Creación de una marca olfativa para el consumidor de moda infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Hinayana
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Abreu, Maria José Araújo Marques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/19417
Resumo: Este trabalho consiste na investigação e construção do conceito de marca olfactiva na indústria da moda infantil. A investigação teve como objectivo principal verificar a aceitação de uma marca olfactiva e posteriormente a construção desta, para consumidores de moda infantil. A pesquisa foi realizada em duas etapas e com dois grupos de crianças nas faixas etárias compreendidas entre os 7 e os 10 anos e dos 11 aos 14 anos, sendo estes grupos constituídos por crianças de ambos os sexos. A investigação mostrou que a utilização de odores em vestuário e material publicitário, como marca olfactiva, apresentavam uma aceitação positiva do ponto de vista das crianças. Através do estudo da marca, seus consumidores e a pesquisa de campo, constatou-se que a marca possui um odor próprio, caracterizado pelo seu consumidor, o que demonstrou ser um sistema de identificação promissor.
id RCAP_923871b6016c6d07838d1d6b788bbe55
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/19417
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Creación de una marca olfativa para el consumidor de moda infantilMarca olfativaModa infantilEste trabalho consiste na investigação e construção do conceito de marca olfactiva na indústria da moda infantil. A investigação teve como objectivo principal verificar a aceitação de uma marca olfactiva e posteriormente a construção desta, para consumidores de moda infantil. A pesquisa foi realizada em duas etapas e com dois grupos de crianças nas faixas etárias compreendidas entre os 7 e os 10 anos e dos 11 aos 14 anos, sendo estes grupos constituídos por crianças de ambos os sexos. A investigação mostrou que a utilização de odores em vestuário e material publicitário, como marca olfactiva, apresentavam uma aceitação positiva do ponto de vista das crianças. Através do estudo da marca, seus consumidores e a pesquisa de campo, constatou-se que a marca possui um odor próprio, caracterizado pelo seu consumidor, o que demonstrou ser um sistema de identificação promissor.The fashion industry invests largely in persuasive communication, to conquest and to make loyal new and current consumers. With the huge amount of similar fashion brands and products in this market, the majority are easily forgotten, because of the enormous quantity of information that the consumers are subjected every day through the several media´s. Because of behavior changes, the sensory brands are a new way of conquest the consumers, through their senses. The senses vision and hearing are nowadays completely explored and massified as a communication tool. The olfactory sense on another side, isn´t very explored, in a way that it can be used as an innovative communication tool in fashion branding, product and their perception. Nowadays, the olfactory sense can be seen in a new context of create a brand - the odor brand - with the function of communicate and identify products and brands through the use of a specific odor. This research presents the construction of an odor brand for a children clothing brand. Therefore, this study had the goal to verify the acceptance of an odor brand by children’s and based on this data´s, the construction of an odor brand for this specific clothing brand.Asociación de investigación de la Industria Textil (AITEX)Universidade do MinhoPinto, HinayanaAbreu, Maria José Araújo Marques2011-01-312011-01-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/19417spawww.aitex.esinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:46:58Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/19417Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:45:01.994534Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Creación de una marca olfativa para el consumidor de moda infantil
title Creación de una marca olfativa para el consumidor de moda infantil
spellingShingle Creación de una marca olfativa para el consumidor de moda infantil
Pinto, Hinayana
Marca olfativa
Moda infantil
title_short Creación de una marca olfativa para el consumidor de moda infantil
title_full Creación de una marca olfativa para el consumidor de moda infantil
title_fullStr Creación de una marca olfativa para el consumidor de moda infantil
title_full_unstemmed Creación de una marca olfativa para el consumidor de moda infantil
title_sort Creación de una marca olfativa para el consumidor de moda infantil
author Pinto, Hinayana
author_facet Pinto, Hinayana
Abreu, Maria José Araújo Marques
author_role author
author2 Abreu, Maria José Araújo Marques
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Hinayana
Abreu, Maria José Araújo Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Marca olfativa
Moda infantil
topic Marca olfativa
Moda infantil
description Este trabalho consiste na investigação e construção do conceito de marca olfactiva na indústria da moda infantil. A investigação teve como objectivo principal verificar a aceitação de uma marca olfactiva e posteriormente a construção desta, para consumidores de moda infantil. A pesquisa foi realizada em duas etapas e com dois grupos de crianças nas faixas etárias compreendidas entre os 7 e os 10 anos e dos 11 aos 14 anos, sendo estes grupos constituídos por crianças de ambos os sexos. A investigação mostrou que a utilização de odores em vestuário e material publicitário, como marca olfactiva, apresentavam uma aceitação positiva do ponto de vista das crianças. Através do estudo da marca, seus consumidores e a pesquisa de campo, constatou-se que a marca possui um odor próprio, caracterizado pelo seu consumidor, o que demonstrou ser um sistema de identificação promissor.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-31
2011-01-31T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/19417
url http://hdl.handle.net/1822/19417
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv www.aitex.es
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Asociación de investigación de la Industria Textil (AITEX)
publisher.none.fl_str_mv Asociación de investigación de la Industria Textil (AITEX)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133012980400128