A influência da economia e empreendedorismo digital na competitividade e internacionalização das empresas Portuguesas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, João Miguel da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/27104
Resumo: O início do século vinte e um (XXI) encontra-se intrinsecamente definido pela introdução da indústria tecnológica, pela globalização económica e o pelo aumento exponencial da utilização de meios digitais; sendo estes marcados pela simplicidade, comodismo e velocidade de realização de tarefas a que estão associados. Num contexto económico, as empresas adaptaram e alteraram os seus métodos de produção e venda de modo a acompanhar esta revolução digital. As transações efetuadas entre entidades apresentaram atualmente uma redução acentuada de custos e uma velocidade drasticamente superior. As operações económicas a uma escala global tornaram-se uma realidade evidente, podendo o espectro de atuação das empresas não se encontrar apenas direcionado para o mercado nacional, mas também para uma internacionalização dos seus recursos. Com isto, outros conceitos interrelacionados com a natureza de uma empresa foram igualmente inovados e alterados. A importância do digital influenciou igualmente a criação de novas empresas e o conceito de empreendedorismo, na medida que atualmente existem empresas com o seu core business exclusivamente digital, podendo aproveitar diversas vantagens consequentes em relação a outras empresas do seu setor. Torna-se assim necessário o estudo destes impactos influenciadores e dos efeitos da adaptação tendencialmente digital por parte das empresas, na alteração da sua competitividade no mercado. A mesma encontra-se refletida no crescimento do seu volume de negócios e na possibilidade outrora já existente de internacionalização dos seus recursos; comparativamente a empresas de metodologias mais tradicionais, que têm visto a sua preponderância e influência económica a decrescer.
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