Experiências de filhos ouvintes com pais surdos nas dimensões: familiar, social e educativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marina Santos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/11595
Resumo: O estudo que se apresenta é um estudo de caso e pretende explorar a perspetiva de indivíduos face a acontecimentos e experiências da sua vida: a perspetiva de filhos ouvintes de pais surdos relativamente ao seu desenvolvimento social, familiar e educativo. Nesta investigação qualitativa participam 14 indivíduos filhos de pais surdos, utilizando-se o inquérito para recolher informação sociodemográfica sobre os mesmos e a entrevista semiestruturada para aferir a sua perspetiva. Os resultados revelam que, de uma forma geral, ser filho de pais surdos não teve um impacto negativo no desenvolvimento familiar, social e educativo dos participantes, percebendo-se que mantêm relações de grande proximidade e cumplicidade com os pais. Os participantes assumem frequentemente o papel de intérpretes dos seus pais para tratar de assuntos pessoais e profissionais, o que evidencia a falta de intérpretes nos serviços públicos como: escola, finanças, centro de saúde, hospital e segurança social.
id RCAP_9217e5f892eaf24197c65d6c171fcb3d
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/11595
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Experiências de filhos ouvintes com pais surdos nas dimensões: familiar, social e educativaCODADesenvolvimento familiar, social e educativoFamily, Social and educational developmentDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO estudo que se apresenta é um estudo de caso e pretende explorar a perspetiva de indivíduos face a acontecimentos e experiências da sua vida: a perspetiva de filhos ouvintes de pais surdos relativamente ao seu desenvolvimento social, familiar e educativo. Nesta investigação qualitativa participam 14 indivíduos filhos de pais surdos, utilizando-se o inquérito para recolher informação sociodemográfica sobre os mesmos e a entrevista semiestruturada para aferir a sua perspetiva. Os resultados revelam que, de uma forma geral, ser filho de pais surdos não teve um impacto negativo no desenvolvimento familiar, social e educativo dos participantes, percebendo-se que mantêm relações de grande proximidade e cumplicidade com os pais. Os participantes assumem frequentemente o papel de intérpretes dos seus pais para tratar de assuntos pessoais e profissionais, o que evidencia a falta de intérpretes nos serviços públicos como: escola, finanças, centro de saúde, hospital e segurança social.The present study is a case study and intends to explore the perspective of individuals in the face of events and experiences in their lives: the perspective of hearing children of deaf parents regarding their social, family and educational development. In this qualitative investigation, 14 individuals from deaf parents participate, using the survey to collect sociodemographic information about them and the semi-structured interview to gauge their perspective. The results reveal that, in general, being children of deaf parents did not have a negative impact on the family, social and educational development of the participants, perceiving that they maintain relations of close proximity and complicity with the parents. Participants often assume the role of interpreters from their parents to deal with personal and professional matters, which shows the lack of interpreters in public services such as school, finance, health center, hospital and social security.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoBarbosa, SusanaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSilva, Marina Santos2018-05-11T13:22:36Z201720172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/11595TID:201914255porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:53:39Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/11595Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:31:57.153790Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Experiências de filhos ouvintes com pais surdos nas dimensões: familiar, social e educativa
title Experiências de filhos ouvintes com pais surdos nas dimensões: familiar, social e educativa
spellingShingle Experiências de filhos ouvintes com pais surdos nas dimensões: familiar, social e educativa
Silva, Marina Santos
CODA
Desenvolvimento familiar, social e educativo
Family, Social and educational development
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Experiências de filhos ouvintes com pais surdos nas dimensões: familiar, social e educativa
title_full Experiências de filhos ouvintes com pais surdos nas dimensões: familiar, social e educativa
title_fullStr Experiências de filhos ouvintes com pais surdos nas dimensões: familiar, social e educativa
title_full_unstemmed Experiências de filhos ouvintes com pais surdos nas dimensões: familiar, social e educativa
title_sort Experiências de filhos ouvintes com pais surdos nas dimensões: familiar, social e educativa
author Silva, Marina Santos
author_facet Silva, Marina Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barbosa, Susana
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marina Santos
dc.subject.por.fl_str_mv CODA
Desenvolvimento familiar, social e educativo
Family, Social and educational development
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic CODA
Desenvolvimento familiar, social e educativo
Family, Social and educational development
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O estudo que se apresenta é um estudo de caso e pretende explorar a perspetiva de indivíduos face a acontecimentos e experiências da sua vida: a perspetiva de filhos ouvintes de pais surdos relativamente ao seu desenvolvimento social, familiar e educativo. Nesta investigação qualitativa participam 14 indivíduos filhos de pais surdos, utilizando-se o inquérito para recolher informação sociodemográfica sobre os mesmos e a entrevista semiestruturada para aferir a sua perspetiva. Os resultados revelam que, de uma forma geral, ser filho de pais surdos não teve um impacto negativo no desenvolvimento familiar, social e educativo dos participantes, percebendo-se que mantêm relações de grande proximidade e cumplicidade com os pais. Os participantes assumem frequentemente o papel de intérpretes dos seus pais para tratar de assuntos pessoais e profissionais, o que evidencia a falta de intérpretes nos serviços públicos como: escola, finanças, centro de saúde, hospital e segurança social.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017
2017-01-01T00:00:00Z
2018-05-11T13:22:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/11595
TID:201914255
url http://hdl.handle.net/10400.22/11595
identifier_str_mv TID:201914255
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131413678653440