Acontecimentos e emoções positivas e estratégias de savoring em alunos do ensino secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Mónica Sofia Pimenta
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/18283
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2014
id RCAP_9216018755dff551aaef9b0553f96ae9
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/18283
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Acontecimentos e emoções positivas e estratégias de savoring em alunos do ensino secundárioPsicologia positivaSavoringBem-estarAdolescentes - PsicologiaTeses de mestrado - 2014Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2014O estudo do bem-estar tem vindo a ganhar grande importância nos dias de hoje graças ao incentivo dado pela Psicologia Positiva que tem como objetivo o estudo das condições e dos processos que contribuem para um funcionamento ótimo das pessoas (Gable & Haidt 2005). As experiências emocionais positivas associadas à vivência de acontecimentos positivos pelos adolescentes são continuamente regulados e podem contribuir para fomentar o seu bem-estar (Quoidbach, Berry, Hansenne & Mikolajczac, 2010). Este estudo pretende explorar quais os acontecimentos positivos mais frequentes na vida de adolescentes, as emoções positivas a estes associadas e as estratégias de savoring utilizadas para prolongar essas emoções. Participaram neste estudo 343 estudantes do ensino secundário público. Os dados foram recolhidos através da aplicação da Escala de Vivência de Experiências Positivas e analisados recorrendo à análise de conteúdo e ao Teste Qui-quadrado de Pearson. Os resultados revelaram que os adolescentes consideram como acontecimentos mais positivos por si vivenciados as relações com os amigos, relações amorosas e acontecimentos de lazer, experienciando sentimentos tais como divertido, encantado, enérgico e ativos. Os adolescentes desta amostra utilizaram preferencialmente estratégias de savoring do tipo comportamentais, sensoriais-experiências e socio-relacionais. Neste estudo foram ainda encontradas relações significativas entre o sexo e curso do ensino secundário que os adolescentes frequentam e os acontecimentos positivos e as estratégias de savoring que utilizam.The study of well-being has gained great importance today thanks to the encouragement given by Positive Psychology that pretend to study the conditions and processes that contribute to the optimal functioning of people (Gable & Haidt 2005). Positive emotional experiences associated with the experience of positive events by adolescents are continuously regulated and can help foster their well-being (Quoidbach, Berry, & Hansenne Mikolajczac, 2010). This study wants to explore what are the most frequent positive events in the lives of teenagers, the positive emotions associated with them and the savoring strategies used to prolong these emotions. 343 students participated in this study of public secondary education. The results were collected using the Scale of Positive Experiences of Living and analysed using content analysis and Chi-square test. The results showed that adolescents consider themselves as experienced more positive events as relationships with friends, romantic relationships and leisure events, experiencing feelings such as fun, happy, energetic and active. The adolescents in this sample preferably used savoring strategies as behavioral sensory experiences and socio relational. This study as also found significant relationships between sex and secondary education course that adolescents attending and positive events and savoring strategies they use.Pinto, Alexandra Marques, 1963-Repositório da Universidade de LisboaPereira, Mónica Sofia Pimenta2015-06-16T10:43:37Z20142014-10-272014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/18283TID:201208970porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:04:28Zoai:repositorio.ul.pt:10451/18283Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:37:53.137685Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Acontecimentos e emoções positivas e estratégias de savoring em alunos do ensino secundário
title Acontecimentos e emoções positivas e estratégias de savoring em alunos do ensino secundário
spellingShingle Acontecimentos e emoções positivas e estratégias de savoring em alunos do ensino secundário
Pereira, Mónica Sofia Pimenta
Psicologia positiva
Savoring
Bem-estar
Adolescentes - Psicologia
Teses de mestrado - 2014
title_short Acontecimentos e emoções positivas e estratégias de savoring em alunos do ensino secundário
title_full Acontecimentos e emoções positivas e estratégias de savoring em alunos do ensino secundário
title_fullStr Acontecimentos e emoções positivas e estratégias de savoring em alunos do ensino secundário
title_full_unstemmed Acontecimentos e emoções positivas e estratégias de savoring em alunos do ensino secundário
title_sort Acontecimentos e emoções positivas e estratégias de savoring em alunos do ensino secundário
author Pereira, Mónica Sofia Pimenta
author_facet Pereira, Mónica Sofia Pimenta
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinto, Alexandra Marques, 1963-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Mónica Sofia Pimenta
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia positiva
Savoring
Bem-estar
Adolescentes - Psicologia
Teses de mestrado - 2014
topic Psicologia positiva
Savoring
Bem-estar
Adolescentes - Psicologia
Teses de mestrado - 2014
description Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-10-27
2014-01-01T00:00:00Z
2015-06-16T10:43:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/18283
TID:201208970
url http://hdl.handle.net/10451/18283
identifier_str_mv TID:201208970
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134277487558656