Performance e aprendizagem experiencial em História da Cultura e das Artes: história da música
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/34685 |
Resumo: | Esta Dissertação começa por apresentar o Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, documentando, explicando e fundamentando, bem como refletindo criticamente sobre o meu processo de lecionação, de observação de aulas e a realização de atividades como Professor Estagiário e Mestrando. Seguidamente, propõe o Projeto Educativo Performance e Aprendizagem Experiencial em História da Cultura e das Artes - História da Música [HCAHM], concebido e implementado autonomamente e em articulação com as aulas lecionadas. O seu objetivo foi estimular e aumentar a eficiência da aprendizagem através da introdução da performance musical e multimodal em HCA-HM, simultaneamente contribuindo para tornar esta disciplina - que tende ser considerada predominantemente “teórica” - mais musical. |
id |
RCAP_9210aab4066b40872c5b50541c3ec0c3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/34685 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Performance e aprendizagem experiencial em História da Cultura e das Artes: história da músicaHistória da cultura e das artesHistória da músicaPerformanceEducação musicalPedagogias musicais ativasAprendizagem experiencialEnsino e aprendizagem de músicaEsta Dissertação começa por apresentar o Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, documentando, explicando e fundamentando, bem como refletindo criticamente sobre o meu processo de lecionação, de observação de aulas e a realização de atividades como Professor Estagiário e Mestrando. Seguidamente, propõe o Projeto Educativo Performance e Aprendizagem Experiencial em História da Cultura e das Artes - História da Música [HCAHM], concebido e implementado autonomamente e em articulação com as aulas lecionadas. O seu objetivo foi estimular e aumentar a eficiência da aprendizagem através da introdução da performance musical e multimodal em HCA-HM, simultaneamente contribuindo para tornar esta disciplina - que tende ser considerada predominantemente “teórica” - mais musical.This Dissertation begins by presenting the Report of the Supervised Teaching Practice that documents, explains and provides the grounds for, as well as reflects critically, about my teaching process and class observation, as a Trainee Teacher and a Master’s Degree Student. Afterwards, it proposes the Educational Project Performance and Experiential Learning in the History of Culture and the Arts - Music History [HCA-HM], conceived and implemented autonomously and articulated with the lessons themselves. Its goal was to stimulate and increase learning efficiency through the inclusion of musical and multimodal performance in HCA-HM, while contributing to make this discipline - which tends to be mostly considered as “theoretical” - more musical.2023-12-30T00:00:00Z2021-12-16T00:00:00Z2021-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/34685porBoia, Pedro José dos Santosinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:06:58Zoai:ria.ua.pt:10773/34685Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:05:55.760403Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Performance e aprendizagem experiencial em História da Cultura e das Artes: história da música |
title |
Performance e aprendizagem experiencial em História da Cultura e das Artes: história da música |
spellingShingle |
Performance e aprendizagem experiencial em História da Cultura e das Artes: história da música Boia, Pedro José dos Santos História da cultura e das artes História da música Performance Educação musical Pedagogias musicais ativas Aprendizagem experiencial Ensino e aprendizagem de música |
title_short |
Performance e aprendizagem experiencial em História da Cultura e das Artes: história da música |
title_full |
Performance e aprendizagem experiencial em História da Cultura e das Artes: história da música |
title_fullStr |
Performance e aprendizagem experiencial em História da Cultura e das Artes: história da música |
title_full_unstemmed |
Performance e aprendizagem experiencial em História da Cultura e das Artes: história da música |
title_sort |
Performance e aprendizagem experiencial em História da Cultura e das Artes: história da música |
author |
Boia, Pedro José dos Santos |
author_facet |
Boia, Pedro José dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Boia, Pedro José dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da cultura e das artes História da música Performance Educação musical Pedagogias musicais ativas Aprendizagem experiencial Ensino e aprendizagem de música |
topic |
História da cultura e das artes História da música Performance Educação musical Pedagogias musicais ativas Aprendizagem experiencial Ensino e aprendizagem de música |
description |
Esta Dissertação começa por apresentar o Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, documentando, explicando e fundamentando, bem como refletindo criticamente sobre o meu processo de lecionação, de observação de aulas e a realização de atividades como Professor Estagiário e Mestrando. Seguidamente, propõe o Projeto Educativo Performance e Aprendizagem Experiencial em História da Cultura e das Artes - História da Música [HCAHM], concebido e implementado autonomamente e em articulação com as aulas lecionadas. O seu objetivo foi estimular e aumentar a eficiência da aprendizagem através da introdução da performance musical e multimodal em HCA-HM, simultaneamente contribuindo para tornar esta disciplina - que tende ser considerada predominantemente “teórica” - mais musical. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-16T00:00:00Z 2021-12-16 2023-12-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/34685 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/34685 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137714264604672 |