Os projetos de intervenção dos diretores de escola: uma construção discursiva a partir das regulações do discurso político-normativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Dora
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/4168
Resumo: Uma análise ao preâmbulo do DL nº 75/2008, novo modelo de gestão, reporta-nos para uma visão de gestão educacional gerencialista. O trabalho, de natureza exploratória, que apresentamos é o resultado de uma análise realizada, no plano dos discursos, aos atores que assumem o cargo de diretor das escolas portuguesas. Procurámos perceber, através da análise de Projetos de Intervenção elaborados pelos diretores de escola, se a perspetiva gerencialista dominante no discurso político-normativo está, também, presente no discurso destes atores.
id RCAP_6479e281f131383726119f33741c8871
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/4168
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os projetos de intervenção dos diretores de escola: uma construção discursiva a partir das regulações do discurso político-normativoGerencialismoDirectores de escolaPráticas discursivasUma análise ao preâmbulo do DL nº 75/2008, novo modelo de gestão, reporta-nos para uma visão de gestão educacional gerencialista. O trabalho, de natureza exploratória, que apresentamos é o resultado de uma análise realizada, no plano dos discursos, aos atores que assumem o cargo de diretor das escolas portuguesas. Procurámos perceber, através da análise de Projetos de Intervenção elaborados pelos diretores de escola, se a perspetiva gerencialista dominante no discurso político-normativo está, também, presente no discurso destes atores.LivPsicRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCastro, Dora2014-03-12T12:46:34Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/4168por2182-5157info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:44:12Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/4168Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:25:06.196850Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os projetos de intervenção dos diretores de escola: uma construção discursiva a partir das regulações do discurso político-normativo
title Os projetos de intervenção dos diretores de escola: uma construção discursiva a partir das regulações do discurso político-normativo
spellingShingle Os projetos de intervenção dos diretores de escola: uma construção discursiva a partir das regulações do discurso político-normativo
Castro, Dora
Gerencialismo
Directores de escola
Práticas discursivas
title_short Os projetos de intervenção dos diretores de escola: uma construção discursiva a partir das regulações do discurso político-normativo
title_full Os projetos de intervenção dos diretores de escola: uma construção discursiva a partir das regulações do discurso político-normativo
title_fullStr Os projetos de intervenção dos diretores de escola: uma construção discursiva a partir das regulações do discurso político-normativo
title_full_unstemmed Os projetos de intervenção dos diretores de escola: uma construção discursiva a partir das regulações do discurso político-normativo
title_sort Os projetos de intervenção dos diretores de escola: uma construção discursiva a partir das regulações do discurso político-normativo
author Castro, Dora
author_facet Castro, Dora
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Dora
dc.subject.por.fl_str_mv Gerencialismo
Directores de escola
Práticas discursivas
topic Gerencialismo
Directores de escola
Práticas discursivas
description Uma análise ao preâmbulo do DL nº 75/2008, novo modelo de gestão, reporta-nos para uma visão de gestão educacional gerencialista. O trabalho, de natureza exploratória, que apresentamos é o resultado de uma análise realizada, no plano dos discursos, aos atores que assumem o cargo de diretor das escolas portuguesas. Procurámos perceber, através da análise de Projetos de Intervenção elaborados pelos diretores de escola, se a perspetiva gerencialista dominante no discurso político-normativo está, também, presente no discurso destes atores.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2014-03-12T12:46:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/4168
url http://hdl.handle.net/10400.22/4168
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-5157
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv LivPsic
publisher.none.fl_str_mv LivPsic
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131344373022720