Desenvolvimento de mobilidade elétrica de duas rodas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oleiro, Carlos Daniel Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/29125
Resumo: A mobilidade é uma área em constante mudança, nos próximos tempos vai mudar mais que nunca devido a causas ambientais e ecológicas, sendo cada vez mais procuradas soluções para uma mobilidade mais eficiente e eficaz. O principal alvo de mudança no futuro será a mobilidade citadina, uma vez que são os centros urbanos os locais mais afetados pelo congestionamento e poluição dos transportes devido à elevada densidade populacional. Nesta dissertação procura-se uma solução para este problema com o desenvolvimento de um motociclo elétrico de utilização citadina, que substitua veı́culos menos eficientes em cidade. Para o desenvolvimento deste motociclo começa-se pelo estudo do público alvo, definindo os requisitos e as especificações com o auxı́lio de ferramentas como o modelo de Kano e as matrizes de Quality Function Deployment (QFD), permitindo a elaboração do conceito a desenvolver. Tendo sempre em conta os concorrentes no mercado atual, tentando colmatar as desvantagens de alguns conceitos já definidos, assim como aproveitar as vantagens dos mesmos. Com o conceito definido, o modelo de detalhe pode ser criado utilizando ferramentas de CAD, passando a idealização do motociclo de um conceito em papel para um modelo tri-dimensional em formato digital. Sendo realizados alguns estudos estruturais de modo a verificar a resistência dos principais componentes em algumas situações crı́ticas de utilização. Após a modelação do motociclo e os respetivos estudos estruturais, obteve-se um modelo que cumpria com os objetivos inicialmente propostos, não possuindo grandes desvantagens em relação aos seus concorrentes de mercado. Tendo-se obtido um motociclo de baixa potência e autonomia, mas que realiza as suas funções de deslocação citadina de forma eficiente e eficaz, sendo simultaneamente um veı́culo de visual moderno e simplista, pois estes eram requisitos estabelecidos no estudo de mercado.
id RCAP_922444b50f9dc0b53de657b0047a6638
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/29125
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento de mobilidade elétrica de duas rodasMobilidade citadinaMotociclo elétricoVeı́culo elétricoDesenvolvimento do produtoA mobilidade é uma área em constante mudança, nos próximos tempos vai mudar mais que nunca devido a causas ambientais e ecológicas, sendo cada vez mais procuradas soluções para uma mobilidade mais eficiente e eficaz. O principal alvo de mudança no futuro será a mobilidade citadina, uma vez que são os centros urbanos os locais mais afetados pelo congestionamento e poluição dos transportes devido à elevada densidade populacional. Nesta dissertação procura-se uma solução para este problema com o desenvolvimento de um motociclo elétrico de utilização citadina, que substitua veı́culos menos eficientes em cidade. Para o desenvolvimento deste motociclo começa-se pelo estudo do público alvo, definindo os requisitos e as especificações com o auxı́lio de ferramentas como o modelo de Kano e as matrizes de Quality Function Deployment (QFD), permitindo a elaboração do conceito a desenvolver. Tendo sempre em conta os concorrentes no mercado atual, tentando colmatar as desvantagens de alguns conceitos já definidos, assim como aproveitar as vantagens dos mesmos. Com o conceito definido, o modelo de detalhe pode ser criado utilizando ferramentas de CAD, passando a idealização do motociclo de um conceito em papel para um modelo tri-dimensional em formato digital. Sendo realizados alguns estudos estruturais de modo a verificar a resistência dos principais componentes em algumas situações crı́ticas de utilização. Após a modelação do motociclo e os respetivos estudos estruturais, obteve-se um modelo que cumpria com os objetivos inicialmente propostos, não possuindo grandes desvantagens em relação aos seus concorrentes de mercado. Tendo-se obtido um motociclo de baixa potência e autonomia, mas que realiza as suas funções de deslocação citadina de forma eficiente e eficaz, sendo simultaneamente um veı́culo de visual moderno e simplista, pois estes eram requisitos estabelecidos no estudo de mercado.Mobility is a subject changing constantly, in a near future it will change more than ever due to ambiental and ecological problems, making the demand of efficient and clean solutions increase drastically. The main target to change is the way we use transports in urban areas, because these are the places where people are most affected by traffic jams and traffic pollution, mainly due to high population density. The focus of this thesis is finding a solution to this problem with the development of a citadine electric motorcycle that can