O design e a apropriação da cultura têxtil no desenvolvimento de acessórios de moda com baixo impacto ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Raquel Gonçalves da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3467
Resumo: Esta investigação pretende explorar o papel do design no âmbito dos acessórios de moda, desenvolvendo produtos que apresentem baixo impacte ambiental e sejam veiculadores de cultura. O fenómeno da pandemia COVID-19 provocou diversas consequências - crises económicas, políticas, sociais e ambientais – e responsabilizou empresários e consumidores a agirem com prudência e a alterarem comportamentos, consumos, decisões, optando por soluções sustentáveis. Por um lado, as alterações climáticas, a perda da biodiversidade e a existência de desperdícios orientam este estudo para o reaproveitamento de resíduos têxteis de uma unidade fabril convertendo-os em matéria-prima a aplicar num novo âmbito. Por outro lado, o desenvolvimento de um produto portador do ‘espírito do lugar’1 pode constituir uma ação coletiva e agregadora de diferentes intervenientes – projetistas, artesãos, empresários – determinando o design como disciplina de cooperação e que relaciona fatores culturais, simbólicos, produtivos, distributivos. O design assume quer o papel de veiculador de cultura, quer a responsabilidade de contribuir para a continuidade e a reinvenção das atividades produtivas locais, tirando partido da criatividade. A metodologia adotada é intervencionista e não intervencionista de base qualitativa. A fase intervencionista assenta no método de ‘design-by-drawing’ (Jones, 1992) através do levantamento pelo desenho do tema a representar e narrar o ‘espírito do lugar’. Esta escolha fundamenta-se na possibilidade de reinventar o passado, com uma seleção e otimização de elementos característicos que representam a identidade do lugar, conjugando com os atributos visuais da forma, que acabam por remeter ao lugar e conferem identidade aos produtos. Em termos práticos, esta investigação beneficia duma parceria com a empresa Tintex Textiles - sediada em Vila Nova de Cerveira - que produz, principalmente, malhas circulares com processos produtivos de baixo impacte ambiental. Para concluir, com este estudo pretende-se demonstrar a importância que o design tem no desenvolvimento de novos produtos e fortalecer valores culturais, contribuindo para a sobrevivência do sector têxtil e a evolução e continuidade das atividades produtivas locais. Esta investigação contribui para o crescimento de soluções com baixo impacto ambiental, produtos que são materializados tendo em conta o uso de materiais e processos produtivos sustentáveis.
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Por outro lado, o desenvolvimento de um produto portador do ‘espírito do lugar’1 pode constituir uma ação coletiva e agregadora de diferentes intervenientes – projetistas, artesãos, empresários – determinando o design como disciplina de cooperação e que relaciona fatores culturais, simbólicos, produtivos, distributivos. O design assume quer o papel de veiculador de cultura, quer a responsabilidade de contribuir para a continuidade e a reinvenção das atividades produtivas locais, tirando partido da criatividade. A metodologia adotada é intervencionista e não intervencionista de base qualitativa. A fase intervencionista assenta no método de ‘design-by-drawing’ (Jones, 1992) através do levantamento pelo desenho do tema a representar e narrar o ‘espírito do lugar’. Esta escolha fundamenta-se na possibilidade de reinventar o passado, com uma seleção e otimização de elementos característicos que representam a identidade do lugar, conjugando com os atributos visuais da forma, que acabam por remeter ao lugar e conferem identidade aos produtos. Em termos práticos, esta investigação beneficia duma parceria com a empresa Tintex Textiles - sediada em Vila Nova de Cerveira - que produz, principalmente, malhas circulares com processos produtivos de baixo impacte ambiental. Para concluir, com este estudo pretende-se demonstrar a importância que o design tem no desenvolvimento de novos produtos e fortalecer valores culturais, contribuindo para a sobrevivência do sector têxtil e a evolução e continuidade das atividades produtivas locais. Esta investigação contribui para o crescimento de soluções com baixo impacto ambiental, produtos que são materializados tendo em conta o uso de materiais e processos produtivos sustentáveis.This investigation aims to explore design’s role in scope of fashion accessories, developing products that presents low environmental impact and are culture carriers. The phenomenon of the Covid-19 pandemic caused numerous consequences – economic, political, social and environmental crises – and made companies and consumers to act with thoughtfulness and to change their behaviours, consumption, decisions, opting for sustainable solutions. On the one hand, climate change, the loss of biodiversity and the existence of waste guided this study to reuse textile waste from a manufacturing entity, converting them in useful materials to apply in a new scenario. On the other hand, the development of a product that transmits the spirit of place can compose and assemble a collective action of multiple players – designers, artisans, entrepreneurs – determining design as a cooperation syllabus and that connects cultural, symbolic, productive, distributive factors. Design assumes both the role of culture carrier and the responsibility of contributing to the continuity and reinvention of local productive activities, taking advantage of creativity. The methodology is interventionist and non-interventionist with a qualitative basis. The interventionist phase consists in ‘design-by-drawing’ method (Jones, 1992) through drawing of the theme to be represented and narrate the spirit of place. This choice is based on the possibility of reinventing the past, with a selection and optimization of characteristic elements that embody the place’s culture to be treated, conjugating with visual attributes of the form, that end up referring to the place and, therefore, denote identity to products. In practical terms, this investigation benefits from a partnership with the company Tintex Textiles – based in Vila Nova de Cerveira – which mainly produces circular fabrics with productive processes of low environmental impact. To conclude, with this study it is intended to demonstrate design’s importance in the development of new products and strengthen culture values, contributing to the survival of textile industry and the evolution and permanency of local productive activities. This investigation adds to the growth of low environmental impact solutions, products which are materialised taking into account the use of materials and sustainable productive processes.2023-09-11T11:37:05Z2023-07-19T00:00:00Z2023-07-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/3467TID:203352459porCunha, Raquel Gonçalves dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-14T07:45:30Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/3467Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:29:09.334651Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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