Performance e aprendizagem experiencial em História da Cultura e das Artes: história da música

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boia, Pedro José dos Santos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/34685
Resumo: Esta Dissertação começa por apresentar o Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, documentando, explicando e fundamentando, bem como refletindo criticamente sobre o meu processo de lecionação, de observação de aulas e a realização de atividades como Professor Estagiário e Mestrando. Seguidamente, propõe o Projeto Educativo Performance e Aprendizagem Experiencial em História da Cultura e das Artes - História da Música [HCAHM], concebido e implementado autonomamente e em articulação com as aulas lecionadas. O seu objetivo foi estimular e aumentar a eficiência da aprendizagem através da introdução da performance musical e multimodal em HCA-HM, simultaneamente contribuindo para tornar esta disciplina - que tende ser considerada predominantemente “teórica” - mais musical.
id RCAP_9210aab4066b40872c5b50541c3ec0c3
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/34685
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Performance e aprendizagem experiencial em História da Cultura e das Artes: história da músicaHistória da cultura e das artesHistória da músicaPerformanceEducação musicalPedagogias musicais ativasAprendizagem experiencialEnsino e aprendizagem de músicaEsta Dissertação começa por apresentar o Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, documentando, explicando e fundamentando, bem como refletindo criticamente sobre o meu processo de lecionação, de observação de aulas e a realização de atividades como Professor Estagiário e Mestrando. Seguidamente, propõe o Projeto Educativo Performance e Aprendizagem Experiencial em História da Cultura e das Artes - História da Música [HCAHM], concebido e implementado autonomamente e em articulação com as aulas lecionadas. O seu objetivo foi estimular e aumentar a eficiência da aprendizagem através da introdução da performance musical e multimodal em HCA-HM, simultaneamente contribuindo para tornar esta disciplina - que tende ser considerada predominantemente “teórica” - mais musical.This Dissertation begins by presenting the Report of the Supervised Teaching Practice that documents, explains and provides the grounds for, as well as reflects critically, about my teaching process and class observation, as a Trainee Teacher and a Master’s Degree Student. Afterwards, it proposes the Educational Project Performance and Experiential Learning in the History of Culture and the Arts - Music History [HCA-HM], conceived and implemented autonomously and articulated with the lessons themselves. Its goal was to stimulate and increase learning efficiency through the inclusion of musical and multimodal performance in HCA-HM, while contributing to make this discipline - which tends to be mostly considered as “theoretical” - more musical.2023-12-30T00:00:00Z2021-12-16T00:00:00Z2021-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/34685porBoia, Pedro José dos Santosinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:06:58Zoai:ria.ua.pt:10773/34685Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:05:55.760403Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Performance e aprendizagem experiencial em História da Cultura e das Artes: história da música
title Performance e aprendizagem experiencial em História da Cultura e das Artes: história da música
spellingShingle Performance e aprendizagem experiencial em História da Cultura e das Artes: história da música
Boia, Pedro José dos Santos
História da cultura e das artes
História da música
Performance
Educação musical
Pedagogias musicais ativas
Aprendizagem experiencial
Ensino e aprendizagem de música
title_short Performance e aprendizagem experiencial em História da Cultura e das Artes: história da música
title_full Performance e aprendizagem experiencial em História da Cultura e das Artes: história da música
title_fullStr Performance e aprendizagem experiencial em História da Cultura e das Artes: história da música
title_full_unstemmed Performance e aprendizagem experiencial em História da Cultura e das Artes: história da música
title_sort Performance e aprendizagem experiencial em História da Cultura e das Artes: história da música
author Boia, Pedro José dos Santos
author_facet Boia, Pedro José dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Boia, Pedro José dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv História da cultura e das artes
História da música
Performance
Educação musical
Pedagogias musicais ativas
Aprendizagem experiencial
Ensino e aprendizagem de música
topic História da cultura e das artes
História da música
Performance
Educação musical
Pedagogias musicais ativas
Aprendizagem experiencial
Ensino e aprendizagem de música
description Esta Dissertação começa por apresentar o Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, documentando, explicando e fundamentando, bem como refletindo criticamente sobre o meu processo de lecionação, de observação de aulas e a realização de atividades como Professor Estagiário e Mestrando. Seguidamente, propõe o Projeto Educativo Performance e Aprendizagem Experiencial em História da Cultura e das Artes - História da Música [HCAHM], concebido e implementado autonomamente e em articulação com as aulas lecionadas. O seu objetivo foi estimular e aumentar a eficiência da aprendizagem através da introdução da performance musical e multimodal em HCA-HM, simultaneamente contribuindo para tornar esta disciplina - que tende ser considerada predominantemente “teórica” - mais musical.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-16T00:00:00Z
2021-12-16
2023-12-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/34685
url http://hdl.handle.net/10773/34685
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137714264604672