replace inefficient vehicles commonly found on today’s cities. The first step to the development of this motorcycle is the study of the selected target public, defining the requisites and specifications with the support of tools like the Kano model and the Quality Function Deployment matrixes, allowing the accomplishment of the concept to be developed. Considering the concept’s rivals in the current market, trying to correct the disadvantages of some concepts already defined, but using the advantages of this models as well. With the concept defined, the detailed model can be made using CAD tools, going from an idealization on paper to a tri-dimensional digital model. Being accomplished some structural studies in order to verify the resistance of the main components in the most critical situations of the product’s operation. After the modeling of the motorcycle and the respective structural studies, it was obtained a model that fulfilled the main goals established, having few disadvantages when comparing it with it’s market competitors. Ending up with a low power and autonomy motorcycle that is able to complete the citadine transportation in an efficient and effective way, being simultaneously a vehicle with a simple and modern look, because this were requirements established previously in the market study.2020-08-26T15:01:25Z2019-12-06T00:00:00Z2019-12-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/29125porOleiro, Carlos Daniel Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:56:21Zoai:ria.ua.pt:10773/29125Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:01:32.404760Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de mobilidade elétrica de duas rodas
title Desenvolvimento de mobilidade elétrica de duas rodas
spellingShingle Desenvolvimento de mobilidade elétrica de duas rodas
Oleiro, Carlos Daniel Silva
Mobilidade citadina
Motociclo elétrico
Veı́culo elétrico
Desenvolvimento do produto
title_short Desenvolvimento de mobilidade elétrica de duas rodas
title_full Desenvolvimento de mobilidade elétrica de duas rodas
title_fullStr Desenvolvimento de mobilidade elétrica de duas rodas
title_full_unstemmed Desenvolvimento de mobilidade elétrica de duas rodas
title_sort Desenvolvimento de mobilidade elétrica de duas rodas
author Oleiro, Carlos Daniel Silva
author_facet Oleiro, Carlos Daniel Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oleiro, Carlos Daniel Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Mobilidade citadina
Motociclo elétrico
Veı́culo elétrico
Desenvolvimento do produto
topic Mobilidade citadina
Motociclo elétrico
Veı́culo elétrico
Desenvolvimento do produto
description A mobilidade é uma área em constante mudança, nos próximos tempos vai mudar mais que nunca devido a causas ambientais e ecológicas, sendo cada vez mais procuradas soluções para uma mobilidade mais eficiente e eficaz. O principal alvo de mudança no futuro será a mobilidade citadina, uma vez que são os centros urbanos os locais mais afetados pelo congestionamento e poluição dos transportes devido à elevada densidade populacional. Nesta dissertação procura-se uma solução para este problema com o desenvolvimento de um motociclo elétrico de utilização citadina, que substitua veı́culos menos eficientes em cidade. Para o desenvolvimento deste motociclo começa-se pelo estudo do público alvo, definindo os requisitos e as especificações com o auxı́lio de ferramentas como o modelo de Kano e as matrizes de Quality Function Deployment (QFD), permitindo a elaboração do conceito a desenvolver. Tendo sempre em conta os concorrentes no mercado atual, tentando colmatar as desvantagens de alguns conceitos já definidos, assim como aproveitar as vantagens dos mesmos. Com o conceito definido, o modelo de detalhe pode ser criado utilizando ferramentas de CAD, passando a idealização do motociclo de um conceito em papel para um modelo tri-dimensional em formato digital. Sendo realizados alguns estudos estruturais de modo a verificar a resistência dos principais componentes em algumas situações crı́ticas de utilização. Após a modelação do motociclo e os respetivos estudos estruturais, obteve-se um modelo que cumpria com os objetivos inicialmente propostos, não possuindo grandes desvantagens em relação aos seus concorrentes de mercado. Tendo-se obtido um motociclo de baixa potência e autonomia, mas que realiza as suas funções de deslocação citadina de forma eficiente e eficaz, sendo simultaneamente um veı́culo de visual moderno e simplista, pois estes eram requisitos estabelecidos no estudo de mercado.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-06T00:00:00Z
2019-12-06
2020-08-26T15:01:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/29125
url http://hdl.handle.net/10773/29125
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137671088439296