contexto da EAD
Costa, Jacinta Casimiro da
Criatividade
Técnicas da criatividade
Ensino
TIC
Aprendizagem on-line
title_short Criatividade: definição, utensílio e aplicabilidade: adequação e utilização de técnicas no contexto da EAD
title_full Criatividade: definição, utensílio e aplicabilidade: adequação e utilização de técnicas no contexto da EAD
title_fullStr Criatividade: definição, utensílio e aplicabilidade: adequação e utilização de técnicas no contexto da EAD
title_full_unstemmed Criatividade: definição, utensílio e aplicabilidade: adequação e utilização de técnicas no contexto da EAD
title_sort Criatividade: definição, utensílio e aplicabilidade: adequação e utilização de técnicas no contexto da EAD
author Costa, Jacinta Casimiro da
author_facet Costa, Jacinta Casimiro da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moreira, António
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Jacinta Casimiro da
dc.subject.por.fl_str_mv Criatividade
Técnicas da criatividade
Ensino
TIC
Aprendizagem on-line
topic Criatividade
Técnicas da criatividade
Ensino
TIC
Aprendizagem on-line
description O presente estudo centra-se na temática da criatividade e, mais especificamente, na verificação do exercício de técnicas da criatividade como ferramentas de desenvolvimento do processo criativo num ambiente de aprendizagem on-line. Pretendeu-se transpor técnicas da criatividade utilizadas comummente no contexto de sala de aula para o desenvolvimento da criatividade, para um ambiente de aprendizagem on-line, analisando o impacto que estas teriam na realização de um projecto pela sua integração no início da sua execução. Este projecto englobou duas metodologias de estudo para atingir a finalidade e objectivos propostos – o estudo de caso e a investigação-acção –, tratando-se ainda de um estudo transversal. A análise e tratamento de dados foram essencialmente de carácter qualitativo/interpretativo, recorrendo-se também a dados quantitativos (de índole eminentemente descritiva). A investigação foi desenvolvida na Escola Superior de Educação do Porto, do Instituto Politécnico do Porto. Os participantes foram alunos do 4.º ano do curso de Professores do 2.º ciclo do ensino básico, variante de Educação Visual e Tecnológica, da disciplina de Design II, que foram divididos em dois grupos para efeito de realização do estudo. Entre as várias técnicas da criatividade estudadas pela investigadora, foram seleccionadas quatro, consideradas como sendo convergentes com os dois ambientes de aprendizagem – sala de aula e on-line –, tendo ainda em linha de conta a sua coadunação com o projecto de trabalho a ser desenvolvido pelos participantes. Da análise dos resultados deste estudo, realça-se que foram encontradas diferenças entre a aplicação das técnicas da criatividade escolhidas no contexto de sala de aula e on-line, sendo os resultados mais satisfatórios no primeiro. A alteração do contexto de trabalho dos discentes com a sua inserção num ambiente on-line, não se revelou como um factor facilitador para o desenvolvimento da criatividade, face a várias limitações. A integração de técnicas da criatividade na elaboração dos projectos de ambos os grupos de discentes, funcionaram como motores indutores para aferir metodologias de estruturação e organização dos seus procedimentos mentais e para despoletar e desenvolver processos criativos. Os trabalhos apresentados por estes discentes, quando comparados com outros sem a introdução de técnicas da criatividade, evidenciaram-se mais bem desenvolvidos e criativos.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006-01-01T00:00:00Z
2011-06-22T10:09:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/5321
url http://hdl.handle.net/10198/5321
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Costa, Jacinta (2006). Criatividade: definição, utensílio e aplicabilidade: adequação e utilização de técnicas no contexto da EAD. Aveiro: Universidade de Aveiro, Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro, Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro, Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135196025454592