O Design de iluminação como fator racional e/ou emocional nos espaços comerciais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11067/6676 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Design do Produto |
id |
RCAP_927adeb34a1c2f7ff80811ac12ec5ebe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/6676 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O Design de iluminação como fator racional e/ou emocional nos espaços comerciaisDesignDesign de IluminaçãoDesign de Ambientes - Espaços comerciaisDesign - Emoções - SensaçõesDissertação de mestrado em Design do ProdutoExame público realizado em 5 de janeiro de 2023, às 16:00A luz tem uma grande importância na vida do ser humano desde o início da humanidade, não só pela sua função primária que permite iluminar o mundo, mas também por se conectar com o Homem pelo lado emocional. Isto pode perceber-se desde o seu caráter espiritual, sendo associada a ideais religiosos, até aos dias de hoje onde se mostra indispensável como estímulo na sociedade, muito observada nos espaços comerciais e na forma como são percecionados. Optou-se assim pelo estudo do dualismo racional e emocional do design de iluminação neste tipo de espaços, associando as qualidades técnicas e funcionais à vertente racional, enquanto o lado emocional se estende, essencialmente, com foco na perceção e, ainda, em como a luz pode alterar um ambiente neste sentido, bem como, nas sensações que a mesma consegue provocar. Todo este estudo é centrado não só numa forte revisão de literatura, mas também em estudos de caso que reforçam esta componente nos espaços comerciais e que culmina por fim num projeto elaborado no sentido racional e emocional da iluminação.Light has been of great importance in the life of human beings since the beginning of humanity. Not only for its primary function that allows to illuminate the world, but also for connecting with Man on the emotional side. This can be seen from its spiritual character, being associated with religious ideals, to the present day where it is indispensable as a stimulus in society, much observed in commercial spaces and in the way they are perceived. Therefore, we chose to study the rational and emotional dualism of lighting design in this type of spaces, associating the technical and functional qualities with the rational aspect. While the emotional side extends essentially with a focus on perception and how light can change an environment. in this sense, and in the sensations that it manages to provoke. All this study is channeled not only in a strong literature review, but also in case studies that reinforce this component in commercial spaces and that finally culminates in a project elaborated in the rational and emotional sense of lighting.2023-01-10T10:19:48Z2023-01-102022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/11067/6676http://hdl.handle.net/11067/6676TID:203153235porGomes, Luís Alberto Lima Maio Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:48:58Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/6676Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:27:25.264677Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Design de iluminação como fator racional e/ou emocional nos espaços comerciais |
title |
O Design de iluminação como fator racional e/ou emocional nos espaços comerciais |
spellingShingle |
O Design de iluminação como fator racional e/ou emocional nos espaços comerciais Gomes, Luís Alberto Lima Maio Gomes Design Design de Iluminação Design de Ambientes - Espaços comerciais Design - Emoções - Sensações |
title_short |
O Design de iluminação como fator racional e/ou emocional nos espaços comerciais |
title_full |
O Design de iluminação como fator racional e/ou emocional nos espaços comerciais |
title_fullStr |
O Design de iluminação como fator racional e/ou emocional nos espaços comerciais |
title_full_unstemmed |
O Design de iluminação como fator racional e/ou emocional nos espaços comerciais |
title_sort |
O Design de iluminação como fator racional e/ou emocional nos espaços comerciais |
author |
Gomes, Luís Alberto Lima Maio Gomes |
author_facet |
Gomes, Luís Alberto Lima Maio Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Luís Alberto Lima Maio Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design Design de Iluminação Design de Ambientes - Espaços comerciais Design - Emoções - Sensações |
topic |
Design Design de Iluminação Design de Ambientes - Espaços comerciais Design - Emoções - Sensações |
description |
Dissertação de mestrado em Design do Produto |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-01T00:00:00Z 2023-01-10T10:19:48Z 2023-01-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11067/6676 http://hdl.handle.net/11067/6676 TID:203153235 |
url |
http://hdl.handle.net/11067/6676 |
identifier_str_mv |
TID:203153235 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/plain; charset=utf-8 |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136754042667008 |