Experiências de aprender a dar aulas de música antes do ingresso em curso de licenciatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, João Paulo de Rezende
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30471
http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2443
Resumo: The study discusses the musical-pedagogical preparation of four student music teachers from Federal University of Uberlândia before their entrance to the music teacher training course. The research aims to analyse how these pre-service student music teachers built their own ways of teaching before their undergraduate course. The research adopted a qualitative approach. The method employed was a single case study and the procedure for data collection was based on semi-structured interviews. To understand how these student music teachers learned how to become a non-qualified music teacher, we used the theory of experiencial learning as a theoretical framework. By supporting the existence of three musical-pedagogical formation stages (before, during, after undergraduate), we identified three stages across the first moment: (1) building a musical-pedagogical model for music lessons; (2) early experiences in classroom; (3) stabilizing the pedagogical work. Other studies are suggested as a way to expand the knowledge on the subject-matter which is seldom discussed in the area of music pedagogy.
id UFU_656ec0c0df0a96a47ff8c86646138ef1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/30471
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Experiências de aprender a dar aulas de música antes do ingresso em curso de licenciaturaExperiences of learning to teach music classes before entering a degree courseProfessor de música em formaçãoMúsicaAprendizagem experiencialPrática pedagógico-musicalCiclo de formação do professor de músicaStudent music teacher preparationExperiential learningStudent music teacher preparation cyclePedagogical-musical praticeCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICAMúsicaThe study discusses the musical-pedagogical preparation of four student music teachers from Federal University of Uberlândia before their entrance to the music teacher training course. The research aims to analyse how these pre-service student music teachers built their own ways of teaching before their undergraduate course. The research adopted a qualitative approach. The method employed was a single case study and the procedure for data collection was based on semi-structured interviews. To understand how these student music teachers learned how to become a non-qualified music teacher, we used the theory of experiencial learning as a theoretical framework. By supporting the existence of three musical-pedagogical formation stages (before, during, after undergraduate), we identified three stages across the first moment: (1) building a musical-pedagogical model for music lessons; (2) early experiences in classroom; (3) stabilizing the pedagogical work. Other studies are suggested as a way to expand the knowledge on the subject-matter which is seldom discussed in the area of music pedagogy.Dissertação (Mestrado)O presente estudo discute a formação pedagógico-musical de professores de música em formação anterior a Licenciatura de quatro estudantes do curso de música da Universidade Federal de Uberlândia. A pesquisa buscou analisar como estes professores de música em formação elaboraram, construíram suas próprias formas de ministrar aulas de música. A pesquisa adotou a abordagem qualitativa. O método utilizado foi o estudo de caso único e os procedimentos de coleta de dados se basearam na entrevista semiestruturada. Para entender como esses professores aprendem e se formam foi utilizada a teoria do ciclo de aprendizagem experiencial de Kolb como referencial teórico. Afirmando que existam três etapas de formação do professor de música (antes, durante e depois da Licenciatura), foram identificadas três fases que perpassam o primeiro momento (antes da Licenciatura): (1) construindo um modelo pedagógico-musical para aulas de música; (2) experiências iniciais em sala de aula; (3) estabilizando o trabalho docente. Outras pesquisas são sugeridas como forma de aprofundar o assunto que é pouco discutido na área de pedagogia da música.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPrograma de Pós-graduação em MúsicaDeus, José Soares deSchambeck, Regina FinckMorato, Cintia ThaisOliveira, João Paulo de Rezende2020-11-23T21:52:18Z2020-11-23T21:52:18Z2019-09-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, João Paulo de Rezende. Experiências de aprender a dar aulas de música antes do ingresso em curso de licenciatura. 2019. 119 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI https://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2443https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30471http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2443porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2020-11-24T06:06:04Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/30471Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2020-11-24T06:06:04Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiências de aprender a dar aulas de música antes do ingresso em curso de licenciatura
Experiences of learning to teach music classes before entering a degree course
title Experiências de aprender a dar aulas de música antes do ingresso em curso de licenciatura
spellingShingle Experiências de aprender a dar aulas de música antes do ingresso em curso de licenciatura
Oliveira, João Paulo de Rezende
Professor de música em formação
Música
Aprendizagem experiencial
Prática pedagógico-musical
Ciclo de formação do professor de música
Student music teacher preparation
Experiential learning
Student music teacher preparation cycle
Pedagogical-musical pratice
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Música
title_short Experiências de aprender a dar aulas de música antes do ingresso em curso de licenciatura
title_full Experiências de aprender a dar aulas de música antes do ingresso em curso de licenciatura
title_fullStr Experiências de aprender a dar aulas de música antes do ingresso em curso de licenciatura
title_full_unstemmed Experiências de aprender a dar aulas de música antes do ingresso em curso de licenciatura
title_sort Experiências de aprender a dar aulas de música antes do ingresso em curso de licenciatura
author Oliveira, João Paulo de Rezende
author_facet Oliveira, João Paulo de Rezende
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Deus, José Soares de
Schambeck, Regina Finck
Morato, Cintia Thais
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, João Paulo de Rezende
dc.subject.por.fl_str_mv Professor de música em formação
Música
Aprendizagem experiencial
Prática pedagógico-musical
Ciclo de formação do professor de música
Student music teacher preparation
Experiential learning
Student music teacher preparation cycle
Pedagogical-musical pratice
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Música
topic Professor de música em formação
Música
Aprendizagem experiencial
Prática pedagógico-musical
Ciclo de formação do professor de música
Student music teacher preparation
Experiential learning
Student music teacher preparation cycle
Pedagogical-musical pratice
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Música
description The study discusses the musical-pedagogical preparation of four student music teachers from Federal University of Uberlândia before their entrance to the music teacher training course. The research aims to analyse how these pre-service student music teachers built their own ways of teaching before their undergraduate course. The research adopted a qualitative approach. The method employed was a single case study and the procedure for data collection was based on semi-structured interviews. To understand how these student music teachers learned how to become a non-qualified music teacher, we used the theory of experiencial learning as a theoretical framework. By supporting the existence of three musical-pedagogical formation stages (before, during, after undergraduate), we identified three stages across the first moment: (1) building a musical-pedagogical model for music lessons; (2) early experiences in classroom; (3) stabilizing the pedagogical work. Other studies are suggested as a way to expand the knowledge on the subject-matter which is seldom discussed in the area of music pedagogy.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-06
2020-11-23T21:52:18Z
2020-11-23T21:52:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, João Paulo de Rezende. Experiências de aprender a dar aulas de música antes do ingresso em curso de licenciatura. 2019. 119 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI https://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2443
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30471
http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2443
identifier_str_mv OLIVEIRA, João Paulo de Rezende. Experiências de aprender a dar aulas de música antes do ingresso em curso de licenciatura. 2019. 119 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI https://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2443
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30471
http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2443
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Música
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Música
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1813711521921892352