A importância do marketing olfativo nas marcas de moda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Teresa
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Duarte, Alexandre
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/157848
Resumo: UIDB/05021/2020 UIDP/05021/2020
id RCAP_bbb1ce4e1936b8856e3758148e73a919
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/157848
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância do marketing olfativo nas marcas de modaThe importance of olfactory marketingin fashion brandthe Abercrombie&Fitchcaseo caso Abercrombie & FitchMarketing OlfativoConstrução de marcaExperiência de compraMarcas de modaAbercrombie&FitchOlfactory MarketingBrand buildingShopping experienceFashion brandsUIDB/05021/2020 UIDP/05021/2020O uso de apelos olfativos, com o objetivo de despertar sensações e criar relações emocionais marcas-consumidores, não é novo. Com ele, as marcas pretendem posicionar-se na mente dos consumidores de forma direta e aprazível. Este artigo procura compreender a importância do marketing olfativo para as marcas de moda, tendo por base o Estudo de Caso da marca Abercrombie & Fitch. Para tal, realizaram-se cinco entrevistas exploratórias para tentar compreender o entendimento dos consumidores sobre a A&F e o impacto do marketing olfativo na experiência de compra e na perceção da marca, e um inquérito por questionário com 315 respostas validadas para responder à questão principal e validar as hipóteses de investigação. 97% dos inquiridos reconheceram que o aroma influencia o seu sentimento de pertença à marca e que existe uma forte associação aroma-marca, corroborando estudos anteriores que comprovam o impacto do marketing olfativo como uma estratégia eficaz, no que diz respeito a uma comunicação eficiente e memorável sobre os seus valores e personalidade.Departamento de Ciências da Comunicação (DCC)Instituto de Comunicação da NOVA (ICNOVA)RUNBrito, TeresaDuarte, Alexandre2023-09-14T22:17:50Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article24application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/157848por1646-1479PURE: 71540626https://doi.org/10.34629/CPUBLICA.734info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:40:11Zoai:run.unl.pt:10362/157848Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:56:54.686174Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância do marketing olfativo nas marcas de moda
The importance of olfactory marketingin fashion brandthe Abercrombie&Fitchcase
o caso Abercrombie & Fitch
title A importância do marketing olfativo nas marcas de moda
spellingShingle A importância do marketing olfativo nas marcas de moda
Brito, Teresa
Marketing Olfativo
Construção de marca
Experiência de compra
Marcas de moda
Abercrombie&Fitch
Olfactory Marketing
Brand building
Shopping experience
Fashion brands
title_short A importância do marketing olfativo nas marcas de moda
title_full A importância do marketing olfativo nas marcas de moda
title_fullStr A importância do marketing olfativo nas marcas de moda
title_full_unstemmed A importância do marketing olfativo nas marcas de moda
title_sort A importância do marketing olfativo nas marcas de moda
author Brito, Teresa
author_facet Brito, Teresa
Duarte, Alexandre
author_role author
author2 Duarte, Alexandre
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Departamento de Ciências da Comunicação (DCC)
Instituto de Comunicação da NOVA (ICNOVA)
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Teresa
Duarte, Alexandre
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing Olfativo
Construção de marca
Experiência de compra
Marcas de moda
Abercrombie&Fitch
Olfactory Marketing
Brand building
Shopping experience
Fashion brands
topic Marketing Olfativo
Construção de marca
Experiência de compra
Marcas de moda
Abercrombie&Fitch
Olfactory Marketing
Brand building
Shopping experience
Fashion brands
description UIDB/05021/2020 UIDP/05021/2020
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-14T22:17:50Z
2023
2023-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/157848
url http://hdl.handle.net/10362/157848
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-1479
PURE: 71540626
https://doi.org/10.34629/CPUBLICA.734
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 24
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138152460320768