Experiências de filhos ouvintes com pais surdos nas dimensões: familiar, social e educativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/11595 |
Resumo: | O estudo que se apresenta é um estudo de caso e pretende explorar a perspetiva de indivíduos face a acontecimentos e experiências da sua vida: a perspetiva de filhos ouvintes de pais surdos relativamente ao seu desenvolvimento social, familiar e educativo. Nesta investigação qualitativa participam 14 indivíduos filhos de pais surdos, utilizando-se o inquérito para recolher informação sociodemográfica sobre os mesmos e a entrevista semiestruturada para aferir a sua perspetiva. Os resultados revelam que, de uma forma geral, ser filho de pais surdos não teve um impacto negativo no desenvolvimento familiar, social e educativo dos participantes, percebendo-se que mantêm relações de grande proximidade e cumplicidade com os pais. Os participantes assumem frequentemente o papel de intérpretes dos seus pais para tratar de assuntos pessoais e profissionais, o que evidencia a falta de intérpretes nos serviços públicos como: escola, finanças, centro de saúde, hospital e segurança social. |
id |
RCAP_9217e5f892eaf24197c65d6c171fcb3d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/11595 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Experiências de filhos ouvintes com pais surdos nas dimensões: familiar, social e educativaCODADesenvolvimento familiar, social e educativoFamily, Social and educational developmentDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO estudo que se apresenta é um estudo de caso e pretende explorar a perspetiva de indivíduos face a acontecimentos e experiências da sua vida: a perspetiva de filhos ouvintes de pais surdos relativamente ao seu desenvolvimento social, familiar e educativo. Nesta investigação qualitativa participam 14 indivíduos filhos de pais surdos, utilizando-se o inquérito para recolher informação sociodemográfica sobre os mesmos e a entrevista semiestruturada para aferir a sua perspetiva. Os resultados revelam que, de uma forma geral, ser filho de pais surdos não teve um impacto negativo no desenvolvimento familiar, social e educativo dos participantes, percebendo-se que mantêm relações de grande proximidade e cumplicidade com os pais. Os participantes assumem frequentemente o papel de intérpretes dos seus pais para tratar de assuntos pessoais e profissionais, o que evidencia a falta de intérpretes nos serviços públicos como: escola, finanças, centro de saúde, hospital e segurança social.The present study is a case study and intends to explore the perspective of individuals in the face of events and experiences in their lives: the perspective of hearing children of deaf parents regarding their social, family and educational development. In this qualitative investigation, 14 individuals from deaf parents participate, using the survey to collect sociodemographic information about them and the semi-structured interview to gauge their perspective. The results reveal that, in general, being children of deaf parents did not have a negative impact on the family, social and educational development of the participants, perceiving that they maintain relations of close proximity and complicity with the parents. Participants often assume the role of interpreters from their parents to deal with personal and professional matters, which shows the lack of interpreters in public services such as school, finance, health center, hospital and social security.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoBarbosa, SusanaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSilva, Marina Santos2018-05-11T13:22:36Z201720172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/11595TID:201914255porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:53:39Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/11595Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:31:57.153790Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experiências de filhos ouvintes com pais surdos nas dimensões: familiar, social e educativa |
title |
Experiências de filhos ouvintes com pais surdos nas dimensões: familiar, social e educativa |
spellingShingle |
Experiências de filhos ouvintes com pais surdos nas dimensões: familiar, social e educativa Silva, Marina Santos CODA Desenvolvimento familiar, social e educativo Family, Social and educational development Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Experiências de filhos ouvintes com pais surdos nas dimensões: familiar, social e educativa |
title_full |
Experiências de filhos ouvintes com pais surdos nas dimensões: familiar, social e educativa |
title_fullStr |
Experiências de filhos ouvintes com pais surdos nas dimensões: familiar, social e educativa |
title_full_unstemmed |
Experiências de filhos ouvintes com pais surdos nas dimensões: familiar, social e educativa |
title_sort |
Experiências de filhos ouvintes com pais surdos nas dimensões: familiar, social e educativa |
author |
Silva, Marina Santos |
author_facet |
Silva, Marina Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barbosa, Susana Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Marina Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CODA Desenvolvimento familiar, social e educativo Family, Social and educational development Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
CODA Desenvolvimento familiar, social e educativo Family, Social and educational development Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O estudo que se apresenta é um estudo de caso e pretende explorar a perspetiva de indivíduos face a acontecimentos e experiências da sua vida: a perspetiva de filhos ouvintes de pais surdos relativamente ao seu desenvolvimento social, familiar e educativo. Nesta investigação qualitativa participam 14 indivíduos filhos de pais surdos, utilizando-se o inquérito para recolher informação sociodemográfica sobre os mesmos e a entrevista semiestruturada para aferir a sua perspetiva. Os resultados revelam que, de uma forma geral, ser filho de pais surdos não teve um impacto negativo no desenvolvimento familiar, social e educativo dos participantes, percebendo-se que mantêm relações de grande proximidade e cumplicidade com os pais. Os participantes assumem frequentemente o papel de intérpretes dos seus pais para tratar de assuntos pessoais e profissionais, o que evidencia a falta de intérpretes nos serviços públicos como: escola, finanças, centro de saúde, hospital e segurança social. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017 2017-01-01T00:00:00Z 2018-05-11T13:22:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/11595 TID:201914255 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/11595 |
identifier_str_mv |
TID:201914255 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131413678653440 |