Experiências emocionais positivas e estratégias de savoring em adultos : um estudo exploratório
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/20731 |
Resumo: | Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2015 |
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Experiências emocionais positivas e estratégias de savoring em adultos : um estudo exploratórioSavoringAdultosBem-estarEmoçõesTeses de mestrado - 2015Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2015As experiências emocionais positivas têm vindo a ganhar uma maior relevância entre os investigadores, tendo-se verificado um crescente número de estudos neste âmbito em Portugal. Neste sentido, o presente estudo pretende explorar de forma mais aprofundada os acontecimentos positivos vivenciados pelos adultos, as emoções positivas associadas a estes acontecimentos e as estratégias de savoring utilizadas para potenciar ou prolongar as emoções positivas sentidas, fazendo a distinção entre três grupos etários: jovens adultos, adultos e adultos de meia-idade. Participaram neste estudo 172 adultos, tendo sido recolhidos os dados através da Escala de Vivência de Experiências Positivas. Os dados foram depois analisados através da técnica de análise de conteúdo e do Teste do Qui Quadrado de Pearson. Os resultados revelaram que os adultos valorizam principalmente os acontecimentos relacionados com experiências e sucessos a nível pessoal, experienciando mais frequentemente emoções de alegria. As estratégias de savoring mais utilizadas consistem na “Partilha com os outros” e na “Autodeterminação”, revelando-se as estratégias utilizadas bastante eficazes. Ao nível da relação entre o grupo etário do participante e as variáveis em estudo, foram encontradas diferenças significativas nas emoções e nos acontecimentos positivos para o grupo etário “adultos de meia-idade”. Não foram encontradas diferenças significativas em função do sexo dos participantes nas variáveis em estudo.Positive emotional experiences have recently gained greater relevance amongst researchers, with an increase in the number of studies in Portugal with regards to this subject. Hence, this study aims to explore adults’ positive life events, positive emotions associated to them and the savoring strategies used to increase or prolong said emotions, in three distinct age groups - young adults, adults and middle-aged adults. A total of 172 adults have taken part in this study and data was collected through the use of the Positive Emotional Experiences Scale. Data was then analyzed through content analysis techniques and the Pearson’s Qui Squared test. Results revealed that adults take greater value out of events related with personal experiences and success, hence experiencing joy more often. Savoring strategies “Sharing with others” and “Self-determination” were those used more frequently. The savoring strategies used were considered as quite effective. As the relationship between the age group of the participant and the variables in study is concerned, significant differences were found on emotions and positive events for middle-aged adults. No significant differences were found between men and women that participated in the study.Pinto, Alexandra Marques, 1963-Repositório da Universidade de LisboaSantos, Andrea Alexandra Faria dos2015-12-04T18:05:16Z20152015-07-062015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/20731porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:06:27Zoai:repositorio.ul.pt:10451/20731Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:38:40.174597Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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