O mito veneziano na obra de Hugo von Hofmannsthal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferro, Manuel
Data de Publicação: 1992
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/101943
Resumo: Concluídos os seminários da parte escolar do Curso de Mestrado em Literatura Alemã e Comparada, tornou-se necessário que me fixasse num tema, a fim de poder elaborar a dissertação que a lei prescreve para a obtenção do respectivo grau. Se a escolha da área de trabalho não ofereceu qualquer problema, pelo facto de a Viena do fim-de-século proporcionar todos os ingredientes para que qualquer trabalho realizado no âmbito da literatura ou mesmo de outro aspecto afim da cultura do período demarcado ad quem pelo colapso do Império Austro-Húngaro constituísse uma tarefa estimulante, já o mesmo não se diria quanto à(s) obra(s) do escritor a seleccionar. Na realidade, Arthur Schnitzler sempre foi objecto de uma preferência especial nas prioridades das minhas leituras, pelo facto de apresentar problemas com validade para os nossos dias à luz de uma perspectiva crítica capaz de denunciar os preconceitos aceitos como dogmas inquestionáveis pela cultura ocidental, com um sorriso de bonomia, ou então com uma mordacidade decididamente destinada a agitar as águas estagnadas da indiferente sociedade do seu tempo e que, apesar de um século passado, ainda hoje pouco se modificaram.
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