O projeto de intervenção do diretor: do discurso político-normativo às práticas discursivas do diretor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Adriana de Assis Corrêa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/33083
Resumo: A presente dissertação procura problematizar a influência do discurso político - normativo nas construções discursivas dos diretores de agrupamentos de escolas. Assumimos o Projeto de Intervenção, instrumento de gestão elaborado pelos candidatos ao cargo de diretor dos agrupamentos de escolas, como o objeto central de análise do discurso. O normativo que assinala a rutura com a gestão democrática - DL 75/2008, de 22 de abril – constituiu, também, um elemento central de análise. O estudo é de natureza exploratória e tem como objetivo principal: compreender se o discurso presente nos Projetos de Intervenção se aproxima da “gramática gestionária” ou se se aproxima da “gramática democrática”. Privilegiámos a análise de conteúdo como técnica de análise de dados, a partir de categorias definidas, à priori, tendo como referência estudos realizados sobre esta temática. Concluímos que a maioria dos Projetos de Intervenção dos diretores seguem de perto o discurso político-normativo que consideramos, junto dos autores referenciados no quadro teórico, gerencialista.
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